Qual a melhor geração de hatchbacks?

PedroS

New member
De uma maneira geral acho que os modelos dos últimos anos não têm acrescentado muito ao mundo automóvel sobretudo a nível de design.

Em relação aos hatchbacks, presentemente acho que não existem muitos modelos que me façam olhar 2x.
Os modelos VW golf IV, audi A3, Alfa 147, Fiat Stilo e Seat leon, do fim da década de 90/ inicio da década de 2000 marcaram uma geração de hatchbacks.

Qual a melhor geração para vocês deste tipo de automóveis?

93689102.jpg

Gostava muito do Xsara, 306, Megane I, fiat brava....

Alguns desses carros tinham muito mais ADN estético que os actuais. Mas obviamente não tinham tanta segurança nem tanta tecnologia, com tudo o que isso tem de bom e de mau.

Mas o mais engraçado é que com tão pouca tecnologia, não ficavam a dever nada aos actuais em conforto / comportamento [:cool:]

Tirando algumas excepções que a meu ver pioraram com o tempo, a actual geração Giulietta, Astra, Megane, Golf VI, C4 e Focus.

E ainda não incluo os mais recentes V40, A3, Classe-A/B e Série-1.

O único que piorou para mim na actual geração foi o 308 e quem pensa que foi a nível estéticos, ou que um carro se define a umas fotos bonitas, então desengane-se, o 307 era uma excelente referencia no seu tempo.

O mesmo para o Corsa D.

Penso que a actual geração de hatchs vem através de melhoramentos estéticos, mecânicos, interiores, conforto, segurança, etc..
O que vieram melhorar e muito o típico hatchback como Focus, Astras e restantes primos foram os hot-hatchbacks, como o Audi S3, Renault Clio RS, Fiat Punto Abarth e muitos outros. Juntaram o sentido prático de um hatchback com lugares traseiros e uma boa mala, aliado a um motor de maiores performances que um 1.6 diesel ou um 1.4 Otto, nunca perdendo o sentido mais familiar.
Em relação mais ao tópico, penso que a melhor geração é mesmo a actual, com destaque para o Ford Focus, Renault Mégane, Opel Astra e Alfa Romeo Giulietta no segmento C e o Renault Clio, Peugeot 208 e Fiat Punto no segmento B.

Queres falar sobretudo a nível de design e depois metes aqui o Golf, o A3 e o Leon?! Esses carros, na minha opinião, nunca acrescentaram nada em termos de design. São uns autênticos monos.

Com o 147 até concordo. E apesar de gostar do Stilo, não acho que se tenha destacado em termos de desgin.

Falando apenas em hatchbacks e nessa geração em concrecto
, apenas colocava aí o 147 e o Focus.

33895-ford-focus_1998_009.jpg

33904-ford-focus_1998_018.jpg

E o funky interior. [;)]

33906-ford-focus_1998_020.jpg

Attachments

• 33904-ford-focus_1998_018.jpg
    56.2 KB · Views: 0
Tirando algumas excepções que a meu ver pioraram com o tempo, a actual geração Giulietta, Astra, Megane, Golf VI, C4 e Focus.

E ainda não incluo os mais recentes V40, A3, Classe-A/B e Série-1.

O único que piorou para mim na actual geração foi o 308 e quem pensa que foi a nível estéticos, ou que um carro se define a umas fotos bonitas, então desengane-se, o 307 era uma excelente referencia no seu tempo.

O mesmo para o Corsa D.

Na minha opinião o 307 sempre foi um " mono "....preferia muito mais os meganes, 306 e Xsaras....

O 307 marcou o inicio de uma época em que os segmento C começaram a virar pseudo movonolumes, tipo o Golf V, Honda Civic..

Eu cá gosto mais das lagartixas.

Gostava muito do Xsara, 306, Megane I, fiat brava....

Alguns desses carros tinham muito mais ADN estético que os actuais. Mas obviamente não tinham tanta segurança nem tanta tecnologia, com tudo o que isso tem de bom e de mau.

Mas o mais engraçado é que com tão pouca tecnologia, não ficavam a dever nada aos actuais em conforto / comportamento [:cool:]

Exceptuando o 306 (que era bonito) escolheste exactamente aqueles que eu nunca gostei... nem quando eram novos.:sh)

Exceptuando o 306 (que era bonito) escolheste exactamente aqueles que eu nunca gostei... nem quando eram novos.:sh)

Sim mas gostos são gostos. A verdade é que eram baixinhos, tipo lowriders ( [:D] ) e depois tornaram-se monovolumes :sh)

Na minha opinião o 307 sempre foi um " mono "....preferia muito mais os meganes, 306 e Xsaras....

O 307 marcou o inicio de uma época em que os segmento C começaram a virar pseudo movonolumes, tipo o Golf V, Honda Civic..

Nunca gostei muito do VW Golf Plus

Para mim o melhor foi este:

renault-megane-2-06.jpg

Quem não se lembra das páginas e páginas de discussão sobre aquela traseira. O que é certo foi que se tornou dos carros mais vendidos na Europa e em Portugal.

Para mim o melhor foi este:

renault-megane-2-06.jpg

Quem não se lembra das páginas e páginas de discussão sobre aquela traseira. O que é certo foi que se tornou dos carros mais vendidos na Europa e em Portugal.

EU acho que foi a combinação dci/preço 5 estrelas euroncap..

Queres falar sobretudo a nível de design e depois metes aqui o Golf, o A3 e o Leon?! Esses carros, na minha opinião, nunca acrescentaram nada em termos de design. São uns autênticos monos.

Com o 147 até concordo. E apesar de gostar do Stilo, não acho que se tenha destacado em termos de desgin.

Falando apenas em hatchbacks e nessa geração em concrecto
, apenas colocava aí o 147 e o Focus.

33895-ford-focus_1998_009.jpg

E o funky interior. [;)]

33906-ford-focus_1998_020.jpg

O lançamento deste carro roçou a perfeição, o design foi muito bem conseguido e marcou a diferença na altura, o carro do wrc que era estrondoso e tinha colin mcrae ao volante e o anuncio que foi muito bem conseguido e com uma musica excelente.

Vocês estão a ver isto com um único intuito: design, ou melhor... Aspecto aos olhos de...

Um 307 é um carro muito conforme em todos os aspectos, conforto, insonorização, espaço, durabilidade, montagem...

Falha minha, falta aí o Focus, a referência em comportamento dinâmico.

03_FocusRS_Wallpaper2.jpg

Attachments

• 03_FocusRS_Wallpaper2.jpg
    03_FocusRS_Wallpaper2.jpg
    220.5 KB · Views: 0
De certa forma, o Audi A3 revolucionou um pouco os Hatch's em relação às suas formas mais "redondas".

Back