Q2

No outro dia vi um Alfa GT com o simbolo Q2 nas traseiras.
Quer dizer que este modelo trás o autoblocante de origem?

No Alfa MiTo o Q2 é electronico, segundo eles dizem. Eu também não sou própriamente um piloto de competição mas já deu para ver que o carro é excelente a curvar. No entanto a minha pergunta é: será o Q2 electrónico tão eficaz como o Q2 mecânico ? Já alguém teve oportunidade de experimentar um e outro ? Sentiram diferença ?

No Alfa MiTo o Q2 é electronico, segundo eles dizem. Eu também não sou própriamente um piloto de competição mas já deu para ver que o carro é excelente a curvar. No entanto a minha pergunta é: será o Q2 electrónico tão eficaz como o Q2 mecânico ? Já alguém teve oportunidade de experimentar um e outro ? Sentiram diferença ?

nunca experimentei nenhum, mas segundo li, o mecânico é mais eficaz. se bem que o electrónico também não lhe fica nada atrás. suponho que se não forem pessoas experimentadas e em situações mais limite não dão pela diferença...

Ora bem, à medida que vou ganhando confiança no carro com este sistema, vou experimentando coisas mais "arrojadas".
Ontem experimentei algo que, mais uma vez, vem dar razão aos utilizadores mais experientes e que fizeram o favor de "postar" alguns conselhos neste tópico.
Entrei numa curva com excesso de velocidade (consciênte disso), o carro começou a fugir de frente (o que era mais ou menos esperado e desejado) e carreguei no acelerador a fundo.
O resultado foi divertido, estranho e surpreendente ao mesmo tempo pois, mesmo com mais velocidade (!), assim que acelerei, a frente deixou de fugir e senti as rodas da frente a "agarrarem" a estrada (presumo que tenha sido a roda exterior).
Até parecia que sabia conduzir [:D].

O principio de funcionamento são completamente distintos...
o elctronico actua ao nivel dos travões e limita-se a travar a roda que está a perder aderência, enquanto o mecânico faz precisamente o contrário... "manda" potencia para a roda exterior, ou com mais aderência.
Ora do ponto de vista dinâmico, é positivo termos potência as rodas, em lugar de limitadores.
Posto isto, o Q2 electronico funciona mais como um controlo de tracção, enquanto que o Q2 mecânico, é um real autoblocante, semelhante ao usado nos veiculos de competição!
Na prática, e em termos de segurança, o resultado final será parecido, mas em termos de performance absoluta, o mecanico será sempre superior, o que em condução desportiva será uma vantagem!

Da minha experiência pessoal, baseada no facto de ter tido um Alfa Romeo 147 Q2 e, actualmente, um Lancia Delta 1.9 twinturbo com Q2 electrónico, posso afirmar que o Q2 mecânico (Torsen B, no caso) era mais eficaz e eficiente. Todavia, não me parece que o Q2 electrónico funcione como um ESP de vags, em que castram estupidamente o andamento do veículo com "toques" brutais de travão!! Aliás, parece-me sim haver corte de combustivel ao invés de colocar travão...

Como referi inicialmente, é a minha opinião e real percepção. Já agora, esclareço que o Q2 tem outra programação electrónica do ASR/VDC, pelo que não é o mesmo que ter um automóvel sem o tal diferencial e adaptar um qualquer da autodelta, quaif e até mesmo torsen!! Se assim for, dificilmente o diferencial fará a sua função, pois será sim "castrado" pela electrónica "original!!! A n ser q esta última tb se altere... Digo eu, n sei!! [;)]

Abraço.

Last edited:
A versão Q2 de origem é 10mm mais baixa!! O Q2 no 147 tem jante de 17´´, apenas o GT vem c 18´´...

Já agora, quase de certeza que a versão Q2 tb exerce a sua fuñção em desacelaração...

Abraço a todos, e parabéns pela alteração.

Back