Qual a melhor geração de hatchbacks?

Vocês percebem tanto de Golfs III Como eu de Fisica Quântica:sh) [:)]

Fartam-se de misturar o 1.4 de 75 Cv´s (Golf IV) com o de 60 (III) :sh)

Verdade seja dita, nenhum era rápido, mas depois de ter conduzido a concorrência, não lhes vejo grandes diferenças, aliado ao facto do motor do Golf ser extremamente agradável em baixas e muito redondo[;)]

Eu não estou a confundir nada.

Toda a concorrencia era melhor que o 1.4i 60cv 8v do Golf III. Até um Uno 1.1 ie SX andava mais, e um corsa 1.0 12v andavam mais e eram mais vivos. E nestes casos sei do que falo e muitas outras pessoas concordam. Até porque o Golf III tinha uma caixa muito longa.

Já o 1.4i 75cv 16v do Golf IV nunca andei mas a impensa nunca disse bem dele e muita gente diz que o velhinho 1.4i da PSA 75cv era melhor. Neste caso alguem mais experiente nestes motores que se pronuncie [kiss]

Verdade seja dita, nenhum era rápido, mas depois de ter conduzido a concorrência, não lhes vejo grandes diferenças, aliado ao facto do motor do Golf ser extremamente agradável em baixas e muito redondo[;)]

Que concorrência tinha um motor no Segmento C de 60 CV?
Eu não vejo dificuldades nenhumas em conduzir um Golf IV 1.4 de 75 CV, já o fiz, mas comparar o andamento (seja ele citadino ou "extreme") com um Civic 1.5 (como também já o fiz) e noto bastantes diferenças, principalmente na altura de ter de reduzir de 5ª para 3ª para ultrapassar e no Civic manter 5ª, acelerar e o carro responder competentemente.

Cheguei a conduzir penso que a Astra 1.4i de (82 CV?)

Essa não conduzi, aliás até desconhecia tal versão.

Havia mais algum nessa "gama" de motores?

O 1.4i 82cv era a versão " Si " e creio que também a Sport.

As versões GL eram 1.4i 60cv.

Só mais tarde chegou o 1.4i 16v que creio que tinha 80cv no F

A suspensão pode ser eixo de torçao e contudo independente.
Basta a barra estar presa no centro e cada metade da barra trabalha um lado, como acontece por exemplo nos VW a ar.

A ideia que tenho é que aquilo é uma espécie de eixo semi-independente.
Um eixo que é semi-independente não existe...isso é só para não ficar mal na folha escrito como eixo rígido.

Neste caso dá ideia de ser um eixo de torção, no entanto são independentes já que nenhuma das rodas está directamnte ligada à outra.

u_306_raxle_fn46659.jpg

Dentro do tubo amarelo estão semi-eixos de torção, um para cada roda, fixados a meio do mesmo.
São, portanto, independentes.

É um sistema curioso e engenhoso.

Last edited:
Há muita gente, até no meio automobilistico, que confunde eixo de torção (ou semi-rigido) com eixo de barras de torção.
No caso dos ZX, 306, Xsaras, AX , Saxos etc.... as barras de torção transversais, são o mesmo que as molas helicoidais num outro tipo de eixo. Essas barras estão dentro de um cilindro oco que está fixo ao chassis. É de facto uma suspensão independente. As versões mais simples tinham uma barra por rodas mas podiam ser mais nas versões mais desportivas.
Quanto ao serem auto-direccionais, nos ZX, 306 e Xsaras era em todas as versões.

suspension.jpg

vs

47.jpg

Um apontamento: diz-se apenas barra de torção e não eixos de barra de torção poque estas não representam nenhum eixo.

Esqueçam essa do Xsara curvar tão bem como o 306. Este está um furito acima e também um furito acima do Bravo.

O Bravo rivalizava muito bem com o Xsara. Eram equivalentes.

O chassis do Xsara era quanto a mim o melhor chassis dos anos 90.

Conforto acima da média para o segmento e uma dinâmica de invejar e com o tal eixo traseiro maravilhoso a ser responsável pela agilidade do carro. O 306 era quase a mesma coisa, mas era um nadinha mais seco.

Focus ? Um eixo traseiro seco em demasia estraga o conjunto e só demonstra que no que toca a afinação o duo PSA era bem melhor.

Tive um exemplar da Automovil espanhola de 1996 salvo erro.
Tinha um teste num circuito espanhol a vários Hot Hatchs.
Desde: Citroen ZX 16V 167, Audi A3 1.8T, VW Golf III 2.0 GTI 16v, Nissan Almera GTI, Seat Ibiza 2.0 GTI 16v, Honda Civic 1.6 VTI, Peugeot 306 GTI-6, Alfa Romeo 145 Q, Renault Megane Coupé 2.0 16V etc..

O mais rápido em pista foi o ZX 16V. Depois a cerca de 1s por volta vinha o 306. A +-2s do ZX vinha o Megane. Os Civic e Alfas por exemplo ficavam a mais de 5s. Lembro-me que o Almera era uma boa surpresa.
Tenho pena de não ter a revista.

Citroen_Zx_16V_1.jpg

Back