Quantos kms tem o vosso bólide...???

Pouco depois do Natal apanhei um à minha frente num nó de ligação a uma AE...só se via fumo preto...impressionante...era praticamente impossivel ver para além daquela cortina de fumo...

ora hoje o meu bólide fez 20 anos hoje, 21 de setembro, desde que foi matriculado. tem andado comigo todos esses anos, foi já a alguns países, nunca me deixou mal, raramente se queixa e teve sempre garagem fechada ou lugar de garagem. ainda estas férias fez mais de 2000kms numa semana em portugal, espanha e gibraltar e ainda no final de agosto fez mais uns 750 em 3 dias de passeio.
só não tem mais 60/80/100 mil em cima porque eu trabalhei 5 anos longe de casa em vários pontos do país e quem andava com ele era a minha esposa.
viu a minha esposa, as minhas filhas, que gostam muito dele, já o emprestei por uns dias, mas cá continua a dar-me um sorriso quando piso o acelerador.

parabéns, tartaruga rápida, amigo do coração! apr:)

ora hoje o meu bólide fez 20 anos hoje, 21 de setembro, desde que foi matriculado. tem andado comigo todos esses anos, foi já a alguns países, nunca me deixou mal, raramente se queixa e teve sempre garagem fechada ou lugar de garagem. ainda estas férias fez mais de 2000kms numa semana em portugal, espanha e gibraltar e ainda no final de agosto fez mais uns 750 em 3 dias de passeio.
só não tem mais 60/80/100 mil em cima porque eu trabalhei 5 anos longe de casa em vários pontos do país e quem andava com ele era a minha esposa.
viu a minha esposa, as minhas filhas, que gostam muito dele, já o emprestei por uns dias, mas cá continua a dar-me um sorriso quando piso o acelerador.

parabéns, tartaruga rápida, amigo do coração! apr:)

Como está em termos de desgaste e aspeto exterior e interior?

exterior pintei-o com 18 anos pela primeira vez, pois estava a começar a ficar desgastado no teto e o capot tinha já muito desgaste. por dentro as imitações de pele resistiram até hoje, embora o volante esteja com a pele desgastada na parte de cima, mas fixa e direita. tem um pequeno corte no banco do condutor há já uns bons anos, mas nunca aumentou de tamanho. o teto tem que ser colado há já uns 4 anos, mas como é carro do dia-a-dia e só tenho tempo praticamente 1 semana no natal e depois nas férias grandes, meti-lhe uns quantos pioneses e anda assim. já fez dezenas de milhar de kms assim. houve uma vez quando começou a descolar que fui a um estofador, mas eram precisos uns 3 dias e tinha lista de espera. desisti e tem andado até hoje. talvez quando comprar novo carro lhe faça isso.

de resto tem só uma situação qu a mim não me chateia muito, que é o encosto de braço no meio, que ficou travada na posição para o alto há já muitos anos. já tentei de todas as formas e feitios, até forcei, mas nada. é chato se for alguém no meio, mas geralmente andamos os 4 no carro e aquilo não incomoda.

de resto sempre a rolar, raramente se queixa e pouco material tem levado ao longo destas duas décadas. tive um carocha durante quase 5 anos, comprado com 25, depois partilhei uns tempos, ainda com o carocha, um zx 1.1i que tinha sido do meu pai e era da minha mãe, passou para mim e ainda foi para o meu irmão (durou 17 anos lá em casa e viajou por uns quantos países também, tendo levado um motor 1.4i entretanto) e depois este, comprado com 3 meses e 13247kms na seat em gaia.

Fiat Punto 1.3 Mjet de 2003, 473000, já mudou a corrente de distribuição 2 vezes.
Fiat Punto 1.2 16V, 2001, 344000, consome 1l de oleo a cada 5 mil kms, mas continua com um trabalhar sereno, sem batidas.

sim, no tempo dele era bem bom. agora é só um carro rapidinho. [:D]

Nuno, presumo que já tenha comentado, mas volto a repetir que o meu irmão que vive por Espanha há aproximadamente 30 anos adquiriu em 2004 a estrear um Seat Leon 1.9 TDI 150cv FR e presentemente ainda o possui (presumo que já com mais de 400.000 km) e comenta que até agora foi a viatura mais fiável que teve (mas como será evidente já deu alguns pequenos problemas).

Deixo aqui uma foto do mesmo captada em 2021:

Nuno, presumo que já tenha comentado, mas volto a repetir que o meu irmão que vive por Espanha há aproximadamente 30 anos adquiriu em 2004 a estrear um Seat Leon 1.9 TDI 150cv FR e presentemente ainda o possui (presumo que já com mais de 400.000 km) e comenta que até agora foi a viatura mais fiável que teve (mas como será evidente já deu alguns pequenos problemas).

Tens um irmao mesmo parecido contigo! 😁

esse é um leon topsport, o FR saiu precisamente em setembro de 2004. o meu continua original, à exceção de uns sensores de matrícula que coloquei quando adquiri o carro, pois vinha sem sensores. custaram 30 e tal euros e a montagem outro tanto e até hoje continuam a funcionar como no primeiro dia, mesmo após praticamente 20 anos de uso.

curiosidade: no auto-doc.es esse leon aparece como sendo de 90cv, noutro site espanhol aparece a cilindrada e eu que escolha a cavalagem que quero, noutro nem aparece nada na base de dados deles e só na oscaro é que aparece como sendo de 150cv. em espanha era normal aparecerem leons amarelos e de longe a longe um branco. uma vez vi um tunado, acho que em PT, que lhe fizeram o contrário do normal. algum iluminado pegou num preto e pôs-lhe um capot pintado de branco e o teto também. já não me lembro se a mala também estava assim. :sh) [:vm)]

quando vivia em braga e eles tinham uns 6 a 10 anos de existência desde que tinha saído o modelo, viam-se bastantes importados. hoje em dia é raro de encontrar um. quer pela idade, quer por muitos terem sido alterados com mais 40 e 50cv e terem batido também. em braga via muitos pretos como o do teu irmão. aqui os amarelos eram os cupras e havia alguns pretos também, um deles em braga com os tais 225cv. na altura disse-me um tipo de uma concessão seat que visitei que 5€ dava para 30 a 35kms e nessa altura a gasolina era a pouco mais que 1€! [:D]

já agora e não querendo fazer mais offtopic, fui recuperar uma foto de 15/09/2022, 2 anos passados, portanto, quando tinha acabado de sair do pintor. ia ser aos 20 anos, mas entretanto o capot estava a ficar mauzinho de aspeto e decidi antecipar. queria ir aos picos da europa uns 3 dias e passar por leon com ele este ano, só naquela do "eu quero, posso e mando e o carro também". [:cool:] vamos ver no que vai dar.

Leon é muito perto daí, até num fim de semana dá. [:cool:]

Em 2022 estava muito bonito ainda! A pintura foi coisa para 1000-1500€?

750€. mas não pintou cofre de motor, só por fora, atenção. o meu sobrinho já lá pintou uns carros, o último um visa 600cc e tem lá outro clássico (LNA) em lista de espera. o mito é que nunca mais... o meu pai há poucos anos pintou o volvo dele na zona onde vive e foram 1000€ com cofre de motor incluído. mas como este só apanha a chuva normal e dorme sempre em garagem desde novo, não valia a pena. o do meu pai também dorme sempre em garagem, mas €u não sou o meu pai. [:D]

o homem trabalha sozinho, daí ter particulares, carros de seguradoras, clássicos, etc, para fazer e de tudo um pouco, desde reparações pequenas a projetos grandes e por vezes atrasa. tem lista de espera de meio ano. das últimas vezes que lá fui por causa do mito tinha uma traffic praí de 93 e depois tinha um corsa A 1.2 de um homem que o comprou novo e mandou-o restaurar todo e pintar o chassis todinho. :sh)

este capot já foi pintado novamente depois de o ter mandado pintar há 2 anos, pois deixei-o mal fechado e passados uns minutos em via rápida a uns 60kms/h aquilo abriu e dobrou dobradiças e tudo. andei à procura de capots, inclusive em espanha, fui ver um a uma sucata a uns 40kms daqui, de cor cinza escura, mas no final pedi ao homem para recuperar o meu, pois não me sentia bem andar com peças de outros carros num bólide que sempre me deu alegrias. se fosse uma coisa interna era outra situação. o homem disse mal daquilo e que ia dar uma trabalheira enorme, mas preferi pagar mais qualquer coisa e ficar com o que veio de fábrica do que um qualquer ferrugento ou sei lá como estaria. [8b]

já fui a outro aqui pertinho que tem vários funcionários por causa precisamente do capot. passados uns 3 anos começou a ganhar bolhas e entretanto começou a ficar todo baço. nunca mais lá pus os pés.

aqui uma foto do capot e vidro partidos para mandar para a seguradora. é pena não se notar os amassados e as dobras nas pontas. andei assim umas semanas até reparar. isto em novembro do ano passado. penso que foram 250€ de trabalho. ele ia levar uns 200€ e ainda teria que comprar um capot, que o mais barato arranjava a 70€.

e pronto, lá foi um offtopic outra vez.

Back