[Sociedade] Qual é a tua religião?

Qual é a tua religião?

• Cristianismo

Votes: 32 32.0%
  • Judaísmo

Votes: 0 0.0%
  • Islamismo

Votes: 1 1.0%
  • Hinduísmo

• Budismo

• Mormon

Votes: 1 1.0%
  • Satanismo \m/

• Pastafarianismo :)

Votes: 2 2.0%
  • Taoísmo

• Agnosticismo

Votes: 21 21.0%
  • Cientologia

• Ateu

Votes: 40 40.0%
  • ----

Votes: 3 3.0%
  • Praticante

Votes: 7 7.0%
  • Não-Praticante

Votes: 16 16.0%

• Total voters
    100
  • Poll closed .
Viva.

Eu não sou muito de andar a fazer este tipo de tópicos, mas isto vem no seguimento de uma conversa que tive, com um colega polaco, acerca das crenças religiosas das novas gerações, e como se podem correlacionar com o nível educacional que temos agora.

A Polónia é um país bastante católico (pátria do Papa João Paulo II), e estávamos a falar de como os nossos pais e avós ainda são profundamente católicos, mas a nossa geração está a ficar ateu, e a minha tese é que tem a ver com o facto de a nossa geração ter educação bem superior.

Ele perguntou.me como é em Portugal, e eu respondi-lhe que não sabia... e não sei se ainda podemos considerar-nos uma geração católica. Como tal, criei esta poll (que será anónima).

Eu gostava de renomear este tópico depois para um tópico sobre o ateísmo. Mas primeiro a poll. [;)]

Tendo crescido e tendo sido educado num país católico, tenho obrigatoriamente uma base da minha formação católica. Basta para isso ver os valores que nos são incutidos, bem como algumas férias escolares (por exemplo) serem feitas em torno do calendário religioso.

Mas expurgando todo esta base, considero-me "agnóstico". Entre aspas devido ao país que me formou, e agnóstico, pois acredito que exista algo, agora o que não sei! Uma coisa é certa, não me revejo na igreja católica apostólica e romana, nem em nenhum igreja, mas que haverá algo, nem que seja a dita energia, acredito que haja (ateu agnóstico? Hehehehehe).

É esta a minha opinião!

Ateu convicto.

Mesmo sendo ateu, há vários níveis de ateísmo.

1. Há o ateísmo 50%/50%, ou mais agnosticismo, onde se dá grande valor ao desconhecimento neste assunto, e onde em termos de probabilidades, dá-se 50% tanto para a existência ou não de Deus(es).

2. Há um ateísmo 100%, onde há uma certeza absoluta e inequívoca que não há Deus.

Há um ateísmo entre estas percentagens. Pode ser melhor descrito um pouco como "Acredito que não há nenhuma entidade supernatural, faço a minha vida assim, mas não posso ter certeza absoluta."

Tendo crescido e tendo sido educado num país católico, tenho obrigatoriamente uma base da minha formação católica. Basta para isso ver os valores que nos são incutidos, bem como algumas férias escolares (por exemplo) serem feitas em torno do calendário religioso.

Mas expurgando todo esta base, considero-me "agnóstico". Entre aspas devido ao país que me formou, e agnóstico, pois acredito que exista algo, agora o que não sei! Uma coisa é certa, não me revejo na igreja católica apostólica e romana, nem em nenhum igreja, mas que haverá algo, nem que seja a dita energia, acredito que haja (ateu agnóstico? Hehehehehe).

É esta a minha opinião!

Claro que existe. Até há agnosticismo teísta (alguém que acredita que há qualquer coisa, mas que ainda não temos nenhuma noção do que é, e que as "explicações" religiosas actuais não servem)

Uma coisa é acreditar em deus, ou algo superior, outra é ter religião - são coisas distintas.

Eu na minha adolescência acreditava na existência de um deus, ou algo superior, que poderia "controlar" as leis da física, mas não acreditava nas religiões - para mim sempre foram uma fantochada, criada por homens "espertos" para dominar o mundo perante aqueles que pouco ou nenhum conhecimento tinham. "Em terra de cego quem tem olho é rei"

Com o adquirir de conhecimento, leitura de livros, consciência do mundo, experiência de vida, etc. Tornei-me descrente em relação a deus, tudo aconteceu e acontece devido a fenómenos físicos, e só não há mais explicação porque a ciência e a tecnologia ainda estão numa fase muito embrionária, embora se pense que não.

Portanto - Não Acredito em Nada superior ou sobrenatural. Ateu.

É por aí é! [;)]
Teísmo é para quem acredita em qualquer coisa supernatural, fora das leis universais que conhecemos, tipo um local remoto (um paraíso, um inferno, um Valhalla, etc) ou uma entidade.
Ateísmo é para quem apenas acredita no que se conhece e bem comprovado/fundamentado. O desconhecido é território a ser conquistado pela ciência, mas até lá, não se salta para conclusões.

A minha religião agora é esta:

cifr%C3%A3o.jpg

Back