Qual é a relevância do binário (torque)?

Está certo, mas não nos esqueçamos que falar de binário em baixos regimes é como quem diz potência em baixos regimes.
Sim, mas a curva de potência nos baixos regimes é tão inclinada, que se torna mais fácil analisar a curva de binário.

1-4tsi-6413966664598853644.png

Porque seria provocativo?

O utilizador em questão fez várias afirmações cujas consequências seriam muito relevantes para o tópico.

Impôs-me "condições" para apresentar exemplos:

Fiz o que ele pediu, e ele respondeu:

E faz uma semana que estou a aguardar um exemplo que demonstre as afirmações que ele fez:

Estas afirmações levantam uma questão fundamental para se perceber o intuito do tópico.

Pensei que tivesses percebido! [:cool:]

Está certo, mas não nos esqueçamos que falar de binário em baixos regimes é como quem diz potência em baixos regimes.

Dizermos que um carro tem 40 hp às 2000 rpm e outro tem 80 hp às 2000 rpm, é o mesmo que dizermos que o segundo tem o dobro do binário às 2000 rpm.

Fizeste uma citação de um user que estava a falar em aceleração.
Ora o facto de teres o dobro da potência, e consequentemente conforme alegas, o dobro do binário, não tem qualquer implicação na correspondência com a aceleração. O mais potente poderá ser mais lento. Independentemente do peso e aerodinâmica. Aliás até pode ser o mesmo modelo, e o mais potente poderá ser o mais lento.

Sim, mas a curva de potência nos baixos regimes é tão inclinada, que se torna mais fácil analisar a curva de binário.

1-4tsi-6413966664598853644.png

Deixa... Há quem diga que o binário não nos diz nada.
Só não sei como é que dos 30 kW até aos 80 kW, há um aumento de 50, mas a aceleração é sempre a mesma (e por acaso o binário também).
Questão porque é que aos 30 kW a aceleração máxima que se pode obter é a mesma que aos 80?
"Ah espera, tenho que ir ver a curva de binário!" [:D]

Pensei que tivesses percebido! [:cool:]

O que eu percebi é que tu fartaste-te de afirmar:

Podem até existir casos, mesmo com a caixa de velocidades que tu meteste agora a cavalo, em que se meteres uma abaixo para teres maior potência, acabes com menos binário à roda e consequentemente menos capacidade de aceleração

Pode muito bem acontecer que colocas uma abaixo, para teres maior potência e o binário à roda ser inferior do que o que tinhas anteriormente quando estavas na relação acima!

3 - tens que admitir que existem casos em que reduzes para ter maior potência e ficas com menos binário disponível à roda e consequentemente menor capacidade de aceleração (o que faz parte da minha demonstração).

Mas andas há uma semana a dar dicas de "é óbvio", "então não sabes?", mas o facto é que ainda não apresentaste um exemplo em que demonstres que isso é possível.

E porque não o fizeste? Porque é impossível, logo tu não consegues achar um exemplo...

Podias ter sido intelectualmente honesto e ter admitido que estavas errado e que finalmente percebeste este ponto fulcral para compreender o intuito do tópico. Em vez disso desapareceste por uns tempos até achares que a questão tinha ficado esquecida para poderes voltar argumentar do zero, a voltar a repetir os pontos errados, ignorando o facto de antes de teres abandonado a conversa ter ficado óbvio que estavas errado.

O que eu percebi é que tu fartaste-te de afirmar:

Mas andas há uma semana a dar dicas de "é óbvio", "então não sabes?", mas o facto é que ainda não apresentaste um exemplo em que demonstres que isso é possível.

E porque não o fizeste? Porque é impossível, logo tu não consegues achar um exemplo...

Podias ter sido intelectualmente honesto e ter admitido que estavas errado e que finalmente percebeste este ponto fulcral para compreender o intuito do tópico. Em vez disso desapareceste por uns tempos até achares que a questão tinha ficado esquecida para poderes voltar argumentar do zero, a voltar a repetir os pontos errados, ignorando o facto de antes de teres abandonado a conversa ter ficado óbvio que estavas errado.

Já vi que não percebeste mesmo nada.
Não te julgava tão inocente! [:cool:]

Mas...

Em primeiro lugar não te posso, nem mesmo quase ninguém, reconhecer legitimidade em dares lições, em apontares erros e/ou incorreções.

Aliás foste tu mesmo que acabaste de admitir, segundo as minhas condições, é certo (estás a topar? Ainda não, pois não?) que te tinhas enganado numa carrada de aspetos (já nem me lembro quais...). Isto só neste tópico, porque se for buscar outros, temos por aqui um chorrilho de enganos teus, mas adiante...

Mas vindo de alguém que não sabe para que é que se fala em binário, nem adianta bater muito no ceguinho.

Olha coloquei por aí uma questão, sobre o binário, se quiseres responde, porque é mais uma que contradiz todo o teu discurso! [:D]

Andas aí às voltas que até mete dó.

Sê homem e admite de uma vez por todas que a tua ideia de binário estava errada desde o início, tal como demonstram estas afirmações:

Podem até existir casos, mesmo com a caixa de velocidades que tu meteste agora a cavalo, em que se meteres uma abaixo para teres maior potência, acabes com menos binário à roda e consequentemente menos capacidade de aceleração

Pode muito bem acontecer que colocas uma abaixo, para teres maior potência e o binário à roda ser inferior do que o que tinhas anteriormente quando estavas na relação acima!

3 - tens que admitir que existem casos em que reduzes para ter maior potência e ficas com menos binário disponível à roda e consequentemente menor capacidade de aceleração (o que faz parte da minha demonstração).

Sabemos que a potência é dada pelas RPM vezes o binário no motor:

FvuZeRp.png

Sabemos que a variação de RPM depende da proporção entre os gear ratios:

OOtFT2I.gif

Já os binários à roda são dados pelo binário no motor vezes o gear ratio:

t7CjblF.png

Podemos resolver em ordem aos binários no motor:

6C8Fpfi.png

Substituamos agora nas equações da potência:

qeBHst2.png

Agora vamos ver o que é que ter um potência maior implica:

34VYXD8.gif

É equivalente a:

gif.latex

Isolando o binário das rodas na nova mudança:

PITRvNi.gif

Que é equivalente a:

knko2tD.gif

Ou seja, chegámos à conclusão que:

fSMLZxm.gif

∴ Ter maior potência significa ter maior binário nas rodas.

É por isso é que as tuas frases estão erradas. É impossível meteres uma mudança em que tenhas mais potência mas o binário às rodas seja menor.

Eu bem te disse que tu ainda não tinhas percebido um ponto fundamental para perceber este tópico. Eu gostava que tu tivesses chegado à conclusão por ti próprio.

Esta equivalência que eu acabei de demonstrar é o ponto fundamental do tópico pois demonstra que a potência é o que nos indica o binário que podemos ter na roda.

No sentido em que num dado momento (velocidade) termos mais potência significa termos maior binário nas rodas.

Última edição:

Sê homem e admite de uma vez por todas que a tua ideia de binário estava errada desde o início, tal como demonstram estas afirmações:

A partir do ponto que até as esquacoes matemáticas escreves um gajo continua a bater no ceguinho, aconselho-te a desistir. O ignorante não é o que não sabe, mas sim quem não aprende...

∴ Ter maior potência significa ter maior binário nas rodas.

É por isso é que as tuas frases estão erradas. É impossível meteres uma mudança em que tenhas mais potência mas o binário às rodas seja menor.

Eu bem te disse que tu ainda não tinhas percebido um ponto fundamental para perceber este tópico. Eu gostava que tu tivesses chegado à conclusão por ti próprio.

Esta equivalência que eu acabei de demonstrar é o ponto fundamental do tópico pois demonstra que a potência é o que nos indica o binário que podemos ter na roda.

No sentido em que num dado momento (velocidade) termos mais potência significa termos maior binário nas rodas.

Tudo isso que para aí dizes está errado!
Já te tinha apontado isso. Já te tinha demonstrado isso. Já até tinhas assumido isso.
Se quiseres continua na tua.
Mete lá as tuas esquações que pelos vistos lá consegues arranjar um amigo.
Isso não tem ponta por onde pegar. Está completamente errado. Insistes nisso, não tenho culpa continua.

Tens aí vários exemplos de gráficos de potência e binário. Em todos eles tens potências diferentes para binários iguais. Insistes em dizer que maior potência dá mais binário. Isso é falso.

Como disse tu próprio depois de devidamente te ter demonstrado os teus erros, já tinhas assumido que te tinhas enganado e que estavas errado. Agora voltas ao mesmo para te enganadores a ti e ludibriares outros. Problema teu e dos outros.

Vê o gráfico podes ter 20 ou 30 cavalos e o binário ser exatamente o mesmo.

Sobre isto não tenho mais nada a dizer. Queres contrariar a mecânica, a física, os gráficos, os princípios, o desgraçado do newton problema teu. Mas acho que só estás mesmo para implicar porque até já tinhas admitido esse erro.

Por mim não dou mais para peditório que cai em saco roto!

Não compreendo como vocês conseguem ter paciência e tempo, para aturar 12 páginas de asneiras consecutivas do mesmo user.

Este comentário nada acrescenta ao tópico.

Uma forma de contribuíres produtivamente para a discussão seria responderes à questão que te faço pela terceira vez:

Agora pergunto-te eu, já que tu só gostas de falar "por experiência", diz lá na tua experiência quando vais numa auto-estrada e apanhas uma subida mais puxadinha, normalmente em qual carro é que é mais comum conseguires manter-te em 5.ª, e qual é aquele que começa a perder velocidade e às vezes até tens de meter uma abaixo; é um carro com 90 hp ou um mais potente com 150 hp?

E não me digas casos particulares, porque casos particulares há sempre, eu quero saber, na tua experiência, nos carros que as pessoas conduzem no dia a dia, qual é o caso mais frequente?

Voltar
Superior