Proibição de Tabaco em espaços com menos de 100m2

Eu nao me estou a ver a deixar de fumar por causa disto, mas tou a ver me a fumar menos. Pq nao vou poder fumar. Alem do que agora toda a gente se incomoda com o fumo do tabaco. Virou moda pronto. É tipo andar de bici ao fds e depois ir comer como um porco pq ja fizemos bem suficiente por hoje.
Enfim...fumar menos tb n faz mal a ninguem. Mas às vezes cansa. Um gajo nao pode andar descansado sem ver qq coisa sobre os maleficios do tabaco em todo o lado. Mas ninguem s preocupa em andar a correr em sitios onde passam carros a toda a hora e andarem pra li a abrir os pulmoes pra gramar com o co2

Assim também não vamos longe..:sh)

É moda é, a mim incomoda desde sempre. Ou achas que é agradável estar a levar com o fumo e chegar a tresandar a tabaco a casa?

Nao. A mim tb nao me agrada. Mas tb ha muita coisa que nao me agrada. So que agora parece que é pecado mortal. Começam logo, de preferencia os velhos, a olhar de lado muito incomodados.
Aqui a uns dias vi isto: num cafe minusculo, onde eu estava a tomar cafe e a preparar me pra fumar um cigarrito, entrou uma mulher com um bébé ao colo, tinha meses.
Ora num cafe nao é proibido fumar. Por isso ela é que devia pensar nisso. Mas como achei que aquilo nao era sitio pra ter um bebe, resolvi por me a pé e nao fumar la dentro.
Resumindo eu nao fumei a pensar no puto. Resisiti à rotina. Mas ela nao resistiu a rotina do cafezito dela, nem se preocupou mto em levar o puto pra um cafe. No entanto se fumasse e akilo a "incomodasse" ja era capaz de mandar filetes, muito preocupada com o puto ou com ela.
Qd nao se puder fumar nesses sitios, tb é simples. Tomo café e vou embora.
Tomar café sem cigarro nao dá.
Mas o que nao gosto é de extremismo. S for preciso ha montes de pessoal que nao se importa de ver uns burn outs ( se fores o rapaz do Kart deves inalar muita coisa boa ) e levar com o fumo da borracha queimada. Nao se importam com a alimentacao. Nem com o que bebem todos os fds.
Mas pronto. Eu nao me chateio mto com isso. So fumo 5 por dia. Tb nao dá pra matar muita gente.

Atendendo à péssima relação que este povo tem com o cumprimento de regras, antevejo muitos problemas para fazer cumprir esta Lei, que só peca por (muito) tardia...

Nao. A mim tb nao me agrada. Mas tb ha muita coisa que nao me agrada. So que agora parece que é pecado mortal. Começam logo, de preferencia os velhos, a olhar de lado muito incomodados.
Aqui a uns dias vi isto: num cafe minusculo, onde eu estava a tomar cafe e a preparar me pra fumar um cigarrito, entrou uma mulher com um bébé ao colo, tinha meses.
Ora num cafe nao é proibido fumar. Por isso ela é que devia pensar nisso. Mas como achei que aquilo nao era sitio pra ter um bebe, resolvi por me a pé e nao fumar la dentro.
Resumindo eu nao fumei a pensar no puto. Resisiti à rotina. Mas ela nao resistiu a rotina do cafezito dela, nem se preocupou mto em levar o puto pra um cafe. No entanto se fumasse e akilo a "incomodasse" ja era capaz de mandar filetes, muito preocupada com o puto ou com ela.
Qd nao se puder fumar nesses sitios, tb é simples. Tomo café e vou embora.
Tomar café sem cigarro nao dá.
Mas o que nao gosto é de extremismo. S for preciso ha montes de pessoal que nao se importa de ver uns burn outs ( se fores o rapaz do Kart deves inalar muita coisa boa ) e levar com o fumo da borracha queimada. Nao se importam com a alimentacao. Nem com o que bebem todos os fds.
Mas pronto. Eu nao me chateio mto com isso. So fumo 5 por dia. Tb nao dá pra matar muita gente.

Deixa-me resumir o teu texto: "Em cada dia que passa, caminhamos lentamente para a morte, portanto não vale a pena reclamar de coisas banais como o fumo passivo."

Perdoa-me por não concordar com esta linha de pensamento derrotista.

A principal acção desta nova lei é salvaguardar o direito dos não-fumadores, mas sobretudo dos TRABALHADORES (fumadores ou não) dos espaços fechados que passam várias horas por dia a inalar o fumo passivo.
De facto não há-de "fazer mal" ir ao café durante 20 minutos e inalar fumo passivo, uma ou duas vezes por semana. Todavia, incomoda bastante, e não é só de agora. A razão por tu só agora reparares nas caretas das outras pessoas, é porque sabes que a lei vai mudar e que os teus dias a fumar em espaços fechados onde o ar estagna e não é renovado de um modo decente vão mesmo acabar. As caretas fazem-se há anos, pois quem se incomodou sempre com o fumo passivo não é agora que se incomoda "mais".

Quanto à senhora e o bebé, de facto ela já "sabia" que se podia fumar no café e podia não frequentar o estabelecimento. Portanto, bastava ela encontrar outro café onde é actualmente proibido fumar....................................................... parece que só em Janeiro de 2008 é que vai encontrar.

Até à entrada em vigor desta lei, os únicos espaços fechados onde essa senhora pode ir com a criança sabendo que não vai apanhar com fumo passivo são:
- em casa
- comboios suburbanos
- aviões
- autocarros
- metropolitano

Porque de resto em Portugal... FUMA-SE EM TODO O LADO QUE É ESPAÇO FECHADO.

E isso tem que acabar.

Como fumador acho bem. Finalmente vou poder fumar descansado que não estou a incomodar ninguém que não deseja ser incomodado (quando surgirem os locais próprios e ventilados para fumadores dentro dos espaços fechados).

Deixa-me resumir o teu texto: "Em cada dia que passa, caminhamos lentamente para a morte, portanto não vale a pena reclamar de coisas banais como o fumo passivo."

A principal acção desta nova lei é salvaguardar o direito dos não-fumadores, mas sobretudo dos TRABALHADORES (fumadores ou não) dos espaços fechados que passam várias horas por dia a inalar o fumo passivo.
De facto não há-de "fazer mal" ir ao café durante 20 minutos e inalar fumo passivo, uma ou duas vezes por semana. Todavia, incomoda bastante, e não é só de agora. A razão por tu só agora reparares nas caretas das outras pessoas, é porque sabes que a lei vai mudar e que os teus dias a fumar em espaços fechados onde o ar estagna e não é renovado de um modo decente vão mesmo acabar. As caretas fazem-se há anos, pois quem se incomodou sempre com o fumo passivo não é agora que se incomoda "mais".

Quanto à senhora e o bebé, de facto ela já "sabia" que se podia fumar no café e podia não frequentar o estabelecimento. Portanto, bastava ela encontrar outro café onde é actualmente proibido fumar....................................................... parece que só em Janeiro de 2008 é que vai encontrar.

Até à entrada em vigor desta lei, os únicos espaços fechados onde essa senhora pode ir com a criança sabendo que não vai apanhar com fumo passivo são:
- em casa
- comboios suburbanos
- aviões
- autocarros
- metropolitano

E isso tem que acabar.

Como fumador acho bem. Finalmente vou poder fumar descansado que não estou a incomodar ninguém que não deseja ser incomodado (quando surgirem os locais próprios e ventilados para fumadores dentro dos espaços fechados).

Eh pá nao é nada disso. Mas fica com a tua que eu fico com a minha.

- em casa
- comboios suburbanos
- aviões
- autocarros
- metropolitano

E isso tem que acabar.

Muito bem! apr:)

Eh pá nao é nada disso. Mas fica com a tua que eu fico com a minha.

Qual te parece a opção mais justa considerando que não é proibido fumar nos cafés:

opção A:

- tu bebes um café e fumas um cigarro
- a mulher não entra com a criança no café para esta não levar com o fumo e assim não bebe café (a não ser que o café tenha esplanada teria de ficar sem café ou então teria de gritar da rua que quer um café e o empregado teria de ir levá-lo à rua)

opção B:

- tu bebes um café e não fumas (podendo fumar noutro lado)
- a mulher pode entrar com a criança no café e também beber o seu cafezinho

No meu Departamento também não se fuma :)

Mas como cada bloco dá para um espaço ao ar livre, o pessoal tá lá sempre a fumar, assim não incomodam ninguém..

Qual te parece a opção mais justa considerando que não é proibido fumar nos cafés:

opção A:

- tu bebes um café e fumas um cigarro
- a mulher não entra com a criança no café para esta não levar com o fumo e assim não bebe café (a não ser que o café tenha esplanada teria de ficar sem café ou então teria de gritar da rua que quer um café e o empregado teria de ir levá-lo à rua)

opção B:

- tu bebes um café e não fumas (podendo fumar noutro lado)
- a mulher pode entrar com a criança no café e também beber o seu cafezinho

E que foi que eu fiz????
Eu disse que estava contra a proibicao? Queixei me disso???

E que foi que eu fiz????
Eu disse que estava contra a proibicao? Queixei me disso???

Não Zix. É só para perceberes que a atitude que tomaste é a que está correcta.[;)]

Como é óbvio devem ser dadas condições a que uma mulher entre com o seu bébé num café sem fumo. Actualmente ainda não existem.

Mas tu tomaste a atitude correcta.

Para quem anda mais distraído, foi (ou está ainda a ser) distribuída pelas caixas correio, uma comunicação (não me recordo agora de que Ministério) sobre a nova lei, com os direitos e deveres de cidadãos e proprietários de estabelecimentos. Uma espécie de FAQ's sobre a nova lei.

Gostei particularmente de haver um nº de telefone específico para o qual poderemos ligar e solicitar informações sobre o que fazer, caso sejamos confrontados com situações de desrespeito.

Ouvi dizer que apartir de janeiro vai ser proibido nos centros comerciais e em todos os locais com menos de 100m2... será verdade?

por mim era proibido fumar em todos os recintos fechados, nao é que o fumo me incomode mto mas é para ver a malta a sofrer[:D]

Já, já ouvi falar. [:D]

Estava a referir-me não ao prazer da maternidade, mas a outros que geralmente antecedem a gravidez...

Diz-me uma coisa. Porque é que os fumadores carregam sobre si a anátema de não conseguirem deixar de fumar?
Como ex-fumador também não percebo:

Houve um dia que cheguei ao trabalho e quando ia para sacar do cigarro matinal pensei:

" Esta merd@ só faz mal á saude e á carteira... Acabou não fumo mais! "

E deixei de fumar...

Passado isso ainda fumei um punhado de vezes esporadicamente, e já não o faço ha mais de dois anos...

Não sinto nenhuma vontade de retomar, bem pelo contrário...

Eu também acho que a medida só peca por vir tarde.

Para quem sofre de doenças do foro respiratório a situação toma contornos bem superiores.

Ainda vai havendo pessoas com consciência, mas a grande maioria dos fumadores não está com meias medidas.

Frequento quase todos os dias o barco lisboa/barreiro, e é degradante ver que há pessoal com o cigarrito na mão, à espera que abram os portões do barco para começar a fumar! É uma nuvem de fumo digna de um qualquer camião com 20 anos a arrancar!

Compreendo que não serão todos assim, aliás conheço bastantes fumadores, e sei que, como em tudo na vida, há pessoas com e com menos (para não dizer nenhum) civismo.

Quem quer fumar fuma, mas não deve de incomodar os outros, é assim que eu acho que devia de ser.

Eu devo poder ir para um jardim passear sem sentir o cheiro a tabaco, mas parece que, para já, ainda não vai ser possível...continuo à espera desse dia.

Cump.

Eu devo poder ir para um jardim passear sem sentir o cheiro a tabaco, mas parece que, para já, ainda não vai ser possível...continuo à espera desse dia.

Cump.

Nos jardins há coisas que me incomodam muito mais que o fumo do tabaco, especialmente quando se põe o pé em cima delas [8b]

Voltar
Superior