alguem sabe algo sobre este curso? tem boa saida profissional? a renumeração é boa? sei que se tira em 3 anos na Classica (Lx)...
alguem ja tirou? como foi para arranjar emprego? o ordenado é aceitavel?
todas as eventuais respostas são muito benvindas
]
obrigado
O curso agora tem a vantagem de ser uma licenciatura em 3 anos, a faculdade de medicina dentária em lisboa parece ser o melhor lugar para o tirar, existem mais três privadas onde existe o curso, ISAVE, CESPU e ESSEM, mas têm propinas extremamente elevadas.
É um curso bastante prático em que o mais importante é a habilidade manual para executar os trabalhos.
As saidas profissionais dependem muito da qualidade do teu trabalho, da área que depois queres trabalhar e também da zona do país, na zona norte é bastante complicado entrar no mercado de trabalho.
Eu tenho a licenciatura em Prótese Dentária, antes disso já tinha tirado o curso profissional de auxiliar de prótese.
Arranjar emprego inicialmente parecia ser uma tarefa fácil, ainda não tinha finalizado o curso e já estava num laboratório onde iria realizar um estágio profissional, no entanto devido a umas complicações burocráticas acabou por não se realizar e estou novamente a procura de emprego, por isso se alguém dá área souber de algo, apite
O ordenado inicialmente nunca é muito elevado e depende do tipo de patrão que encontrares, no entanto após teres alguma experiência e caso tenhas bastante habilidade para o trabalho consegues ter um salário muito bom.
Conheço uma pessoa que ganha 3500 € por mês e trabalha no horário que quiser, desde que faça os trabalhos que lhe são exigidos a tempo e horas. Mas é uma pessoa que tem uma qualidade de trabalho fantástica e só faz prótese fixa.
Um protesico supostamente não deveria mexer na boca das pessoas, não te hailitações para tal, mas como vivemos na republica das bananas isso acontece.
Devem ser pouquíssimas as clinicas/consultórios dentários q têm um protesico, normalmente trabalham em laboratorios de protese.
Em muitos países o protesico pode trabalhar directamente com o paciente em casos de prótese removível, e no caso desse tipo de trabalhos acho que também deveria acontecer cá em Portugal. De certo modo já acontece, mas devia acontecer de um modo legal, mas unicamente com este tipo de próteses.
Eu não tenho pretensões de o fazer no futuro, eu sou apologista que se deve fazer um trabalho de equipa entre médico e técnico para que o trabalho seja o melhor possível, ficando deste modo todos a ganhar.
Praticamente toda a experiência profissional que já tive foi em prótese fixa, e tenho noção de que o simples facto de poder observar o paciente, permite obter um trabalho com resultados mais satisfatórios para o paciente.
Um modelo de gesso e um esquema de cores por vezes é muito limitado para um trabalho estético, e acho que seria do interesse de todas as partes envolvidas, médico, técnico e paciente, que o resultado fosse o melhor possível.
Olha que não é bem assim, o protesico ou laboratorio de protese leva uma boa fatia.
Mas o médico fica com a maior parte, quanto à prótese removível não tenho muito conhecimento dos preços praticados, mas os poucos casos que conheci, os médicos cobravam normalmente ao paciente o dobro daquilo que pagaram ao laboratório, ou seja, tinham o mesmo lucro que o laboratório mas sem trabalho quase nenhum, apenas o de tirar moldes, registo de oclusão, prova de dentes e colocação da prótese, no final perdem uns 40 minutos com todos estes trabalhos.
No caso da fixa, já exige da parte do médico um maior trabalho, mas também tem um maior lucro.
Por exemplo, uma coroa metalo cerâmica sai do laboratório a uma média de 90 euros e o paciente paga ao médico valores a volta de 350 euros.