Quando é que uma rotunda é uma rotunda?

Não é verdade...basta que as entradas da rotunda possuam cedências de passagem para o ser.

Não é por isso que se considera rotunda. Isso é uma mera coincidência. Segundo o Código da Estrada, uma rotunda tem que estar sinalizada com o sinal de sentido giratório obrigatório que obedece a determinadas regras. Não tendo esse sinal, não é considerado rotunda. É apenas um cruzamento comum com uma placa redonda no meio.

Se nas entradas da placa giratória houver sinais de cedência de passagem, é rotunda. Não é preciso esse sinal.

Se nessas entradas houver sinais de cedência de passagem, tal como podem existir em qualquer cruzamento/entroncamento, não quer dizer que é rotunda... mais ainda, se não for acompanhado pelo sinal de sentido obrigatório giratório, 100% de certeza que não é uma rotunda!

Obrigado a todos, era o que pensava. Para ser rotunda tem de estar sinalizada como tal, o que não acontece.

Sim, mas pode conseguir tornar-se uma "rotunda" sem placa. Se por exemplo todas as entradas tiverem um aproximação de estrada com prioridade ela transforma-se numa rotunda sem precisar de estar sinalizada como sendo.

Não sei se me expliquei bem.

O que mais gosto nesta febre recente das rotundas é que as fazem como descreves no desenho, ou seja, sem a rotunda estar realmente em frente a todas as entradas. há quase sempre uma entrada que quem passa nela não vê a rotunda directamente á sua frente e o que acontece é que se borrifa para a sinalização e toca de entrar á bruta.
Isso é propositado. É para tirar a prioridade a quem a tinha. No caso do desenho provavelmente que vinha da rua "vertical" não tinha prioridade. Com esta "plantação" obriga os condutores que vêm na rua "horizontal" a reduzir bastante a velocidade para que os da rua "vertical" possam entrar "à cavalo". É isto e os arbustos no separador central antes da rotunda, mas só na via que deve perder a prioridade. Estes autarcas são uns espertalhões.

E para complementar, a rotunda deve estar sinalizada entre 150 a 300 m da intersecção de vias, pelo sinal B7 do R.S.T., ou caso esta distância não seja possível, colocado o referido sinal com placa adicional da distância.

Já que falam do Porto e vias com prioridade digo uma que toda a gente conhece e os taxistas aproveitam-se a passar lá à leões, que é na descida dos clérigos ao fundo há uma rua de paralelos que vem da ribeira que é a direita e não tem qualquer sinal de cedência, uma vez ia lá a de taxi e o taxista atravessou dessa rua para aquela rua estreita que passa atrás do banco de portugal quase sem olhar eu fiquei com uma cara ao que ele me diz "opa eu vinha pela direita, e ando ali com o para-choques fod*** e a suspensão já não anda grande coisa... "

Eu nessa não entro à campeão, mas não facilito. Direitas são para se cumprir por isso quem vem de cima à que parar :)

Voltar
Superior