Qual o valor do dinheiro?

O que faz uma sociedade ser mais feliz é a igualdade.
Estudos assim o demonstram.

Ora em Portugal estamos no fundo da tabela e a descer cada vez mais.

O mais incrivel é que a grande maioria acha normal e defende essa desigualdade. Quer dizer que o capitalismo selvagem está mexer bem os cordelinhos e a formatar bem as cabecinhas.

Vêm sempre com aquelas desculpas, achas que um cirurgião deve ganhar o mesmo que um varredor de rua?

Eu digo, quando não houver diferenças vamos todos ser Felizes !

A felicidade não vem com a igualdade, mas sim com meios das pessoas se sustentarem nas suas mais básicas necessidades.

Deiam acesso a trabalho um meio da pessoa ganhar o suficiente para comer beber e poder se divertir e é meio caminho andado para a felicidade.

Ninguem precisa de ganhar tanto quanto um cirurgião, desde que o varredor tenha um ordenado suficiente que cubra o básico com um excesso.
Na realidade os trabalhos mais duros, desgastantes fisicamente e menos intensivos em termos tecnicos ou habilitacionais, são os que recebem invariavelmente salários miseráveis e se formos a ver essas profissões são tão ou ainda mais importantes que muitas que requerem tudo quanto é estudo.

Falando por mim, eu tendo comida e bebida um buraco onde viver, tv/consola e uns trocados para de vez em quando comprar um presente para mim mesmo ou poder ir a um ou outro sitio espaidecer, já sou feliz.
Não preciso de ganhar milhões, bastam uns trocos, pois não como dinheiro.

E uma coisa que aprendi muito cedo, dinheiro é para gastar, não serve para mais nada.
Não o armazeno, não o meto debaixo do colchão, nem choro quando tenho de o gastar, se o tiver e necessitar gasto e esqueço.
Tenho umas economias poucas, mas é mesmo só por segurança, pois não ganho muito e o pouco que ganho mal dá para poupar... lol
Mas posso dizer sou feliz com o pouco que ganho.

O dinheiro parece que nao mas é totalmente sinonimo de escravidao. É um modelo
Tem quem adore viver nesse modelo e olhar para tras e ver que viveu para fazer dinheiro (norma nem o gastam). Conheço gente assim como uma tia minha.
Vive obcecada em fazer dinheiro. Pode todos os dias ir para casa meter-se na cama com alta depressao , falta de amor proprio (se ainda souber o que é isso), stress,manipulacoes diarias, jogos com clientes, choros a dar a entender precisar de prestacao de clientes (pagamentoes prestacoes) ou ate chorar para fazer clientes negociar menos, etc... Mas acorda no dia seguinte pronta para fazer mais dinheiro sendo unico objectivo de vida aparente dela. Mas verdade seja dita ... Faz MUITO dinheiro. Quer pelo meu padrao de dinheiro como pelos vossos ( ja reparei q meu é maior portanto ) [:D][:D] como qq cidadao classe media alta e alta sem problemas.

Ja falamos sobre isso em topicos como relogios e ate em private

Eu optei por uma vida mais calma (estava esgotado e infelizmente durante mais um ano fui para uma terriola de m**A que nao ajudou em nada... invejas e invejas) . Mas agora ja organizei e estou bem e cada vez melhor :) Eu fazia um bom dinheiro à uns anos. E ao fim ao cabo ainda faço... Mas menos (parte opçao).

Começou a ser uma vida com um preço que achava caro. Acho que todos nós devemos ter ciclos. Uns mais calmos outros mais stressados. Acho que deves estar no limite de um e é bom que tenhas consciencia disso antes de depressao profunda (onde vais ficar doente a serio).

Posso dizer que ja ganhei 3000€ (ate mais em varios meses) e nao era por isso muito mais feliz. A percepçao de dinheiro é que muda. O que parece muito deixa de ser. Se nao consegues poupar nada e começas a poupar mais de 1500€ mês o dinheiro vira "facil". Mas nao traz felicidade.
Mas claro que melhor tê-lo e ser infeliz q nao o ter e ser infeliz na mesma...
Tambem conheço algumas pessoas em private que ja tiveram pensamentos suiçidas serios e eram pessoas de classe alta com bom ordenados para padrao europeu, etc... Tanto foi que optou mudar completamente de vida para nao cair na tentacao. Nao é tao raro assim. Agora lembrei-me ate de outro caso de um amigo meu relojoeiro (dos de "ALTA GAMA") na suiça já com grande cargo e preferiu sair da Suiça pq a vida dele era trabalho e trabalho, e apos o cancro e morte do pai (vivia tambem na suiça e morreu na suiça) optou vir para portugal que ate mal conhecia pelo que percebo simplesmente para quebrar aquela rotina...Nao estava na suiça a lavar panelas. Tinha formacao superior e bom cargo mesmo. A mulher dele (suiça) por exemplo nao entendia a necessidade dele visitar o pai todos fins de semana. Ele sabia que o pai ia morrer e para ela nao era motivo de o visitar periodicamente... Acabou com ela, despediu-se e veio para cá sem nenhum objectivo profisisonal. Queria era fugir daqueles pensamentos (como eu o entendo). Mas de momento esta felizmente bem (ultima vez q o vi pelo menos e ja com bom trabalho , mas sem aqueles ordenados).

A vida nao é la fora Cor de Rosa como pintam. Ganhas. Mas trabalhas q nem um cão.

Indiferente.Nem entendo esta afirmação. Ser infeliz com ou sem dinheiro é igual. Infeliz é infeliz, verdade de La Palisse.[;)]

Indiferente.Nem entendo esta afirmação. Ser infeliz com ou sem dinheiro é igual. Infeliz é infeliz, verdade de La Palisse.[;)]

Sim, sem duvida. O que se pretende afirmar com este chavão é que, já que é para ser infeliz, ao menos que não falte conforto e desafogo financeiro.

Tema sempre interessante!

É muito difícil e até diria frustrante juntar dinheiro suficiente para um gajo se reformar mais cedo (imaginemos aos 40 ou 45 anos).

Por norma, as pessoas sacrificam-se demasiado para obterem um pequeno conforto extra que seria facilmente substituível por um bom passeio ou um bom convívio.

Por outro lado, o valor do dinheiro é tanto maior quanto menor for o nosso tempo e esforço para o ganhar!

500€ sem fazer nada valem provalmente mais do que 900€ ou 1000€ a trabalhar 40 horas semanais num trabalho que se desgoste [;)]

Last edited:
Estás a gozar, não!!?

Da pré história para hoje, não mudou muito para a grande maioria do planeta.
Hoje mais gente passa fome que na pré história ou em qualquer era temporal, têm de combater os elementos, a mortalidade continua a tirar a sua quota parte e muitos nem acesso a uma miserável aspirina têm.

que pérola.

A ideia não é em valores, mas sim em tempo de vida perdido, abdicando de outras coisas, para o ter.

Por exemplo na pré-história andavam á caça em familia todos felizes... E nós?

Passavam a maior parte do tempo cheios de fome, em grande privação.
Caçavam e recolhiam alimentos para matar a fome.

Tinham que migrar de modo a poderem conseguir sobreviver com os diferentes climas, etc.

Na Coreia do Norte e em Cuba nao há diferencas.

Em países escandinavos as coisas funcionam porque estao cheios de escandinavos com mentalidades e percursos de vida parecidos. Quando se adicionam elementos externos com outros backgrounds acontecem coisas destas: Sixth night of violence in Sweden, but police say capital calmer | Reuters

Tomemos o exemplo do mundo, em que o PIB per capita é de 10-12 mil dolares, em Portugal é de 25 mil. Estavas disposto a abdicar de 50-60% da tua riqueza (e eventualmente ter um nível de vida inferior) para teoricamente fazer o mundo feliz?

Ora aí é que está a grande questão, abdicarmos nós, um comum cidadão português, de parte da nossa riqueza para que um africano, chinês ou indiano desta vida pudesse ter um pouco mais da nossa "igualdade" económica...Aí decerto para os que defendem a igualdade, já metade (ou mais) fugirá com o rabo à seringa. Como disseste e bem, essa ideologia política já foi posta em prática, resultou bem durante um curto periodo de tempo (em que a ditadura imperava) e depois foi sempre a cair porque o factor erro humano (ou seja a tendência de diferenciação que existirá sempre em todos os humanos) veio ao de cima.

Posso dizer que neste momento devo viver num dos países de primeiro mundo em que existe mais igualdade económica. No entanto muitos por aqui estão longe de serem felizes. Tanto é que a droga por cá é um muito maior flagelo do que em Portugal. O alcool é vendido em lojas estatais e não em qualquer supermercado, nem pode ser comprado a qualquer hora do dia, o alcool para feridas não é vendido à toa como em Portugal, etc, etc.

A felicidade atinge-se quando nos sentimos bem connosco próprios. Quando somos acarinhados pelos outros (que ajuda a levantar a auto-estima). E isso pode ser atingido independentemente da condição económica que temos. Claro que termos uma condição económica abastada ajuda a sermos felizes, mas não é unica condição, muito longe disso.

que pérola.

É a realidade, hoje apesar de toda a tecnologia, morre-se mais do que na pré-história e até quase á nossa era pré -industrial e revolução tecnológica.
Está bem que temos tecnologia, temos meios de combate a doenças, mas se vermos bem nada mudou.
Na pré-história eramos um pouco mais de milhão se chegassemos a isso (numero inventado), mas morriamos mais em percentagem de diversas causas.
Actualmente somos mais de 7000 milhões, em termos numéricos com as pessoas que morrem por ano dava para manter uma evolução sustentável da natalidade na pré historia e mesmo nos sec mais proximos á nossa era.. lol
Na pré-historia e quase até aos nossos dias, o acesso a medicamentos e conhecimentos que permitem evitar contagio é quase o mesmo, havendo paises que preferem ainda acreditar em feitiçarias em vez de higiene, educação e prevenção.
A maior parte dos que morrem continuam a ser os menos instruidos em paises onde educação ou meios de auto promoção não são acessiveis.

Se dividirmos o mundo em secções e lhes dermos as faces de um dado, pode-se fazer um jogo mental, as primeiras 3 faces pertencem a dois continentes frente a frente com numero 1 e 2 e ilhas ou paises isolados que apostam na educação e inovação tecnologica com o numero 3.
1 America 2 Europa, o numero 3 pode ser o japão e outras poucas nações em ascensão não integradas em continentes.
No entanto as faces representando o numero total de habitantes e até certa forma nivel de educação e evolução tecnologica do 1º mundo é fraquissimo face a numeros que representam o 3º mundo como o 5 Africa ou o 6 Ásia como continente ou mesmo o 4 dividido por diversos paises entre e fora dos ditos continentes.

Um autêntico paradoxo.

O que se passa no mundo é um pouco como o ditado.
O que não mata, engorda... lol

Cada vez mais os menos evoluidos, e que deviam ser os menos capazes, aumentam de numero, enquanto que nos paises de 1º mundo ex America e Europa, mesmo japão há muito se discute a fraca taxa de natalidade, apesar de existir (qualidade de vida) e tudo o que se precisa para se viver confortávelmente sem grandes problemas.

Nos paises de 3º mundo, há guerras, há fome, instabilidade, crises que nunca abalam, e olhem para eles.
Cada vez são mais e mais, vêm doenças, exterminios, intempéries e tal...

Curioso, não.

Faz-nos pensar, quem realmente está a evoluir, se toda a tecnologia e todo o saber do mundo são realmente bons para o homem.
Somos todos iguais num mundo redondo, mas uns são mais que outros no chão que pisam...

psss: e um caracol percorre mais distancia variando do ponto de que o observamos.

Last edited:
...
Os meus pais pagaram um preço elevado, demasiado até, para que os filhos tivessem outras oportunidades.
Ficaram sozinhos.

...
Mas se eles se sentem felizes assim....
Se não se sentem felizes, entendo que compete aos filhos, em primeira istância, contribuir para que a alegria possa existir nas suas vidas. [;)]

Actualmente somos mais de 7000 milhões, em termos numéricos com as pessoas que morrem por ano dava para manter uma evolução sustentável da natalidade na pré historia e mesmo nos sec mais proximos á nossa era.. lol
Na pré-historia e quase até aos nossos dias, o acesso a medicamentos e conhecimentos que permitem evitar contagio é quase o mesmo, havendo paises que preferem ainda acreditar em feitiçarias em vez de higiene, educação e prevenção.
A maior parte dos que morrem continuam a ser os menos instruidos em paises onde educação ou meios de auto promoção não são acessiveis..

tirando a parte de saberes a percentagem de morte na pré-história e outros números dessa era, no resto deste excerto contradizes te a ti mesmo, sendo que no resto da participação não fazes sentido nenhum.
Pegando apenas no que eu comentei como sendo uma pérola, dizer que nada mudou desde a pré-história é estapafúrdio.

É a realidade, hoje apesar de toda a tecnologia, morre-se mais do que na pré-história e até quase á nossa era pré -industrial e revolução tecnológica.
Está bem que temos tecnologia, temos meios de combate a doenças, mas se vermos bem nada mudou.
Na pré-história eramos um pouco mais de milhão se chegassemos a isso (numero inventado), mas morriamos mais em percentagem de diversas causas.
A maior parte dos que morrem continuam a ser os menos instruidos em paises onde educação ou meios de auto promoção não são acessiveis.

Se dividirmos o mundo em secções e lhes dermos as faces de um dado, pode-se fazer um jogo mental, as primeiras 3 faces pertencem a dois continentes frente a frente com numero 1 e 2 e ilhas ou paises isolados que apostam na educação e inovação tecnologica com o numero 3.
1 America 2 Europa, o numero 3 pode ser o japão e outras poucas nações em ascensão não integradas em continentes.
No entanto as faces representando o numero total de habitantes e até certa forma nivel de educação e evolução tecnologica do 1º mundo é fraquissimo face a numeros que representam o 3º mundo como o 5 Africa ou o 6 Ásia como continente ou mesmo o 4 dividido por diversos paises entre e fora dos ditos continentes.

Um autêntico paradoxo.

O que se passa no mundo é um pouco como o ditado.
O que não mata, engorda... lol

Cada vez mais os menos evoluidos, e que deviam ser os menos capazes, aumentam de numero, enquanto que nos paises de 1º mundo ex America e Europa, mesmo japão há muito se discute a fraca taxa de natalidade, apesar de existir (qualidade de vida) e tudo o que se precisa para se viver confortávelmente sem grandes problemas.

Nos paises de 3º mundo, há guerras, há fome, instabilidade, crises que nunca abalam, e olhem para eles.
Cada vez são mais e mais, vêm doenças, exterminios, intempéries e tal...

Curioso, não.

Faz-nos pensar, quem realmente está a evoluir, se toda a tecnologia e todo o saber do mundo são realmente bons para o homem.
Somos todos iguais num mundo redondo, mas uns são mais que outros no chão que pisam...

psss: e um caracol percorre mais distancia variando do ponto de que o observamos.

Juro que nao percebi onde queres chegar com esse palavreado todo.

tirando a parte de saberes a percentagem de morte na pré-história e outros números dessa era, no resto deste excerto contradizes te a ti mesmo, sendo que no resto da participação não fazes sentido nenhum.
Pegando apenas no que eu comentei como sendo uma pérola, dizer que nada mudou desde a pré-história é estapafúrdio.

1º Não me contradigo

2º Obvio que não sabes interpretar o que escrevi ou leste bem mal o que escrevi, pois os numeros que meti no comentário são inventados e está referido no proprio texto.
Não sou adivinho, portanto tive de meter numeros ficticios, apenas para dar a ideia o (numero inventado) está lá referido por alguma razão.

Quanto ao resto, comparando que na pré-historia eramos muitissimo menos que hoje, continua-se a morrer devido a grande parte do que o user expôs no primeiro comentário.
Daí eu ter afirmado que hoje apesar de melhores condições, as melhorias acabam por ser superficiais, pois se voltarmos a territórios ditos de 3º mundo, grande parte dos problemas da pré-história, continuam presentes hoje em dia.

E sim hoje morre-se mais do que na pré história, comparando numeros nem que fossemos 100 milhões nesse tempo o que duvido, acho que é mais que obvio.

m4nn1pul0, tu desculpa mas acho que não deves estar a conseguir fazer passar a tua mensagem como deve ser. É que não se percebe ao certo o que queres dizer.

pelo que eu sei e no meu ponto de vista na pré historia morria-se de tudo e mais qualquer coisa ou de uma simples infeção ou ferida, fome, desastres naturais ate tribos inteiras, doença o nosso próprio organismo ainda não era tão evoluído como hoje mesmo que nos não decorreremos a vacinas hoje o nosso organismo hoje e muito mais resistente a doenças o mesmo já não se diz em força [:D], em essa hera morria-se de uma simples constipação ou das mais banais das coisas a idade máxima alcançável pra i pros 30 anos contudo foi estas dificuldades que moldaram o organismo do homem a criar resistência e imunidade para sobreviver o que levou ao próprio desenvolvimento do cérebro a nossa maior e mais letal arma, ainda hoje um ser humano que resida em regiões com altos índices de doença o seu próprio corpo gera mais defesas para conseguir sobreviver em esse ambiente do que um outro individuo que resida em um ambiente menos hostil mas isso nao significa que não bata a bota pois existem limites ao que o corpo aguenta.

de certo que vocês veem os canais da discovery o national geografic...

o que m4nnpul0 quererá dizer será:

comparando o antes com hoje (antes não havia o que há hoje) hoje podiam ocorrer sim ainda menos mortes do que ocorrem em certas situações pois temos muito conhecimento e recursos que não são usados apenas porque não podem pagar resume-se tudo a dinheiro mas não podemos generalizar pelo mundo foram existem todo o tipo de associações humanitárias que ajudam pode não ser o suficiente mas sempre que há um desastre natural ou fome a ajuda chega infelizmente não a todos mas felizmente a muitos e antes não havia nada de isto civilizações foram perdidas simplesmente porque não havia ajuda para se voltarem a erguer devido a desastres naturais ou outros elementos, hoje isso è quase impossível a não ser que seja um desastre global.

Last edited:
Li aqui coisas que de facto sao autenticas pérolas...

Nao vou aprofundar pq acho que termina quase sempre a ser perda de tempo (se nao mesmo sempre)
Só para dizer que na idade média e inicio de era industrial os Pais norma nem sequer ganhavam afecto aos filhos ate aprox aos 4 anos de idade.
Por norma nem nome tinham... E por norma nem eram registado...

E porque ? Perguntam alguns putos que por aqui andam a escrever m***a
Porque a taxa de mortalidade infantil era o padrao.... Viver apos esse periodo aprox de 4 anos é que era raro.

Criaram-se cultos tao mormidos como este
children Archives - The Skull Illusion

Este link foi o primeiro que encontrei (existem melhores) e estamos ja a falar de um peridodo "recente"

Porque acham q era comum logo no nascimento ou proximo batizar-se as crianças ? Pelo simples facto q se acreditava q apenas apos isso teria hipotese de ir para o ceu e terem alma. Como mortalidade infantil era a "norma" era importante para os pais pelo menos salvaguardar a alma... Mas laços afectivos nao se criavam...

Certas pessoas que tenham cuidado para nao escrever tanta... E depois ainda querem falar de estatisticas como se "como indiquei claramente" as crianças ate certa idade norma nem eram registadas... O importante era o batizado. Essas nem entravam em registos

Last edited:

Completamente falso
Nunca viram o filme em que a Soraia Chaves faz de pu*a de luxo ?
O ex dela q era da PJ pergunta:
- Es Feliz ?
E responde
- Nao. Mas ja nao era feliz antes. Prefiro ser infeliz a andar de Audi TT descapotavel e jantar fora em grandes restaurantes e hoteis, que ser na mesma infeliz e andar de autocarro...

O que quero dizer é que nem se pode considerar sequer que existe apenas 1 nivel de infelicidade. Existem varios.
Eu acho que neste momento seja um pouco infeliz. Mas ja fui bem mais infeliz. E sem duvida ter capacidade economica para de vez em quando poder fazer algo que me deixa feliz (nem que seja uma hora ou duas) é bem diferente que viver num buraco constante de infelicidade. Esse é tambem por exemplo o paradigma de quem recorre a prostitutas de luxo. Pode ser um homem infeliz, mas naquele peridodo em que esta com uma mulher que procura transbordar tudo aquilo que um homem sonha (mesmo sendo falso e ambos saberem disso) vai viver algumas horas "que pagas" de felicidade... É um paradigma mas real... Elas sabem que nao é só sexo. É dar um momento de felicidade...Um momento que seja de ilusao.

Como a frase: "deixa-me viver essa mentira"... pq nao ? Mais vale às vezes uma feliz mentira que uma dura realidade...

Last edited:
um mal necessário para se viver,que gera muitas cobiças,avarezas etc ... o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal [;)]

pelo que eu sei e no meu ponto de vista na pré historia morria-se de tudo e mais qualquer coisa ou de uma simples infeção ou ferida, fome, desastres naturais ate tribos inteiras, doença o nosso próprio organismo ainda não era tão evoluído como hoje mesmo que nos não decorreremos a vacinas hoje o nosso organismo hoje e muito mais resistente a doenças o mesmo já não se diz em força [:D], em essa hera morria-se de uma simples constipação ou das mais banais das coisas a idade máxima alcançável pra i pros 30 anos contudo foi estas dificuldades que moldaram o organismo do homem a criar resistência e imunidade para sobreviver o que levou ao próprio desenvolvimento do cérebro a nossa maior e mais letal arma, ainda hoje um ser humano que resida em regiões com altos índices de doença o seu próprio corpo gera mais defesas para conseguir sobreviver em esse ambiente do que um outro individuo que resida em um ambiente menos hostil mas isso nao significa que não bata a bota pois existem limites ao que o corpo aguenta.

de certo que vocês veem os canais da discovery o national geografic...

o que m4nnpul0 quererá dizer será:

comparando o antes com hoje (antes não havia o que há hoje) hoje podiam ocorrer sim ainda menos mortes do que ocorrem em certas situações pois temos muito conhecimento e recursos que não são usados apenas porque não podem pagar resume-se tudo a dinheiro mas não podemos generalizar pelo mundo foram existem todo o tipo de associações humanitárias que ajudam pode não ser o suficiente mas sempre que há um desastre natural ou fome a ajuda chega infelizmente não a todos mas felizmente a muitos e antes não havia nada de isto civilizações foram perdidas simplesmente porque não havia ajuda para se voltarem a erguer devido a desastres naturais ou outros elementos, hoje isso è quase impossível a não ser que seja um desastre global.

Sim Paulo 3000 em parte é isso que referes que tentei dizer, mas vai para além disso e está lá tudo explicado, os outros se não entendem... peço desculpa, epah eu desenho mal.

A quem chamou de puto a quem vem aqui dar opiniões, nem comento o que acho dessas pessoas.
Só digo que é irrelevante e baixo, usar esse tipo de argumentos.

Back