Qual é a utilidade do SUV

Acho que ainda não foi falado mas uma das grandes vantagens dos suvs/crosssovers é oferecerem uma posição de condução muito mais natural e em que a entrada e saída é bastante facilitada. Das pessoas com que falo que têm SUV ou experimentaram suvs esta é logo das primeiras coisas que falam em relação a um normal segmento B ou C. No passado e também atualmente se critica(va) a compra de jipes só para dizer que se tinha, mas muitas pessoas procuravam-nos por essa característica que é a posição de condução mais elevada e mais natural para o corpo.
Por incrível que pareça essa posição já faz que o próprio condutor esteja mais relaxado quando inicia a condução.
Só por este motivo eu já diria que vale a pena comprar um SUV [;)]

Olá a todos, um SUV fica no meio de um 4x4 puro e um carro normal, o seu propósito é tão simples como, permitir estrada, cidade e algumas incursões fora do alcatrão sem o intuito de fazer trialeiras ou caminhos mais puxados mais adequados aos 4x4 puros. Cada carro tem o seu propósito.
Já tive Pajeros e agora ando com um frigorifico que é o mais indicado para a minha utilização diária de momento. Mas admito que as vezes sinto necessidade de no mínimo um SUV devido a certos caminhos que pretendo fazer onde o meu frigorifico não pode, um SUV já o permite sem grandes stresses devido a sua altura, sinceramente o meu próximo carro deverá ser um SUV, por me permitir uma utilização muito mais abrangente e polivalente, com consumos e preço de compra muito mais modestos que um 4x4 novo, no meu ponto de vista está aqui a grande vantagem de um SUV.

Boas a todos,

Como já tinha referido noutro tópico relacionado com este tema, eu tambem possuo um SUV e para a minha utilização é o ideal, visto que tenho as capacidades off-road minimas necessárias para chegar a certos sitios que um carro normal (até um AWD baixo) não chegava e poder fazer bastantes km´s em nacionais/AE com o minimo conforto.
Adoro o Defender mas não tenho a capacidade de o ter como terceiro carro, que basicamente se o tivesse era o que aconteceria...
Ainda antes das férias fiz uma viagem para o Gerês e em 4 dias levou com 3000 km´s em cima e enquanto estive no Gerês pude ir a caminhos maus apreciar certas paisagens e sem nunca perder (totalmente) o conforto das viagens.

Agora a questão que coloco é (e no meu ponto de vista pertinente) já que é quase unanime (dadas as respostas) que um SUV é um veiculo que consegue ter boas prestações em estrada, conforto e ter as capacidades minimas de off-road, se calhar há veiculos que embora muita gente lhe chame SUV não o sejam e se calhar seriam Crossovers?

Não esquecer que durante anos e anos, muita gente comprava jipes (TT) para não pagar IA, ficando assim um utilitário com o preço em conta.

Redutoras e bloqueio de diferencial é coisa que se resolve na maioria dos SUV.

O meu SUV não tem redutoras, e na minha opinião isso pode ser considerado um plus num SUV visto que a maioria das situações não faz com que seja obrigatório...
Em relação a bloqueios, bom, a electronica (no meu caso) ajuda, e muito!

Mas claro, e uma vez mais, em situações de extremo não há cá electronicas (electronicas simples, e digo isto porque a electronica da Land Rover, Terrain Response é uma coisa muuuuito à frente) que ajudem... Uma vez mais, um SUV não é para "andar a desbravar mato".

Não esquecer que durante anos e anos, muita gente comprava jipes (TT) para não pagar IA, ficando assim um utilitário com o preço em conta.

Redutoras e bloqueio de diferencial é coisa que se resolve na maioria dos SUV.

E ainda bem que foi assim, caso contrário hoje em dia não existiam jipes em Portugal
"Redutoras e bloqueio de diferencial é coisa que se resolve na maioria dos SUV" ???
Se tem redutoras dificilmente lhe chamaria SUV
Penso o que se está a abordar é o conceito SUV/crossover 4x2

O meu SUV não tem redutoras, e na minha opinião isso pode ser considerado um plus num SUV visto que a maioria das situações não faz com que seja obrigatório...

Não! Será sempre um handicap! Pois mesmo que na maioria das situações não seja necessário seria sempre melhor ter e não fazer falta do que fazer falta e não ter... assim um pouco como os preservativos![;)]

Tenho um ASX, comprei um SUV, pois sou uma pessoa alta, e carro permite entrar e sair com mais facilidade, e conduzir sentado, sentado. É a minha opinião nem vale a pena contrariar..

O SUV, Básicamente é um carro normal, mas mais alto. Relativamente a Tt , acho que o carro vai onde os ligeiros vulgares vão e pouco mais, pois convém atender a um pormenor, os SUV normalmente têm pneus de estrada , alguns energy saver, que não são pneus para tt. Até sou da opinião de para quê o 4X4 num SUV, se o pneus são de estrada.

Ser 4x4 não é só TT, é um acrescento de segurança, ha condições climatéricas que o AWD é obrigatório num carro de estrada como um SUV, sedan, carrinha, desportivo, etc.

Tudo o que não seja 4x4 não pode ser SUV mas sim crossover.

Um Qasqhai com AWD é SUV, mas se for FWD é Crossover?

Crossover é uma mistura entre um carro normal e um SUV, ou seja, usa a plataforma de um carro normal (Qashqai a do Megane, ASX salvo erro a do Lancer, Yeti a do Golf, Juke a do Clio, Evoque a do Mondeo) mas tem a altura e o look de um SUV.

Um SUV começou no USA como veiculos usando a plataforma de ''light-truck's'' ou Pick-up, tinha o look de uma carrinha mas com maior altura, AWD, e suspensao de um jipe. Neste momento sao veiculos com mais apetidoes para TT, so tem opçao de AWD e motores maiores que os normais 1.5, 1.6 ou 2.0. Basicamente, Range Rover, ML, GL, Hummer, por ai.

Depois ha os que nao sao carne nem peixe: X5 que tem tudo de SUV menos suspensao capaz de lidar com algo mais que terra batida e pneus de estrada, Cayenne, X6.

Por fim, ainda ha os SUV com versoes que sao tudo menos SUV: ML63 AMG, GL63 AMG.

Para mim:

- Crossover: tem como opçao AWD.
- SUV: So tem AWD.

Última edição:
Não! Será sempre um handicap! Pois mesmo que na maioria das situações não seja necessário seria sempre melhor ter e não fazer falta do que fazer falta e não ter... assim um pouco como os preservativos![;)]

"Olhe que não... Olhe que não..." [:cool:]
Foi isso mesmo que disse, se elas estiverem lá melhor... mas não foi por eu não ter redutoras que já tenha ficado atascado...
Isso por si só não faz com que deixe de ser um SUV!

Tenho um ASX, comprei um SUV, pois sou uma pessoa alta, e carro permite entrar e sair com mais facilidade, e conduzir sentado, sentado. É a minha opinião nem vale a pena contrariar..

O SUV, Básicamente é um carro normal, mas mais alto. Relativamente a Tt , acho que o carro vai onde os ligeiros vulgares vão e pouco mais, pois convém atender a um pormenor, os SUV normalmente têm pneus de estrada , alguns energy saver, que não são pneus para tt. Até sou da opinião de para quê o 4X4 num SUV, se o pneus são de estrada.

Em relação aos pneus tambem não é válido... eu desconheço alguma viatura que venha com pneus Mud ou mesmo AT 50/50 (talvez haja não sei...)
Até o defender vem com uns pneus AT mas não muito agressivos.

Convido-o o a experimentar fazer uns trilhos light off-road e vai ver que não só não se vai arrepender como não vai estragar nada no carro!
Mais uma vez digo, off-road não é só lamaçais e trialadas... há mais para além disto que não é preciso nenhum tractor!!!

Um Qasqhai com AWD é SUV, mas se for FWD é Crossover? .

Sim é esse o meu ponto de vista. Mesmo nos states o 4wd é imprescendível para que entre na categoria SUV apesar do que eles acharem me ser indiferente.
Outra coisa que ainda não foi falado aqui foi a segurança acrescida no caso de terem um reboque/caravana.
Atenção que a capacidade de arraste é igual tanto no 4x2 como 4x4.

EDIT: neste comunicado vê-se que a Peugeot nunca falou em SUV sem falar em 4x4
http://www.peugeot.pt/media/deliacms/media//37/3722-64d356.pdf

Última edição:
"Olhe que não... Olhe que não..." [:cool:]
Foi isso mesmo que disse, se elas estiverem lá melhor... mas não foi por eu não ter redutoras que já tenha ficado atascado...
Isso por si só não faz com que deixe de ser um SUV!

Nem eu disse o contrário! Aliás, raros vão sendo é os SUV´s actuais que as têm. Mas o que eu referi é que a falta delas nunca pode ser visto como um plus mas sim como um handicap, pois por pouca falta que façam, e todos sabemos bem que para o uso que a maioria dá aos seus SUV´s elas raramente fazem falta, é sempre preferivel tê-las...

Nem eu disse o contrário! Aliás, raros vão sendo é os SUV´s actuais que as têm. Mas o que eu referi é que a falta delas nunca pode ser visto como um plus mas sim como um handicap, pois por pouca falta que façam, e todos sabemos bem que para o uso que a maioria dá aos seus SUV´s elas raramente fazem falta, é sempre preferivel tê-las...

Vejam lá que essa questão das redutoras já deu granel no tópico antigo [:D]

Sorry, tens razão e visto desse prisma é verdade.
Eu tambem preferia que o meu tivesse redutoras mas tive de adaptar a condução ao facto de não as ter.
É preciso bastante cuidado com a embraiagem. Na minha primeira saída de estrada aprendi logo isso.. o cheirinho não era muito agradável!

Sorry, tens razão e visto desse prisma é verdade.
Eu tambem preferia que o meu tivesse redutoras mas tive de adaptar a condução ao facto de não as ter.
É preciso bastante cuidado com a embraiagem. Na minha primeira saída de estrada aprendi logo isso.. o cheirinho não era muito agradável!

caixa auto ajuda muito nestas situações mas também não se pode abusar.

Voltar
Superior