Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

O 1.4 TDCI é relativamente fraco acima de tudo devido ao pouco binário, bom rolador mas uma subida mais forte e fica a nu a sua fraqueza. Evidentemente é um carro económico mas se for bem puxado também esvai-se a economia toda num instante.

Tem binário igual ao HDI. 160Nm às 2000rpm.

O problema é que o C3 tem 3.85m comprimento e 1022kg e o FIESTA tem
3.92m comp. e 1176kg. O Fiesta pesa quase tanto como um 307, daí o motor parecer mais fraco!

Pensei q menor cilindrada = menor consumo.

em teoria sim.
mas na prática, o motor maior ao disponibilizar mais potência e binário, conseguirá mover melhor um automóvel, não sendo necessário puxar tanto pelo mesmo para garantir o mesmo nivel de andamento.

é claro que isto funciona até um certo nivel...
por exemplo, entre um Panda 1.1 ou um Panda 1.2, é praticamente garantido que o 1.2 consumirá menos.
Mas entre um Panda 1.2 e um 1.4, dificilmente o 1.4 gastará menos.

em teoria sim.
mas na prática, o motor maior ao disponibilizar mais potência e binário, conseguirá mover melhor um automóvel, não sendo necessário puxar tanto pelo mesmo para garantir o mesmo nivel de andamento.

é claro que isto funciona até um certo nivel...
por exemplo, entre um Panda 1.1 ou um Panda 1.2, é praticamente garantido que o 1.2 consumirá menos.
Mas entre um Panda 1.2 e um 1.4, dificilmente o 1.4 gastará menos.

Exacto, e depois, há que ver que o maior cilindrada pode ter mais binário, mas também queima menos combustivel dado que tem cilindros mais pequenos, mas está sujeito a menos RPM pois não precisa de tanto esforço como o de menor cilindrada.

Terá que haver um equilíbrio...

Os consumos dependem do motor e do carro em que estão montados, nem sempre um 1.4 gasta o mesmo ou mais que um 1.6, há casos e casos...

A minha irmã tem um Astra 1.4 e a minha mãe tem uma Peugeot 307 1.6 Break e a Peugeot gasta significativamente mais que o Astra, tanto em AE como em cidade.

Por isso é que digo, há casos e casos, depende muito dos motores em questão.

Costumo andar com um 206 XA 1.4 hdi no dia-dia e podia-me gastar menos...

Embalado anda bem...tem uma boa 3ª e 4ª...de resto enfim...quem dá que tem a mais não é obrigado...[:D]

Ando mais em cidade e não o trato muito mal, mas consumos andam por volta dos 6 litros...agora em AE ui....até se nota o ponteiro a descer...a ritmos médios de 130, 140km/h...

O 1.4 TDCI é relativamente fraco acima de tudo devido ao pouco binário, bom rolador mas uma subida mais forte e fica a nu a sua fraqueza. Evidentemente é um carro económico mas se for bem puxado também esvai-se a economia toda num instante.

Subida forte? Gostava que desses mais indicações. Tenho um Fiesta TDCI e digo-te que o que o carro tem de bom é mesmo os consumos e força a subir já em auto estrada falta-lhe velocidade de ponta, mas também para um 1.4 e aquele peso.

307 1.4hdi, consumos entre os 6/7L aos 100 (cidade+AE), não gasta óleo (até mete impressão). Neste momento está com 67.1xxkm.

cumps

A mnha 307 faz consumos entre 5.7 e 5.9 no dia-a-dia
Esporadicamente faço medias de 5.5 / 5.6 (que foi o caso com os ultimos 20€ que coloquei)
Quando faço viagens em auto-estrada... chega facilmente aos 6.1

5,5 com A/c

5,5 com A/c

O meu 206 hdi 5 lugares gasta no máximo 5,5lt com o A/C ligado . Passou há pouco os 60 000 e até agora nada a declarar de negativo . Podia ter mais energia mas , paciência , é o 1.4 hdi.
Boa sorte com as máquinas

Tive o Leon 1.4 (75 cv) e o meu irmao tem o Leon 1.6 (102 cv). A diferença entre o consumo misto dos dois é pouco superior no 1.6, mas a diferença de andamento é considerável.

boas

o fiesta 1.4tdci cá do bules faz 2 anos agora em agosto, tem 315.000kms, 95% de AE dá 190km/h e não é mto económico[:)]

PS:grande makina, bem tratado gasta muito pouco(o q não é o caso deste fiesta...)

Voltar
Superior