Este programa é tudo o que está errado no rumo que tem vindo a ser seguido nos últimos anos.
É esse tipo de raciocínio que nunca se faz: a efectividade do que se gasta para o que se ganha, numa medida.
Nem falo no aspecto de princípio de viciar o cidadão da redistribuição/cashback ao sabor dos políticos e das suas vontades.
Ora para os combustíveis em cima do joelho quando as televisões fazem um bocadinho de barulho sobre o preço dos combustíveis, ora para outra coisa qualquer ao sabor do que os politqueiros decidem para ganho eleitoral de curto prazo.
Tinha-te como mais inteligente.
Foi uma medida para tentar colmatar a quebra nesses ramos económicos. Tem o seu efeito!
Não creio que muita gente tenha gasto mais dinheiro só porque eventualmente lá mais para a frente poderia receber metade do que gastou em IVA, tu chamas migalhas... cada um saberá como vive... para mim 46€ é muito dinheiro, sobretudo quando vem à borla e eu o teria gasto nos meses anteriores de qualquer forma, porque tenho que comer fora, tenho que dormir fora, isto na minha actividade profissional ou não.
Também tenho que frequentar algumas actividades culturais e até posso não comprar 5 livros... mas um livrinho em cada 6 meses certamente não me dará um estatuto de rico, nem sequer serve de prova que sei ler! Apenas que pretendo dar essa ilusão e vamos lá comprar um livrinho de 30€ que pagou 6% de IVA.
Ora se eu paguei 1,70€ de IVA para ajudar um escritor qualquer e a SPA... será que deva ser condenado por receber 85 cêntimos de euro que não pagam uma bica em muitas esplanadas?
A bem da verrdade... nem 1,70€ pagam a mesma bica em muitas esplanadas...
Mas ainda bem que há muita gente em Portugal que prescinde destas migalhas! Pena que não sejam os mesmos que eu vejo diariamente (hoje não porque é Domingo, e amanhã também não verei porque é feriado, e depois talvez não veja tantos porque será greve do Metro, e no dia seguinte será greve dos barcos, e no dia seguinte será greve dos médicos, e no dia seguinte será greve dos enfermeiros, e no dia seguinte será... não! no dia seguinte será novamente Sábado e ninguém fará greve!)...
ora ia eu dizendo que seja pena que não sejam os mesmos infelizes que eu tenho que ver diariamente nas filas da Segurança Social a mendigar as tais "migalhas" das quais eles têm que viver um mês inteiro... enquanto eu vou para a fila das Finanças, ou das Conservatórias, ou do Centro de Saúde, ou outras quaisquer!