BMW, Lexus, Mercedes são carros de qualidade mas pessoalmente não me dizem nada...
Recentemente tive o prazer de experimentar um S60 D2 e gostei do ambiente a bordo de requinte, de bom gosto, de qualidade de materiais. O conforto é assinalável. O motor é que pecou por ser curto para o carro. Para o carro que é, o segmento que se insere algo mais encorpado como o D4 mencionado seria bem mais interessante. O contacto com o S60 deu-me ideias, andei a "brincar" com o configurador, mas o carro torna-se demasiado caro para a minha carteira.
Quando andei em BMW e MB nunca fiquei com as ideias que fiquei no caso do Volvo, daí que neste caso, eu optaria pelo Volvo.
Agora quanto ao híbrido para uso citadino faz sentido do ponto de vista económico. A Toyota tem vasta experiência em híbridos e sempre que se fala em híbridos tem de se falar em Toyota. Agora penso que neste Lexus falta algo: a bateria de lítio que a Toyota diz que é a responsável pela autonomia eléctrica extra do Prius Plug-In [25km do Pulg-In vs 2km do Prius normal segundo a informação do site da Toyota]. Com 25km de autonomia, uma boa parte do trajecto citadino conseguirias fazer sem gastar combustível. Poderia recomendar o Prius, mas pelo que conheço não tem o requinte, o charme e o refinamento de nenhum carro da lista.