Como prometido, vim aqui dar um novo parecer sobre as duas carrinhas da moda, a Mégane ST e a Skoda Octavia Break
]
Como no post anterior tinha referido, fui fazer a técnica do teste "rajada" entre estas duas carrinhas ou seja, praticamente na "mesma hora" entrar dentro das duas e comparar intrinsecamente e detalhadamente os dois produtos!
Eu já os conhecia de cor e salteado, mas como até agora tinha experimentado as duas carrinhas em questão muito espaçadamente em termos temporais, e como a minha "Maria" não conhecia nenhuma das duas, aproveitei e fui tirar teimas[

]
Desde já aviso que vou ser muito directo, doa a quem doer, e sucinto pois ninguém gosta de ler grandes testamentos[

]
Vou apenas focar os pontos que tal merecem e vou deixar à parte a experiência ao volante entre as duas, pois neste fim de semana apenas entrei dentro delas não tendo feito desta vez nenhum test drive.Em termos de motorizações, posso depois mais a frente dar umas "achegas".
Começo por dizer, que assim quando se faz este tipo de teste saltam logo a evidencia as diferenças entre os dois produtos: Um tipicamente Germani(zado) e outro Francês!
A Octavia tem um ar mais austero, cinzento,neo-clássico, mas com ar de Panzer Alemão indestrutível, a Mégane é fresca, jovem mais graciosa,design clean, mas ao mesmo tempo com um ar mais frágil.
Antes de mais faço um grande aparte: Parabéns á Renault, cresceu imenso em termos qualitativos e percepção de qualidade (qualidade intrínseca já la chegaremos).
A Mégane tem interiores que cresceram tanto em termos qualitativos como em termos de materiais e montagem, se bem que, sendo terrivelmente honesto, ainda não atinge a montagem e robustez apresentados na Skoda!
Se para uns isso é irrelevante, dado que a escolha de materiais, design e conforto são favorecidos na Mégane, para outros, a durabilidade a homogeneidade de materiais e montagem são pontos fortes na Skoda!
Tenho por exemplo, os puxadores das portas da nova Mégane que me parecem algo frágeis, os pilares serem revestidos a plástico (em vez de tecido) , o tecto com um tecido de 2ª linha (em vez de um tecido composto/plástico perfurado na Skoda), a manete de mudanças "á la Clio" e a consola central um bocado pobre.
Mas por outro lado, quem dá valor ao conforto, materiais nobres em certas zonas (embora acredite que não sejam dos mais duráveis a longo prazo) vai encontrar certamente um bom habitáculo na Mégane.apr
O espaço, apesar de estar num bom nível, quando comparado com a Octavia, percebe-se que por vezes as diferenças de cotas na vida real fazem mesmo a diferença[

]
Em relação á Skoda, estamos claramente no domínio do Grupo VW, montagem com poucos ou nenhuns erros ( só não foi totalmente perfeita pois a unidade que experimentei tinha um ou outro desalinhamento) com materiais bons e com aspecto que poderiam resistir a um ataque nuclear, mas que pecavam por ser demasiado sóbrios, roçando mesmo o cinzentismo. Acho a zona da climatização melhor conseguida que na Mégane e acho o Maxi Dot mais utilizável que o CB da Mégane que desilude por parecer o grafismo de um Clio neste aspecto, mas que depois se rebate com uns mostradores digitais com aspecto moderno (que por outro lado pode não apelar ao mais clássicos).
A meu ver a Skoda perde um bocado em ter um ar soturno e simplista e ter menos conforto oferecido nos seus assentos, mas que por outro lado compensa (e largamentre) por ter uma habitabilidade superior, mais espaço e maior bagageira! Possui também uma maior harmonia nos materiais e montagem superior e solidez geral.
Não posso afirmar categoricamente que uma é superior á outra pois pela primeira vez acho que é mesmo uma questão de gostos
]
Acho que tudo se vai resumir a uma questão de filosofias que se pretendem seguir:
A
Skoda vai ser menos vista, vai resistir melhor ao passar do tempo em termos de durabilidade e escolha de materiais para esse efeito e tem as cotas maiores.
Por outro lado, passa algo despercebida, é mais soturna, menos cativante ao olho, poderia ter uma escolha de materiais em certas zonas com um aspecto mais nobre, apesar de ser a mais homogénea nos materiais empregues (nem muito bons nem muito maus).
A
Mégane é mais jovem, elegante e desportiva, com materiais e soluções que "enchem o olho" e com pormenores de design que cativam qualquer um!Conforto em bom nível (como estamos habituados na marca).
Por outro lado, tem ainda certas zonas com materiais que não lhe fazem jus, tem uma habitabilidade inferior, a montagem poderia ser melhorada e continua a não transmitir uma sensação de robustez.Vai sofrer de se encontrar uma em cada rua, e consequente vacinação á sua presença.