Isso é como o outro que diz que nunca traiu... mas nunca teve uma oportunidade forte para o fazer. []
Por exemplo, durante 5 anos eras capaz de abdicar de sabados e 5 horas por semana (a trabalhar) para te poderes reformar 15 anos antes do previsto?
... []
Por exemplo, durante 5 anos eras capaz de abdicar de sabados e 5 horas por semana (a trabalhar) para te poderes reformar 15 anos antes do previsto?
O que faz uma sociedade ser mais feliz é a igualdade.
Estudos assim o demonstram.
Ora em Portugal estamos no fundo da tabela e a descer cada vez mais.
O mais incrivel é que a grande maioria acha normal e defende essa desigualdade. Quer dizer que o capitalismo selvagem está mexer bem os cordelinhos e a formatar bem as cabecinhas.
Vêm sempre com aquelas desculpas, achas que um cirurgião deve ganhar o mesmo que um varredor de rua?
Eu digo, quando não houver diferenças vamos todos ser Felizes !
Isso de haver uma sociedade igualitária é uma enorme utopia. Não existe.
Os meus pais (e a maioria das pessoas desse tempo) passaram a vida a trabalhar na terra, para garantir o seu sustento. E continuam. Para eles, o famoso Estado Social está na ponta de uma enxada.
O que faz uma sociedade ser mais feliz é a igualdade.
Estudos assim o demonstram.
Ora em Portugal estamos no fundo da tabela e a descer cada vez mais.
O mais incrivel é que a grande maioria acha normal e defende essa desigualdade. Quer dizer que o capitalismo selvagem está mexer bem os cordelinhos e a formatar bem as cabecinhas.
Vêm sempre com aquelas desculpas, achas que um cirurgião deve ganhar o mesmo que um varredor de rua?
Eu digo, quando não houver diferenças vamos todos ser Felizes !
acrescento uma conversa que tive no outro dia com um doente octogenário, que se riu da crise, a propósito de me estar a dizer que nunca tinha comido tão bem na vida como agora. Dizia ele que com 10 anos trabalhava o dia todo e ganhava, por dia, o suficiente para comprar 4 pães pequenos. Concluiu o Sr. que isso equivaleria a ganhar hoje 0,40€/dia.
A conclusão que tiro, é que nos estamos tão mal habituados ( felizmente ) que nem nos apercebemos da sorte de estar num pais de primeiro mundo, com um mínimo indispensável, que falta a muitos milhões de pessoas, que como nos nao pediram para nascer, e foram nascer em Somalias e afins...
Não é verdade. Pois um dia, se adoecerem, têm direito a serem assistidos num hospital público, pago com o dinheio dos seus impostos, tal como tiveram direito a que fosses, se fosse essa a vontade deles, a estudares numa escola pública.
Não tenhamos dúvidas, quanto menos Estado Social, melhor para alguns, mas pior, muito pior, para a maioria.![]()
Uma coisa é o direito, e basta ler a Constituição para vermos a montanha de direitos que todos temos. Mas basta constatar a realidade para verificar de facto, como eles se aplicam.
Ou seja, para quem nada tem, 5000€ é muito...E para quem tem muito, 5000€ é pouco?
É um tema relativo nesse campo.
Acho é que o dinheiro tem um preço muito alto.
22 dias de trabalho, para 500€ na grande maioria dos casos. E 500€ valem quanto?![]()
Viva
Respondo-te com a última frase do meu post:
« Não tenhamos dúvidas, quanto menos Estado Social, melhor para alguns, mas pior, muito pior, para a maioria.»
Pois assim toda a gente ia para varredor, ainda que se goste muito da profissão de cirurgião não é?[O que se exige a um cirurgião é incomparavelmente diferente daquilo que se exige a um varredor da rua.
O impacto de um erro de um cirurgião é incomparavelmente diferente de um erro de um varredor.
O sucesso de um cirurgião, nomeadamente na realização de uma cirurgia complicada, é totalmente diferente de um sucesso laboral de um varredor de rua.
O varredor varre da mesma forma hoje, como varrerá daqui a 10 anos. Um cirurgião que opere hoje de uma forma e daqui a 10 anos opere da mesma forma é um nabo de primeira.
Há diferenças entre as duas profissões que escolheste e essas diferenças devem ser remuneradas de forma distinta.