Qualquer carro dá 200km/h...

A dúvida surgiu ao princípio com o Clio III e já me contaram que mesmo de ponteiro aquilo não passa dos 180/190. Mesmo que seja a cair de uma ravina.

Em plano claro que não dá 200, a descer é bem capaz de ir lá, claro que como já disseram marcar 200 no painel não significa 200km/h reais.
Referiram a descida de Esposende, quem vem de Viana para o Porto, é um sitio tão ingreme que de facto não é preciso muita coisa para marcar 200km/h (mesmo para um 1.5dCi).

Já agora, no Youtube não faltam videos destas coisas, assim de repente, Megane 1.5dci (e logo a versão de 80cv) a marcarem isso é comum, o Clio de 85cv se calhar não faz pior:
http://www.youtube.com/watch?v=cZUyb0y5-Ko
http://www.youtube.com/watch?v=j3o5r_b_Blw
Este segundo tem duas particularidades, passa-se em Portugal e como não podia deixar de ser o carro farta-se de pedir pela revisão (ver a ferramenta a piscar no CB), ao invés disso vai ali a levar calor a quase 5000rpm... só em Portugal!

Cumprimentos

Last edited:
o meu nao da:(

chega aos 190 em plano ate com alguma facilidade.. mas dps disso nao progride apesar de ainda ter mais ou menos 1500 RPM ate ao corte...

nunca experimentei numa descida mais acentuada [;)]

Agora assim de repente, só me lembro de dizer isto:

Qual é a utilidade "do carro dar 200", se a velocidade máxima permitida por lei é de 120 km/h (110 km/h para os Ligeiros de Mercadorias, mesmo os usados para fins particulares)?

Há aqui alguém que vive na Alemanha para andar nas Autobahn sem limites?
Há aqui alguém que é motorista de algum membro do governo, e/ou é condutor profissional de alguma autoridade?
Há aqui alguém que vive ao lado do (e tem acesso ao) Autódromo do Estoril?

É como a velha questão da árvore que cai na floresta sem ninguém por perto... será que faz barulho? A resposta certa nem é sim nem não, é PORQUE RAIO VOU PERDER TEMPO EM RESPONDER!

Qual é a utilidade "do carro dar 200", se a velocidade máxima permitida por lei é de 120 km/h (110 km/h para os Ligeiros de Mercadorias, mesmo os usados para fins particulares)?

Há aqui alguém que é motorista de algum membro do governo, e/ou é condutor profissional de alguma autoridade?

É como a velha questão da árvore que cai na floresta sem ninguém por perto... será que faz barulho? A resposta certa nem é sim nem não, é PORQUE RAIO VOU PERDER TEMPO EM RESPONDER!

calma, estavamos apenas a debater a física do assunto[;)]

acho k todos se esqueceram do pequeno pormenor que todos os veiculos foram testados em circuito fechado :sh)[:D][:D][:D]

Oh jarod, isso também já é um pouco de impliquice a mais.:(

Fisicamente é facil provar que assim o é, e nisso me basio e acredito.
atençao que basta haver uma pequena assentuaçao para isto nao ser vdd,
pois o peso do carro seria maior, logo mais força a puxar para traz caso ele suba.

repara..
quais as forças que impedem um carro de andar mais.
a força gravitacional nao é pois se é uma recta pura de 0% de inclinaçao, a gravidade faz um angulo de 90º com a trajectoria logo o trabalho realizado por esta força é zero.
entao a unica força que actua é so e somente a força do atrito, força que o ar exerce no carro e/ou a impossibilidade neste caso do carro nao andar mais devido as ruas relaçoes de caixa.
entao por isto afirmo que o peso em nada interfere.
boa noite

Concordo plenamente, e isso sempre foi comprovado na prática desde o tempo em que um carro grande e outro médio tinham o mesmo motor e caixa, ainda não havia centralinas.
O acréscimo de atrito (de rolamento) dos pneus é desprezável em relação aos restantes atritos, especialmente o do ar.

O peso apenas interfere no tempo que o carro leva a atingir a velocidade máxima, após "embalar" terá uma influência mínima ou praticamente desprezável.
O que mais influencia a velocidade máxima é a relação entre a potência e aerodinâmica, sendo este o item fulcral.

Basta dizer que tenho 2 carros com o mesmo motor, o 214 (1090kg) e o 400 (1200kg), sendo que o 214 é sempre bem mais rápido e reprisa melhor em qualquer situação. No entanto, chega aos 190 de ponteiro com bastante facilidade e daí para a frente apenas avança muito vagarosamente, isto sem apanhar descidas, nunca passando dos 200kmh (de ponteiro), sem apanhar uma ligeira descida.
O 400, sendo bem mais lento a chegar aos 190, daí para a frente continua num ritmo quase igual, passando ligeiramente os 200, em recta, a descer então, quebra essa barreira com muito maior facilidade, não há qualquer comparação com o 214 sequer.
Pesa mais cerca de 100kg, tem um cx. bastante melhor de 0,30, contra 0,34 do 214.
Curiosamente, a velocidade máxima anunciada do 400/45 Saloon (o meu é o Hatchback), ainda é superior em 3km/h[:D] (187km/h) e o carro tem um cx de 0,28 ou 0,29. [;)]

Em plano claro que não dá 200, a descer é bem capaz de ir lá, claro que como já disseram marcar 200 no painel não significa 200km/h reais.
Referiram a descida de Esposende, quem vem de Viana para o Porto, é um sitio tão ingreme que de facto não é preciso muita coisa para marcar 200km/h (mesmo para um 1.5dCi).

Já agora, no Youtube não faltam videos destas coisas, assim de repente, Megane 1.5dci (e logo a versão de 80cv) a marcarem isso é comum, o Clio de 85cv se calhar não faz pior:
http://www.youtube.com/watch?v=cZUyb0y5-Ko
http://www.youtube.com/watch?v=j3o5r_b_Blw
Este segundo tem duas particularidades, passa-se em Portugal e como não podia deixar de ser o carro farta-se de pedir pela revisão (ver a ferramenta a piscar no CB), ao invés disso vai ali a levar calor a quase 5000rpm... só em Portugal!

Cumprimentos
O Mégane 80cv dá os 200km/h, mas digo-te já que tem de ser com muuuita pachorra e com uma descida das valentes! (testado em circuito fechado, claro)

Nem todos os carros dão 200km/h, mas hoje em dia devem ser mais os que dão 200km/h do que os que não dão. Claro que falo de ponteiro, o que pode não corresponder à velocidade real. Além disso, há carros que dão 200km/h com muita dificuldade, e outros mantêm essa velocidade (e transpõem-na) facilmente, mas esses já são mais escassos... [:cool:]

Os Lagunas depois de embalados andam todos muito bem, também fruto da boa aerodinâmica. Quanto é que já conseguiste com a tua, Romão?
Sei de quem tenha feito 220kmh, com uma DCi de origem.

A massa de um carro é uma componente desprezável no que consta à velocidade máxima.

Anyway, a PTCruiser da minha mãe (1.6 115cv) difícilmente passava dos 170-180 km/h em plano... para chegar aos 200 precisava de uma descida muuuito grande! [:D]

O motor até era porreiro (é o mesmo do nosso Cooper S mas sem o supercharger), o problema era mesmo a aerodinâmica pior que a de um caixote que aquilo tinha.. [:cool:]

Last edited:
Qualquer carro dá 200km/h...

... Esta é uma frase que se houve com alguma frequência e que me foi proferida por um amigo recentemente, fazendo-me pensar: "Será que é mesmo assim?"

Pois bem, de uns quantos carros que verifiquei havia um largo conjunto deles que não dá nem de perto nem de longe 200km/h. Por exemplo:

Renault Clio III 1.5dCI 85cv - 174km/h
Fiat GPunto 1.3 Multijet 90cv - 175km/h
Mitsubishi Colt CZ3 1.5 DI-D 95cv - 180km/h
Citröen
C3 1.6HDi 110cv - 190km/h
Opel Corsa GTC 1.7 CDTI 125cv - 195km/h

E esta pequena amostra está longe de ser apenas de carros de gama baixa, sendo todos eles modelos já médios a nível de motorização e potências. Basta ver que um Mini Cooper tem uma vel.max de 203km/h!

Ou seja, será este "Qualque carro dá 200km/h" mais um mito do mundo automóvel?

A frase refere-se a carros, não a fritadeiras![:D]

Muito dão 200 de ponteiro, na minha 206 cheguei a dar 200 de ponteiro e no GPS marcava 188 km/h o que já é muito para um carro que de vel de ponta é de 180 km/h, também era a descer. :)

As marcas muitas vezes metem o mesmo quadrante para todas as versões dos carros, gasolina ou diesel. Isso também nada quer dizer..

Por acaso quando era puto adorava ver quanto um carro marcava e o numero de ponteiras que tinha :p
Mas ólha que neste caso especifico não,com o motor de100cv o mostrador já só vai aos 220,se a marca tivesse lá posto um desses na versão do meu,garanto-te que já tinha dobrado o ponteiro,no entanto a marca anuncia de vel. max. 207km/h,por isso em teoria chegava,percebes agora o que quiz dizer?[;)]
Ao que o mostrador marca,não ligo,mas confesso que gosto de ver um maquinão com 4 "bufadeiras",se forem de origem é sinal que há ali muito motor a "fumar".[br:)]

Last edited:
Penso que o que influencia a velocidade maxima do carro (Desprezando o coeficiente aerodinamico e logo resistencia ao ar), é mesmo as relações de caixa,potencia,e diametro das rodas se nao estou demasiado esquecidos das aulas de vias de comunicação :).
claroque depois no mundo "real" entra o atrito,logo a estrada em si influencia,os pneus,vento,inclinação...etc etc..
penso que praticamente qualquer carro recente com cilindrada acima de 1200 consegue atingir os 200km/h de ponteiro,tirando claro algumas excepções..
eu nunca tive coragem de levar o meu pra la dos 180...

Toda a gente sabe que os Opel Corsa e Astra equipado com o super poderoso motor 1.3CDTI passam com facilidade os 220 ... muitos passando os 230 quilómetros horários ... Nas montanhas da Escócia até se fala num domingo tenebroso em que um GTC surgiu do nevoeiro a mais de 240 ehehh

Back