Qual o aconselhado?

badboyz

New member
Boa Noite. Ando interessado em adquirir um carro de segmento médio a Diesel para o meu dia a dia. Existem duas hipóteses como sempre, adquirir um usado por um preço mais acessível ou um novo através de prestações durante um período de tempo mais elevado. Neste tópico assumiremos a ideia de um veículo novo.
As hipóteses são as seguintes:

-Audi A3 1.9 Tdi ou Audi A3 2.0 Tdi
Qualquer uma das motorizações serve. Trata-se provavelmente do veiculo mais apetecido, só que com extras chega a valores exorbitantes como 40 000€.
-BMW 118d
Alternativa da BMW mais apetecível. Bastante interessante mas ainda caro. Com alguns extras chega a valores na casa dos 38000€
-VW Golf V 1.9 Tdi e 2.0 Tdi
Motorizações semelhantes ao Audi e preços ligeiramente inferiores. Com os extras é cerca de 35000€
-Honda Civic 2.2 Ctdi
Linhas muito futuristas e conjunto de extras muito vasto e completo. No entanto, apresenta um valor elevado e com os extras pode chegar aos 33000€
-Alfa Romeo 147 1.9 Jtd 8/16V
Bonito por fora, nem tanto por dentro (para mim é claro). Tendo em consideração que é um Alfa Romeu, acho demasiado caro. Mais uma vez, com alguns extras chega-se aos 35000€ rapidamente (versão 8V).
-Opel Astra 1.7Cdti ou 1.9Cdti
Acho que é a melhor relação preço qualidade, tendo em consideração a versão 1.7. No entanto tem menos potencia. Equipado com alguns extras obtém-se um valor na casa dos 29000€ a 30000€
-Seat Leon 1.9 Tdi, 2.0 Tdi ou 2.0 Tdi FR
Carro muito bonito, em especial a versão FR. Curta diferença de preço para veículos de mais prestigio como os Audi ou o BMW. Equipado com extras chega facilmente aos 35000€.

O orçamento já é apertado para valores como 30000€, quanto mais pior. E mesmo assim tem que ser a leasing de maneira que dê prestações no máximo de 500€.

Gostava de saber a vossa opinião sobre os vários veículos e sugestões.
Tentei baixar de gama para Ibizas ou Corsas, mas a diferença de preço não é assim tão elevada.
Desculpem a extensão do texto.

Cumprimentos a todos.

(EDIT:Vou acrescentando mais opções)

-Citroen C4 1.6 HDI ou 2.0 HDI
Estética controversa, não sou grande fã mas não desgosto. Preço e conjunto de extras apetecivel. Equipado com extras, versão 1.6 HDI na casa dos 26000€.
-Fiat Bravo 1.6 JTD ou 1.9 JTD
Bonito exteriormente. Tem o grande problema de ser Fiat (os apreciadores que não levem a mal). Versão 1.6 JTD equipada com extras na casa dos 27000€
-Peugeot 308 1.6 HDI 110cv
Muito engraçado por fora, moderno. Para o carro que é achei barato, meti imensos extras e cheguei aos 30000€. Parece-me uma boa proposta a levar em consideração.

Last edited:
Tendo em atenção esse valor a rondar os 30 k€ a minha escolha seria o -Honda Civic 2.2 Ctdi. [;)]

Desses se Gostares da estectica e nao precisares do espaço, o mais aptecivel seria o BMW. Os VAG sao precidos, o Audi mais prestigioso e bem construido, o Leon mais desportivo e o Golf um especie de meio-termo. Ocivic e gostres e uma grande opçao porque vem recheado de origem.

Os outros estao no fim do seu ciclo de vida, sobertudo o Alfa.

Podias incluir nessa selecçao o Novo Bravo, 1.6 JTD ou ate 1.9.

Kia Cee'd 1.6 CRDi (115Cv), com todos os extras excepto Nav. e Bancos em Pele - 24.000€ - Tudo bem que não tem o prestigio da Audi ou BMW, mas é uma escolha racional

Citroen C4 1.6 Hdi (110Cv), VTR pack, com alguns extras e beneficiando de um desconto especial que a Citroen esta a fazer - 23.400€

Desses se Gostares da estectica e nao precisares do espaço, o mais aptecivel seria o BMW. Os VAG sao precidos, o Audi mais prestigioso e bem construido, o Leon mais desportivo e o Golf um especie de meio-termo. Ocivic e gostres e uma grande opçao porque vem recheado de origem.

Os outros estao no fim do seu ciclo de vida, sobertudo o Alfa.

Podias incluir nessa selecçao o Novo Bravo, 1.6 JTD ou ate 1.9.

Incluído.

Por falar em novas versões? Alguém sabe quando estes modelos vão ser substituídos? Eu já vi por aí que em Outubro aparece o Golf VI.

Last edited:
Kia Cee'd 1.6 CRDi (115Cv), com todos os extras excepto Nav. e Bancos em Pele - 24.000€ - Tudo bem que não tem o prestigio da Audi ou BMW, mas é uma escolha racional

Citroen C4 1.6 Hdi (110Cv), VTR pack, com alguns extras e beneficiando de um desconto especial que a Citroen esta a fazer - 23.400€

Sinceramente não queria enveredar por um kia ou coisa do genero.
Quanto à ausencia do C4 foi mesmo apenas esquecimento. :)

Por cerca de 30.000€ (p/não sobrecarregar mt o orçamento) ia s/dúvida p/o Civic. Óptimo motor combinado c/mt equipamento mm na versão Sport, além dos restantes trunfos do carro.

Não queria ir para a Kia. Apenas isso.
No que diz respeito ao C4, foi apenas esquecimento. Já acrescentei. :)

(EDIT:Vou acrescentando mais opções)

-Citroen C4 1.6 HDI ou 2.0 HDI
Estética controversa, não sou grande fã mas não desgosto. Preço e conjunto de extras apetecivel. Equipado com extras, versão 1.6 HDI na casa dos 26000€.
Bonito exteriormente. Tem o grande problema de ser Fiat (os apreciadores que não levem a mal). Versão 1.6 JTD equipada com extras na casa dos 27000€

Apesar de pender sempre para os os italianos, sinceramente o Alfa é de todos aquele que seria a última escolha. O motor é moderno, mas a concepção já é algo antiquada, nao tem o brilho e a modernidade das opções que surgiram no mercado posteriormente.

Em termos racionais, o C4 1.6Hdi 110cv é capaz de ser a escolha que mais sentido faz. A estética é controversa sim, mas tem um motor suave, redondo e solícito, é espaçoso e confortavel não fosse um francês. Já está no mercado há tempo suficiente para se questionar a qualidade a médio prazo e é no geral um carro fiável. Tem ao mesmo tempo uma excelente relação preço qualidade.

O Bravo tem o enorme problema de ser Fiat. Isso nos dias de hoje tem repercussões apenas e exclusivamente no nome, mais nada! O Grande Punto está-se a revelar robusto e fiável o suficiente para desgastar a imagem de carro que avaria ao olhar para ele e a tendência parece manter-so com o Bravo. Com o motor 1.9 150cv e todos os extras e mais alguns, consegue ter mais equipamento e ser 5000 Euros mais barato que um Golf 2.0Tdi 140cv e embora não seja um Golf, mil contos dá para muito gasóleo.

No Audi pagas os anéis, para isso mais vale um Golf, o BMW tem um excelente motor, acredito que seja o que mais prazer dê a curvar, mas não tem espaço interior, nem mala e é caro. É distinto, excelentes qualidades interiores mas também se paga a hélice neste. O Cee´d é muito bonito para um coreano e tem muito por dentro e muito motor por 25 mil euros! Só que é como o Fiat, tem todos os defeitos de ser Kia. Eu achei uma pedrada no charco dentro do segmento, até o acho bem bonito!

Se o orçamento é apertado para 30 mil euros, esquecia os alemães (e o espanhol arraçado) e pensavo nos underdogs Bravo 1.6 105cv, Cee´d 1.6 115cv e C4 1.6 110cv.

O que tu queres é um Golf 1.9 TDI.

Tem mais status que um Kia, C4, Astra e Leon - as escolhas racionais nesse segmento - mas custa menos que um A3 ou 118d.

Fica sempre bem na fotografia, tem excelente valor de retoma, bons consumos e os 105cv chegam bem para uma utilização agradável, pois tem sempre mais 10 escondidos na mala.

Parece que estou a gozar, mas não: o que tu queres é um Golf. [;)]

O que tu queres é um Golf 1.9 TDI.

Tem mais status que um Kia, C4, Astra e Leon - as escolhas racionais nesse segmento - mas custa menos que um A3 ou 118d.

Fica sempre bem na fotografia, tem excelente valor de retoma, bons consumos e os 105cv chegam bem para uma utilização agradável, pois tem sempre mais 10 escondidos na mala.

Parece que estou a gozar, mas não: o que tu queres é um Golf. [;)]

Tive a ver e com alguns extras rapidamente se chega aos 32000€ (versão confortline), nesse caso consideraria provavelmente um Civic. Completo, mais recente e é um Honda.

Se o orçamento é apertado para 30 mil euros, esquecia os alemães (e o espanhol arraçado) e pensavo nos underdogs Bravo 1.6 105cv, Cee´d 1.6 115cv e C4 1.6 110cv.

Mas Kia está fora de questão. O Fiat tenho muito receio. O C4 é realmente uma pena mas não gosto nem da traseira do carro nem do seu interior. Tirando estes qual seria a tua escolha?
Eu confesso que estou mais inclinado para o Opel ou talvez um Civic apesar de passar o orçamento.

Aconselho-te a ires experimentar um Bravo. [;)]

Eu fiquei bastante surpreendido. apr:)

Já agora, coitado do Alfa. Não basta estar em fim de vida, como ainda lhe tinhas que trocar o nome...

Deixo as minhas opiniões:

-Audi A3 1.9 Tdi ou Audi A3 2.0 Tdi - Uma aposta na qualidade. Será que os extras fazem assim tanta falta ?
-BMW 118d - Não gosto da estética, mas pior que isso é o espaço atrás. Só mesmo para crianças pequenas.
-VW Golf V 1.9 Tdi e 2.0 Tdi - Bom carro com excelente cotação no mercado. Não é tão refinado como o Audi, mas preferia-o ao Bmw.
-Honda Civic 2.2 Ctdi - Carro interessante, mas não é justo comparar com um Audi ou Bmw. A estética não é para todos.
-Alfa Romeu 147 1.9 Jtd 8/16V - Perdoem-me os amantes da marca, mas não...
-Opel Astra 1.7Cdti ou 1.9Cdti - Preferia o Civic 1000 vezes. Acho o carro pouco interessante quer por dentro quer por fora, e ainda tem menos motor.
-Seat Leon 1.9 Tdi, 2.0 Tdi ou 2.0 Tdi FR - Não vale o que custa face a um Golf, e acho que não tem comparação.
-Citroen C4 1.6 HDI ou 2.0 HDI - Ando com um 1.6 e é um carro extremamente honesto, mas não o consideraria ao lado das outras propostas que tens.
Bonito exteriormente. Tem o grande problema de ser Fiat (os apreciadores que não levem a mal). Já disseste tudo.

Relembro que é só a minha opinião.

Aconselho-te a ires experimentar um Bravo. [;)]

Eu fiquei bastante surpreendido. apr:)

Já agora, coitado do Alfa. Não basta estar em fim de vida, como ainda lhe tinhas que trocar o nome...
O nome já está corrigido. :)
Em que aspectos te surpreendeu o Bravo?

Deixo as minhas opiniões:

Relembro que é só a minha opinião.

O problema do Audi é ser mesmo muito caro. Eu sei que tem qualidade e é bom, mas é demasiado caro para o carro que é.
Porquê é que não é justo comparar o Honda ao BMW ou Audi? Tem muita qualidade e tecnologia. Perde por nome....
De resto concordo de uma maneira geral contigo. Qual escolhias tendo um limite de 30000€? E sem o limite?

O problema do Audi é ser mesmo muito caro. Eu sei que tem qualidade e é bom, mas é demasiado caro para o carro que é.
Porquê é que não é justo comparar o Honda ao BMW ou Audi? Tem muita qualidade e tecnologia. Perde por nome....
De resto concordo de uma maneira geral contigo. Qual escolhias tendo um limite de 30000€? E sem o limite?

Pormenores...

1º Insonorização - Nenhum Honda consegue ter uma insonorização ao nível dos Alemães, principalmente no segmento premium. Não quer dizer que os Hondas sejam barulhentos, até porque os motores são silenciosos a baixo regime, só que depois ouves o barulho da estrada, do rolamento dos pneus e algum vento. Tive civics e o último accord e tenho de concordar que se tornam menos silenciosos.

2º Acabamentos - Um Honda não é um carro mal acabado, mas não consegue ter os acabamentos do Audi. Pormenores como o forro da mala, a qualidade fraca das alcatifas na mala, bem como coisas que ficam a meio caminho de um acabamento de excepção. Nos plásticos também notas as diferenças. Não são tão macios e agradáveis ao toque como os do Audi.

É claro que tudo isto vale o que vale, mas são factos.

A Honda tem uma outra marca para competir com a audi, tal como a Toyota tem a Lexus.

Honda compete no máximo com VW (Golf neste caso).

Não penses que o premium está no nome, porque só quem nunca experimentou é que pensa isso.

Lembro-te que a Honda é um fabricante de carros baratos. Cá nós não notamos tanto isso porque o importador carrega bem e os impostos mudam tudo de figura. Mas na sua base o Honda é um carro barato (tal como um toyota, suzuki, renault ou citroen) e vês que na América os preços são completamente diferentes.
Aliás, a Honda teve de fazer um percurso semelhante ao que a Kia está a fazer agora nos automóveis, dado que não é uma marca muito antiga e com passado em automóveis (nas motas é muito mais).

Isto para justificar que não pode ter o preço (e qualidade de acabamentos e construção) de um audi, bmw ou mercedes. Para isso existe a Accura.

Last edited:
Tem mesmo que ser diesel? É que com os 1.4 tsi/tfsi da vag já deves poupar uns bons trocos na compra..

Depois também há sempre os Subarus a GPL por 29900€, mas com tão pouca informação acerca dos carros..

Dos modelos que propões, e sem conhecer nenhum em especial, talvez ache o Golf tdi 1.9 o mais racional.

Back