Que arroz comem e qual o melhor?

Eu normalmente uso arroz agulha quando quero arroz seco e soltinho... e arroz carolino para arroz malandro...:)
Claro que o arroz seco nem sempre fica muito solto... não acho que seja da marca mas da cozinheira[:D]...
Sabem de algum truque para que ele fique mais soltinho?[:p]

Fazer arroz branco soltinho como nos restaurantes não é frito... isso do arroz frito é um truque mas depois ele fica com outro sabor e amarelado.

Arroz branco soltinho requer pratica mas já vi um profissional a fazer e é assim:

- agua ao lume num tacho (com os temperos e tal)e depois antes de ferver colocar o arroz....e ferver em lume brando...até semi cozer e a agua evaporar quase toda e depois apagar o lume e tapar o tacho!

o arroz acaba de cozer tapado e com o lume apagado...e fica soltissimo apr:)

Arroz branco soltinho requer pratica mas já vi um profissional a fazer e é assim:

- agua ao lume num tacho (com os temperos e tal)e depois antes de ferver colocar o arroz....e ferver em lume brando...até semi cozer e a agua evaporar quase toda e depois apagar o lume e tapar o tacho!

o arroz acaba de cozer tapado e com o lume apagado...e fica soltissimo apr:)

É mais ou menos como faço mas nem sempre fica bem soltinho!... A diferença é que ponho o arroz na panela quando a água ferve. De qualquer maneira é a prática que faz a perfeição![:D]

Para um bom garfo como eu, o melhor arroz do mundo é o risotto, das especies Arborio ou o Carnarolli.

Quanto ao arroz agulha por exemplo, provavelmente para grande choque de outros foristas, na minha opinião é simplesmente um dos piores arrozes do mundo. Um "Agulha" está para o arroz como um Hamburguer MacDonalds está para um bom bife de Vaca.
Um arroz para mim tem que ter a capacidade de ser cozinhado de forma a absorver os sabores que lhe servem de base (cogumelos, espargos, carne, etc,etc). Essa figura mítica do "arroz solto" e branco é um disparate monumental dos nossos tempos. O arroz branco e solto não sabe a quase nada, e um bom arroz deve ser precisamente o contrário, se possível, o prato principal, e é mesmo possível um arroz ser o prato principal !

Um Risotto tem essa capacidade de "esponja" de sabor. Os risottos ainda são caros entre nós, mas acho que é uma questão de tempo até serem mais banais e baratos.

O nosso Carolino está mais ou menos a meio caminho, não chega aos calcanhares do Rissotto, mas está a milhões de quilometros dum arroz agulha.

O agulha é um arroz banal, extremamente barato, todo importado da Ásia, básicamente é um produto de puro marketing, pois nem o arroz tem qualquer tipo de particularidade interessante, nem em Portugal houve alguma vez sequer produção de arroz agulha, tal como este nunca fez parte das nossas tradições gastronómicas.

Quanto à pergunta inicial, do arroz de galinha. A resposta mais económica é sem dúvida um "Carolino". Se for mesmo uma refeição especial, é comprar um Risotto, a marca Caçarola já vende Risotto a preços mais ou menos acessiveis por cá nos supermercados. Quanto às outras sugestões, só quem não sabe fazer, não percebe o que é um bom arroz, ou não sabe apreciar de todo um arroz, é que pode escolher uma coisa como por exemplo um arroz agulha.

Há décadas que se fazem grandes arrozes de marisco, e na altura não existia o "Agulha". Alguns dos melhores arrozes da nossa gastronomia, como o arroz de cabidela, ou o arroz de Lampreia, todos eles são feitos com arroz do tipo "Carolino".

Última edição:
Boa explicação Liberalapr:)

vou comprar qdo for ao supermercado desse risotto, para experimentar.[kiss]

o que acontece é que eu como como a maior parte da comida feito por toda a gente, posso gostar mto de um arroz e nem sei que tipo é... qdo se compra aí se tem mesmo que escolher e há tanta coisa...

É mais ou menos como faço mas nem sempre fica bem soltinho!... A diferença é que ponho o arroz na panela quando a água ferve. De qualquer maneira é a prática que faz a perfeição![:D]

pois nem sempre fica solto porque se tem quer a noção das proporcões quer da agua , quer do arroz , quer do tamanho do tacho e da potencia do lume ou equivalente e gerir um tempo proporcional a isto tudo, só assim fica solto[:p]

pois nem sempre fica solto porque se tem quer a noção das proporcões quer da agua , quer do arroz , quer do tamanho do tacho e da potencia do lume ou equivalente e gerir um tempo proporcional a isto tudo, só assim fica solto[:p]

Pois... eu hoje experimentei a dica dada por alguém neste tópico e na realidade o arroz ficou soltinho... :):):)
Coloquei o dobro da quantidade de água para uma de arroz... numa panela baixa e lume brando... A única diferença foi que coloquei o arroz antes de ferver e apaguei o fogão quando o arroz está meio cozido...

Voltar
Superior