Qual o valor do dinheiro?

Um dia, ouvi um fotógrafo muito viajado a dizer que as pessoas mais felizes que já viu foi no terceiro mundo, em aldeias muito pobres...

Também me parece verdade, pois a "felicidade" da vida deles, está facilmente ao alcance, basta ter comida na mesa e pouco mais. As exigências são muito menores.

A nossa cultura é que nos está a levar a uma "corrida" à posse de bens e ao consumo desmesurado.

desculpa me meter na conversa, mas o caso daquela senhora nada tem a ver com comer bolos do dia anterior eu vi esse programa na TV, mas afinal que tipo de vida queres leva assim, um dia vais morrer independente do que fizeres a vida è para gozar assim como o dinheiro, essa senhor vai poupar de essa maneira ate o fim da sua vida independente de quanto teem no banco ou não.

Também o vi, e se bem me lembro, ela ia buscá-los ao lixo os as lojas os mandavam. Seguramente a loja não mandava no lixo bolos do dia, mas sim do dia anterior.

E se vês esse programa, saberás que a poupança para que muitos trabalham, é para que possam manter o nível de vida mais tempo sem trabalhar e assim terem todo o tempo livre do mundo. Lembro-me de um episódio de um casal que fez isso e se reformou na casa dos 40 anos. Nunca tiveram carro e isso permitiu-lhes poupar cerca de 250.000usd ao longo dos anos. Todo o dinheiro que juntaram estão agora a gastá-lo racionadamente sem precisarem de trabalhar. Ainda cumprem uma semana por ano sem gastarem um único dólar das poupanças, como forma de "celebrar" a pouca necessidade do dinheiro.

O valor do dinheiro varia... sobe quando somos materialistas e desce quando conseguimos apreciar o pouco e o gratuito. A racionalidade também ajuda.

A ideia não é em valores, mas sim em tempo de vida perdido, abdicando de outras coisas, para o ter.

Por exemplo na pré-história andavam á caça em familia todos felizes... E nós?

O dinheiro parece que nao mas é totalmente sinonimo de escravidao. É um modelo
Tem quem adore viver nesse modelo e olhar para tras e ver que viveu para fazer dinheiro (norma nem o gastam). Conheço gente assim como uma tia minha.
Vive obcecada em fazer dinheiro. Pode todos os dias ir para casa meter-se na cama com alta depressao , falta de amor proprio (se ainda souber o que é isso), stress,manipulacoes diarias, jogos com clientes, choros a dar a entender precisar de prestacao de clientes (pagamentoes prestacoes) ou ate chorar para fazer clientes negociar menos, etc... Mas acorda no dia seguinte pronta para fazer mais dinheiro sendo unico objectivo de vida aparente dela. Mas verdade seja dita ... Faz MUITO dinheiro. Quer pelo meu padrao de dinheiro como pelos vossos ( ja reparei q meu é maior portanto ) [:D][:D] como qq cidadao classe media alta e alta sem problemas.

Ja falamos sobre isso em topicos como relogios e ate em private

Eu optei por uma vida mais calma (estava esgotado e infelizmente durante mais um ano fui para uma terriola de m**A que nao ajudou em nada... invejas e invejas) . Mas agora ja organizei e estou bem e cada vez melhor :) Eu fazia um bom dinheiro à uns anos. E ao fim ao cabo ainda faço... Mas menos (parte opçao).

Começou a ser uma vida com um preço que achava caro. Acho que todos nós devemos ter ciclos. Uns mais calmos outros mais stressados. Acho que deves estar no limite de um e é bom que tenhas consciencia disso antes de depressao profunda (onde vais ficar doente a serio).

Posso dizer que ja ganhei 3000€ (ate mais em varios meses) e nao era por isso muito mais feliz. A percepçao de dinheiro é que muda. O que parece muito deixa de ser. Se nao consegues poupar nada e começas a poupar mais de 1500€ mês o dinheiro vira "facil". Mas nao traz felicidade.
Mas claro que melhor tê-lo e ser infeliz q nao o ter e ser infeliz na mesma...
Tambem conheço algumas pessoas em private que ja tiveram pensamentos suiçidas serios e eram pessoas de classe alta com bom ordenados para padrao europeu, etc... Tanto foi que optou mudar completamente de vida para nao cair na tentacao. Nao é tao raro assim. Agora lembrei-me ate de outro caso de um amigo meu relojoeiro (dos de "ALTA GAMA") na suiça já com grande cargo e preferiu sair da Suiça pq a vida dele era trabalho e trabalho, e apos o cancro e morte do pai (vivia tambem na suiça e morreu na suiça) optou vir para portugal que ate mal conhecia pelo que percebo simplesmente para quebrar aquela rotina...Nao estava na suiça a lavar panelas. Tinha formacao superior e bom cargo mesmo. A mulher dele (suiça) por exemplo nao entendia a necessidade dele visitar o pai todos fins de semana. Ele sabia que o pai ia morrer e para ela nao era motivo de o visitar periodicamente... Acabou com ela, despediu-se e veio para cá sem nenhum objectivo profisisonal. Queria era fugir daqueles pensamentos (como eu o entendo). Mas de momento esta felizmente bem (ultima vez q o vi pelo menos e ja com bom trabalho , mas sem aqueles ordenados).

A vida nao é la fora Cor de Rosa como pintam. Ganhas. Mas trabalhas q nem um cão.

Last edited:
Tenho conhecimento de pessoas ricas que são muito infelizes...

Também tenho conhecimento de pobres que são muito infelizes... e é como diz o outro, prefiro ser infeliz com a barriga cheia do que do que ser infeliz e com fome! [;)]

Também me parece verdade, pois a "felicidade" da vida deles, está facilmente ao alcance, basta ter comida na mesa e pouco mais. As exigências são muito menores.

A nossa cultura é que nos está a levar a uma "corrida" à posse de bens e ao consumo desmesurado.

A infelicidade maior começa a aparecer quando se vive em contacto com grandes desigualdades sociais.
Por natureza queremos ter o q o vizinho tem. Etc... Somos competitivos. E é aí que o dinheiro escraviza. É um modelo social pensado. Nao é à toa. Sem falar nos casos gritantes de fome etc...

Se pegares nesses pobres q falas e os começares a colocar a vêr novelas todos os dias (mesmo que tenham muitao comida boa e água), em que se apresenta padroes de vida diferentes, vais começar a fomentar raiva, invejas e outros valores negativos... Esse é um dos perigos das redes sociais e mundos online. Traz lentamente igualdade mas fomenta tambem esses sentimentos (o que é normal). O modelo economico em que vivemos precisa disso. Desse sentimento de "precisar de algo ".

Last edited:
Também tenho conhecimento de pobres que são muito infelizes... e é como diz o outro, prefiro ser infeliz com a barriga cheia do que do que ser infeliz e com fome! [;)]

Tambem é verdade. Mas a pergunta do topico é ao fundo a questao : "ate que ponto se justificaria ganhar menos e com isso usar mais tempo util para aumentar verdadeiramente qualidade de vida, ou seja, fazer coisas que gosto e viver com menos stress".
Ate parece quase ofensivo num momento de tanto desemprego esta questao, mas a verdade é que muitas pessoas ganham pouco e todos os dias sao quase escravizadas e atiram-lhes à cara "pelo patrao" frases como "se nao quiseres vais-te embora que amanha para o teu cargo ja tenho 100 para te substituir"...E o pior é todos sabermos que é bem verdade

Last edited:
Boa tarde a todos!

Sei que parece algo repetitivo, mas é um tema que muito sinceramente me dá voltas á cabeça.

Ando todo o dia a correr, perco cabelo, perco juízo, perco amor próprio, para garantir dinheiro no final do mês. Eu e todos nós!

Mas será que o dinheiro vale isso mesmo?

Num país onde para se amealhar a porra de 2 ou 3 mil euros é difícil (falando na maioria), o tempo que se perde para a família, etc...

Valerá a pena existirmos desta forma? Mas que raio de sociedade vivemos em que o dinheiro é a fonte da maioria dos problemas?

Muito sinceramente, quanto vale o dinheiro?[8b]

Desculpem lá, mas a chuva está-me a fazer ter duvidas existenciais! [:D]

Acho que nao vale.

O stress e a ansiedade com que se vive nos dias que corre acaba por impedir as pessoas de viver.

Vive-se a vida toda a fazer um trabalho de que nao se gosta, para juntar um dinheirito que permita morrer com dignidade uns anos mais tarde [:)]

Já dizia o falecido Geroge Carlin há uns anos atrás ao falar sobre a sociedade.
Dizia qualquer coisa como..
Não podem deixar de existir pobres e desgraçados na nossa sociedade!!
A pobreza nao pode ser erradicada, porque os pobres cumprem uma função
They are there to scare the shit out of the middle class.

Last edited:
Quando o objectivo de Vida é fazer e ser feliz, o dinheiro é um meio e não um fim em si mesmo.

Tenho algum, mas não hipoteco a minha felicidade e a dos «meus» para ter sempre mais....

Quando o objectivo de Vida é fazer e ser feliz, o dinheiro é um meio e não um fim em si mesmo.

Tenho algum, mas não hipoteco a minha felicidade e a dos «meus» para ter sempre mais....

Todos temos um preço. Há um preço a partir do qual hipotecas a tua felicidade e a dos teus.

Um dia, ouvi um fotógrafo muito viajado a dizer que as pessoas mais felizes que já viu foi no terceiro mundo, em aldeias muito pobres...

Isso era porque ainda não sabem o que é um cartão de crédito. A ignorância é uma benção! [:D]

O valor do dinheiro varia... sobe quando somos materialistas e desce quando conseguimos apreciar o pouco e o gratuito. A racionalidade também ajuda.

Concordo. Além disso, o valor do dinheiro também sobe quanto temos pouco e desce quanto temos muito.

Ou seja, para quem nada tem, 5000€ é muito...E para quem tem muito, 5000€ é pouco?

É um tema relativo nesse campo.

Acho é que o dinheiro tem um preço muito alto.

22 dias de trabalho, para 500€ na grande maioria dos casos. E 500€ valem quanto?:confused:

O que faz uma sociedade ser mais feliz é a igualdade.
Estudos assim o demonstram.

Ora em Portugal estamos no fundo da tabela e a descer cada vez mais.

O mais incrivel é que a grande maioria acha normal e defende essa desigualdade. Quer dizer que o capitalismo selvagem está mexer bem os cordelinhos e a formatar bem as cabecinhas.

Vêm sempre com aquelas desculpas, achas que um cirurgião deve ganhar o mesmo que um varredor de rua?

Eu digo, quando não houver diferenças vamos todos ser Felizes !

O que faz uma sociedade ser mais feliz é a igualdade.
Estudos assim o demonstram.

Ora em Portugal estamos no fundo da tabela e a descer cada vez mais.

O mais incrivel é que a grande maioria acha normal e defende essa desigualdade. Quer dizer que o capitalismo selvagem está mexer bem os cordelinhos e a formatar bem as cabecinhas.

Vêm sempre com aquelas desculpas, achas que um cirurgião deve ganhar o mesmo que um varredor de rua?

Eu digo, quando não houver diferenças vamos todos ser Felizes !

Na Coreia do Norte e em Cuba nao há diferencas.

Em países escandinavos as coisas funcionam porque estao cheios de escandinavos com mentalidades e percursos de vida parecidos. Quando se adicionam elementos externos com outros backgrounds acontecem coisas destas: Sixth night of violence in Sweden, but police say capital calmer | Reuters

Tomemos o exemplo do mundo, em que o PIB per capita é de 10-12 mil dolares, em Portugal é de 25 mil. Estavas disposto a abdicar de 50-60% da tua riqueza (e eventualmente ter um nível de vida inferior) para teoricamente fazer o mundo feliz?

Todos temos um preço. Há um preço a partir do qual hipotecas a tua felicidade e a dos teus.

Esforço-me por não o fazer e como não chega para «tudo», estabelecem-se prioridades...

Se nos mentalizarmos que, na Vida, não vamos ter sempe o que queremos...provavelmente tudo será um pouco mais fácil.

Last edited:
Esforço-me por não o fazer e como não chega para «tudo», estabelecem-se prioridades...

Se nos mentalizar-mos que, na Vida, não vamos ter sempe o que queremos...provavelmente tudo será um pouco mais fácil.

Isso é como o outro que diz que nunca traiu... mas nunca teve uma oportunidade forte para o fazer. [:D]

Por exemplo, durante 5 anos eras capaz de abdicar de sabados e 5 horas por semana (a trabalhar) para te poderes reformar 15 anos antes do previsto?

Ou seja, para quem nada tem, 5000€ é muito...E para quem tem muito, 5000€ é pouco?

É um tema relativo nesse campo.

Acho é que o dinheiro tem um preço muito alto.

22 dias de trabalho, para 500€ na grande maioria dos casos. E 500€ valem quanto?:confused:

Para esse pessoal 500 não valem nada,e chega a pouco infelizmente

Back