Processo Disciplinar Laboral

Porque falta uns meses para terminar o contrato a termo renovável anualmente, e a única forma de continuar é passar a efectivo, o que dá para entender que eles não pretendem.
Contudo, julgo não puderem colocar outra pessoa com a mesma função sem motivo aparente.
Talvez seja este o motivo para eles agarrarem para uma nova contratação sem qualquer penalização.

Enviado do meu U FEEL PRIME através do Tapatalk
Ah, então ainda não tens os 3 anos...

Contudo, julgo não puderem colocar outra pessoa com a mesma função sem motivo aparente.
Talvez seja este o motivo para eles agarrarem para uma nova contratação sem qualquer penalização.

podem.
isso que dizes é no caso de despedimento por extinção de posto de trabalho e normalmente usado no caso de efetivos no quadro da empresa.
no teu caso chegando ao fim do contrato eles podem fazer o que bem entenderem, basta cumprirem com as legalidades nomeadamente o prazo de aviso da não renovação ou passagem aos quadros.

É sair dessa empresa o quanto antes, já que a mesma tem uma ética laboral duvidosa.

Respondes ao processo disciplinar e ao mesmo tempo apresentas a carta de demissão. Com sorte, sais a tempo de o processo disciplinar nem sequer terminar. [:D]
Então, mas ele pode conseguir impugnar o despedimento.
Se não renovam o contrato têm que pagar X dias por ano de antiguidade ( julgo 18). Não domino o assunto, mas julgo por alto que assim é.

Então, mas ele pode conseguir impugnar o despedimento.
Se não renovam o contrato têm que pagar X dias por ano de antiguidade ( julgo 18). Não domino o assunto, mas julgo por alto que assim é.

não, não pode ,isso de pagar x por antiguidade era se ele estivesse efectivo, estando a contracto, recebe o que tem a receber ordenado do mês, subsídios referentes a este ano sobre o que trabalho e acabou, e leva a carta de para entregar na segurança social...

o zezoca já explicou a situação de ele poder ser substituído pois estando a contracto a empresa pode bem faze-lo sem qualquer problema...

Não vejo nada de direito de trabalho há mais de 15 anos.
Uma moça perguntou na semana passada, então encontrei isto no CT [antes uma advogada disse-lhe que sim, ela perguntou por perguntar]. Disse também que não sabia,, por isso que lembrei agora.

[TABLE="class: cms_table, width: 100%"]
[TR]
[TD="class: cms_table_txt_base_b_l, bgcolor: #FCFACF"]Artigo 344.º
Caducidade de contrato de trabalho a termo certo
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

[TABLE="class: cms_table, width: 100%"]
[TR]
[TD="class: cms_table_txt_base_n_l, bgcolor: #FCFACF, colspan: 4"]1 - O contrato de trabalho a termo certo caduca no final do prazo estipulado, ou da sua renovação, desde que o empregador ou o trabalhador comunique à outra parte a vontade de o fazer cessar, por escrito, respectivamente, 15 ou oito dias antes de o prazo expirar.
2 - Em caso de caducidade de contrato de trabalho a termo certo decorrente de declaração do empregador nos termos do número anterior, o trabalhador tem direito a compensação correspondente a 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, calculada nos termos do artigo 366.º
3 - (Revogado.)
4 - (Revogado.)
5 - Constitui contraordenação grave a violação do disposto no n.º 2.
[/TD]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[/TABLE]

Mas pronto, não sei ao certo como é!
Se fosse assim para um ordenado mínimo, em 3 anos dá 1000 e alguns euros.

Quem souber diga, que não tenho paciência para pesquisar melhor!

Isto é mesmo assim, e quem pensar que é especial está muito enganado.

Enquanto precisam passam a mão pelo lombo, quando não precisam metem logo o dedo no cu de um gajo.[8b]

Só para relembrar que isto, para já, é tudo conversa de café.
Só estamos a ler partes de um dos interessados, está-se já a crucificar a empresa, sem elementos.
Por exemplo não sabemos se é recorrente e/ou a primeira vez este (outros) erro(s). Não sabemos se os 200€ implicou perder um cliente e perder muito mais em futuras compras, danos de imagem e credibilidade da empresa, perder negócio para a concorrência etc

bem vindo ao mundo do trabalho, se fosse uma empresa grande essa situação era naquela, não tinha grande impacto, numa pequena a margem de erro é tão pequena que quando ocorre dá origem a um prejuízo grande, logo não é preciso pensar muito, no que acontece a quem comete o erro, e ainda por cima a contracto...

Tinha a sensação que era ao contrário, olha porra. Afinal enganei-me, aquelas grandes empresas com tubarões até mais não afinal ainda são mansinhas. Por isso na maioria das pequenas empresas o que existe são uns meres reles que se passam por patrões, que nem para ser empregados servem.

PS: A opinião é esta, coitado de quem precisa (trabalhador) as empresas têm sempre a faca e o queijo na mão. Mas não podemos deixar que nos vão ao "rabo".

E um caso que passou ontem. 2 levantamentos de mercadorias um para 16h e outro para 18, chego ao das 16h. "Oh motorista só daqui a 1h é que está pronto", "Então bom fim de semana, voces tiveram uma semana para preparar a carga ainda não está pronta"

Comuniquei a quem devia (transitário) e vim embora (porque tinha mais que fazer, faço porta á porta)

Só para relembrar que isto, para já, é tudo conversa de café.
Só estamos a ler partes de um dos interessados, está-se já a crucificar a empresa, sem elementos.
Por exemplo não sabemos se é recorrente e/ou a primeira vez este (outros) erro(s). Não sabemos se os 200€ implicou perder um cliente e perder muito mais em futuras compras, danos de imagem e credibilidade da empresa, perder negócio para a concorrência etc

Eu não meto as mãos no fogo por ng mas a realidade é só uma: até o Código do Trabalho está todo talhado contra a empresa e isso acaba por moldar um pouco a percepção das pessoas.

Mas tenho 70% [:D] de certeza que ele fez mrd. Ng abre processos destes por desporto... Mas há tb o lado perverso da caducidade do contrato e da indemnização que em empresas pequenas tem algum impacto.

Eu não meto as mãos no fogo por ng mas a realidade é só uma: até o Código do Trabalho está todo talhado contra a empresa e isso acaba por moldar um pouco a percepção das pessoas.

Mas tenho 70% [:D] de certeza que ele fez mrd. Ng abre processos destes por desporto... Mas há tb o lado perverso da caducidade do contrato e da indemnização que em empresas pequenas tem algum impacto.

Tens de indemnizar se não renovares contrato a termo? Para mim é novidade.
No entanto com contratos posteriores a 2011 até podia estar no quadro, as indemnizações são mínimas

Tens de indemnizar se não renovares contrato a termo? Para mim é novidade.
No entanto com contratos posteriores a 2011 até podia estar no quadro, as indemnizações são mínimas

Tem de dar 18 dias por cada ano de trabalho ( 3) se não passar a efectivo. O temo não é indemnização, é compensação por caducidade. Em empresas pequenas isso faz algum confusão aos patrões.

Tem de dar 18 dias por cada ano de trabalho ( 3) se não passar a efectivo. O temo não é indemnização, é compensação por caducidade. Em empresas pequenas isso faz algum confusão aos patrões.

Desconhecia.
Acontece em contratos de 6 meses ou apenas anuais?

Desconhecia.
Acontece em contratos de 6 meses ou apenas anuais?

em todo o tipo de duração de contrato[;)]
no site da ACT existe um simulador que calcula o que o trabalhador vai ou não receber conforme a situação laboral e sua situação.

em relação ao tópico e da minha experiencia laboral estou com pensamento da maioria...... abrir um processo por um único evento é um bocado estranho. digo isto após ter passado por várias empresas e em todas elas ter tido pelo menos um episodio em que dei prejuízo sem nunca haver sequer um raspanete por parte do patronato.

Tens quase a certeza?
Mas não!
A, realidade é uma, foi mera implicação.
A empresa que levou o material trocado, é dito na, carta que ficou insatisfeita com a situação e ficou com uma imagem negativa, e eu próprio comprovei com o responsável que nada disso é verdade.
Foi totalmente simpático, dizendo que são situações que acontecem é que era impensável ficar insatisfeito com a empresa com quem trabalham à muito tempo por causa desta situação.
Isto foi apenas um aproveitamento para o objectivo futuro de não renovar e ter algo para dizer.
Obviamente que existem erros, muito inferiores a este e sem prejuízo, coisas banais, como também existem erros de facturação mas que não são relevantes, pelo menos para mim, não dou o ênfase que deram ao contrário, achando sempre que são situações que facilmente são corrigidas, sem nunca por em causa o profissionalismo de quem o faz.

Última edição:
Voltar
Superior