Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Esse consumo da Audi de Évora até à VDG é excelente mesmo.

Se bem que a velocidade média acaba por ser bastante influenciada pelo momento do reset e pelo momento da foto.

Um Alfa Romeo Stelvio 210cv a esses ritmos (210/Top Speed) faz 15L no CB.

Esse consumo da Audi de Évora até à VDG é excelente mesmo.

Se bem que a velocidade média acaba por ser bastante influenciada pelo momento do reset e pelo momento da foto.

Um Alfa Romeo Stelvio 210cv a esses ritmos (210/Top Speed) faz 15L no CB.

Ia a 60 km/h quando fiz o reset. Momento da foto, 130 (essa está lá). Mas mesmo para quem não acredite, mesmo que fosse a 250 quando fiz o reset, continuava a ter de ser (quase) sempre a mais de 2xx km/h... e o consumo continuava a ser... baixo!

Ps: com 55 km de viagem, tinha 209 km/h de média de velocidade e 10,6 l/100 km de combustível.

Last edited:
Ia a 60 km/h quando fiz o reset. Momento da foto, 130 (essa está lá). Mas mesmo para quem não acredite, mesmo que fosse a 250 quando fiz o reset, continuava a ter de ser (quase) sempre a mais de 2xx km/h... e o consumo continuava a ser... baixo!

Ps: com 55 km de viagem, tinha 209 km/h de média de velocidade e 10,6 l/100 km de combustível.

Até podias ir a 30kms/h. Mas se experimentares fazer isso com fotos literalmente "porta-a-porta", tens consumos semelhantes com uma velocidade média bastante inferior. [;)]

View attachment 145597

Audi A4 Avant Stronic 150cv

Segue um consumo que não é normal e de apenas 100kms, mas apenas para ilustrar que esta "menina bem comportada", que parece que anda a vapores a circular a velocidades normais, também é gulosa quando se aperta a sério.

O percurso foi desde a entrada da AE em Évora até às portagens da Vasco da Gama. Coloquei o computador de bordo a zeros na entrada (ia por volta dos 60 kms/h).

Cheguei a ter média de velocidade mais elevada! Mas pelo caminho apanhei um ou outro carro e passei por uma via verde.

Ainda assim, para o contexto, a média (de combustível) parece-me baixa!

Fuck yeaaaaaah! [kiss]

[:D]

[;)]

Excelente consumo, sem dúvida.

Até podias ir a 30kms/h. Mas se experimentares fazer isso com fotos literalmente "porta-a-porta", tens consumos semelhantes com uma velocidade média bastante inferior. [;)]

Claro que sim! No entanto, também é relativo, pois depende essencialmente se as "portas" são muito longe das entradas e saídas da AE e a velocidade conseguida até se chegar lá (os percursos às vezes não permitem mesmo que vás mais rápido, quer por transito, quer por ser fisicamente impossível).

A ideia foi apenas para desmistificar os sherlocks do forum. Se fosse porta a porta, toda a gente ia por em causa se eu contasse a forma como esse consumo apareceu! Assim, nem preciso de explicar, fica implicito!

29min da entrada da A6 até à VdG! Nem sabia que era possível! [;)]

Somos 2.

Nunca fiz tal experiência e dificilmente o farei, mas pelos vistos tenho carro para fazer esse percurso (que conheço bem) em menos de 29m (tenho mais 34cv debaixo do capot e mais 18km/h de velocidade máxima anunciada face a esta A4 Avant) :eek::sh)[:D]

Isso é algo que a experimentar só se for num dia de semana de madrugada ou assim para ter a certeza que não há radares...

EDIT: Aliás mais 20km/h que estava a ver 215 que é para a versão manual, a auto anuncia 213km/h.

Last edited:
Mais um deposito feito com o Captur este ficou-se nos 7,54L a média geral está nos 7,59L.
Renault Captur 1.2TEC 120cv´s[;)]

209 de média num carro de 150cv também é excelente.

View attachment 145597

Segue um consumo que não é normal e de apenas 100kms, mas apenas para ilustrar que esta "menina bem comportada", que parece que anda a vapores a circular a velocidades normais, também é gulosa quando se aperta a sério.

O percurso foi desde a entrada da AE em Évora até às portagens da Vasco da Gama. Coloquei o computador de bordo a zeros na entrada (ia por volta dos 60 kms/h).

Cheguei a ter média de velocidade mais elevada! Mas pelo caminho apanhei um ou outro carro e passei por uma via verde.

É de realçar duas coisas:

A velocidade média que esse "motorzito" conseguiu fazer

O consumo é sem duvida bom

Somos 2.

Nunca fiz tal experiência e dificilmente o farei, mas pelos vistos tenho carro para fazer esse percurso (que conheço bem) em menos de 29m (tenho mais 34cv debaixo do capot e mais 18km/h de velocidade máxima anunciada face a esta A4 Avant) :eek::sh)[:D]

Isso é algo que a experimentar só se for num dia de semana de madrugada ou assim para ter a certeza que não há radares...

EDIT: Aliás mais 20km/h que estava a ver 215 que é para a versão manual, a auto anuncia 213km/h.

Sim, quando o fiz não havia praticamente carros e os radares estariam off. Fiz imensos kms sem me cruzar com ninguem.

Em relação à velocidade, digo-te que esta A4 é um caso sério em AE. Em termos de comparação, o meu carro anterior era uma 320d Pack M (F31) de 184 cv Auto e digo-te que, se os conta kms marcarem de forma similar (o que me recuso a acreditar), em AE a 320d ver-se-ia "à rasca" para acompanhar a A4, sendo que com um pouco de descida, a A4 anda mais (a 320d está limitada e a A4 não). No entanto fica uma nota: a 320d (que eu adorava) não veio para mim nova e pareceia-me que andava pouco e gastava muito. Talvez uma má rodagem e/ ou um motor que saiu menos bom. Ainda assim, era bem mais rápida que a A4 e em subidas acentuadas conseguia mais velocidade.

Ps: não sei qual o erro de conta kms, mas a diferença de ponteiro e os 213 anunciados, é muito grande (não estamos a falar dos tipicos 10 kms/h).

IMG_0855.jpg

Já agora, consumo de ad-blue. Se veio cheio (não consigo afirmar) e se eu interpretei bem o atesto (a máquina de atesto apresntava lá um número de 23,1 o que assumo que fossem os litros) , gastou aproximadamente 1,24l/1000 km.

Já postei anteriormente, mas para quem só agora acompanha esta A4, segue um consumo em "miss daisy mode":

IMG_0857.jpg

Foi porta a porta, desde a minha garagem na zona de sintra até à Dona Bia entre a Comporta e o Carvalhal. É possível gastar menos (não fui a 90, entre Alcácer e Comporta ainda fiz uma ou outra ultrapassagem + levava A\C ligado, 2 pessoas + duas crianças). Mas para o contexto foi com muito cuidado e atnção ao consumo e o percurso é favorável.

Já postei anteriormente, mas para quem só agora acompanha esta A4, segue um consumo em "miss daisy mode":

View attachment 145600

Foi porta a porta, desde a minha garagem na zona de sintra até à Dona Bia entre a Comporta e o Carvalhal. É possível gastar menos (não fui a 90, entre Alcácer e Comporta ainda fiz uma ou outra ultrapassagem + levava A\C ligado, 2 pessoas + duas crianças). Mas para o contexto foi com muito cuidado e atnção ao consumo e o percurso é favorável.

Esse conjunto (A4 com esse motor) é mesmo muito bom.

A minha cunhada recebeu recentemente uma igual a essa, mas manual, e numa viagem feita em conjunto com um Stelvio diesel 210cv de Torres Novas ao Algarve, a ritmos animados (180/200) mostrou um óptimo pulmão. No fim da viagem tinha quase menos 2 litros de consumo face ao Stelvio. Por acaso nem verificámos em detalhe as diferenças em termos de erros de velocímetro dos 2.

Acrescentando uma das melhores caixas automáticas do mercado, está aí um óptimo cocktail.

Sim, quando o fiz não havia praticamente carros e os radares estariam off. Fiz imensos kms sem me cruzar com ninguem.

Em relação à velocidade, digo-te que esta A4 é um caso sério em AE. Em termos de comparação, o meu carro anterior era uma 320d Pack M (F31) de 184 cv Auto e digo-te que, se os conta kms marcarem de forma similar (o que me recuso a acreditar), em AE a 320d ver-se-ia "à rasca" para acompanhar a A4, sendo que com um pouco de descida, a A4 anda mais (a 320d está limitada e a A4 não). No entanto fica uma nota: a 320d (que eu adorava) não veio para mim nova e pareceia-me que andava pouco e gastava muito. Talvez uma má rodagem e/ ou um motor que saiu menos bom. Ainda assim, era bem mais rápida que a A4 e em subidas acentuadas conseguia mais velocidade.

Ps: não sei qual o erro de conta kms, mas a diferença de ponteiro e os 213 anunciados, é muito grande (não estamos a falar dos tipicos 10 kms/h).

O que contas é estranho. Isso seria normal numa 318d, e por acaso há por aí 318d à venda a serem vendidas (ou tentativa de) como 320d :sh)

A minha carrinha é uma E91 com esse motor (184cv/380nm) manual e é certamente mais rápida que a tua carrinha.

Tenho também bastante experiência com a carrinha que ainda hoje o meu pai mantêm (uma A4 B6Avant 1.9 TDi 130 cx 6 manual) e ambas têm algum erro de velocímetro.

A 320d tem cerca de 5%, ou seja, a 200 vai a 190 de GPS. Agora não sei como é o erro dos Série 3 F3x, a minha é uma E91 LCI.

A A4 B6 do meu pai tem um erro ainda maior. Agora de cabeça não tenho a certeza mas penso que seria algo como 8% (?).

Já verificaste isto na tua A4 ? Seja como for médias de velocidade ligeiramente acima de 200 é muito bom para esse conjunto, isso não há dúvida. São 150cv muito saudáveis. Talvez tenha 160 em banco (?).

View attachment 145600

Isso é mesmo muito bom. Tal como os 10l para a outra viagem é tb muito bom.

Já aferiste o erro de CB ?

Seja como for não é de estranhar os bons consumos no geral (mm que o CB tenha algum erro) pois esse motor noutros carros do grupo tb é claramente um dos melhores (se não o melhor) equilíbrio entre potência e consumos.

Dentro das várias versões do 2.0 TDi é sem dúvida o mais equilibrado. Lembro-me de há muito anos ter feito um test drive prolongado qb (45m) com um Leon com esse motor e fiquei bastante convencido. Fiz 6,2l de média e houve espaço para muita brincadeira pelo meio e alguma cidade!

View attachment 145597

Está em linha com o baixo Cx de 0.26 e area frontal.

https://ecomodder.com/forum/tool-aero-rolling-resistance.php?Weight=1500&WeightUnits=kg&CRR=.008&Cd=.26&FrontalArea=21&FrontalAreaUnits=ft^2&FuelWh=37953&IceEfficiency=.28&DrivetrainEfficiency=.95&ParasiticOverhead=0&rho=1.184&FromToStep=5-200-5

Ela não faz cerca de 4.5 litros a 120?

Mais um depósito, com aproximadamente:
- 50% de cidade e arredores, sem andar por zonas de trânsito intenso.
- 50% AE por volta dos 120/130 km/h

Levou 39.5 litros para os 817km o que dá um consumo real aproximado de 4.8l/100

20180927_145816.jpg

Golf Variant 7 1.6 TDi 115cv

O que contas é estranho. Isso seria normal numa 318d, e por acaso há por aí 318d à venda a serem vendidas (ou tentativa de) como 320d :sh)

A minha carrinha é uma E91 com esse motor (184cv/380nm) manual e é certamente mais rápida que a tua carrinha.

Tenho também bastante experiência com a carrinha que ainda hoje o meu pai mantêm (uma A4 B6Avant 1.9 TDi 130 cx 6 manual) e ambas têm algum erro de velocímetro.

A 320d tem cerca de 5%, ou seja, a 200 vai a 190 de GPS. Agora não sei como é o erro dos Série 3 F3x, a minha é uma E91 LCI.

A A4 B6 do meu pai tem um erro ainda maior. Agora de cabeça não tenho a certeza mas penso que seria algo como 8% (?).

Já verificaste isto na tua A4 ? Seja como for médias de velocidade ligeiramente acima de 200 é muito bom para esse conjunto, isso não há dúvida. São 150cv muito saudáveis. Talvez tenha 160 em banco (?).

Isso é mesmo muito bom. Tal como os 10l para a outra viagem é tb muito bom.

Já aferiste o erro de CB ?

Seja como for não é de estranhar os bons consumos no geral (mm que o CB tenha algum erro) pois esse motor noutros carros do grupo tb é claramente um dos melhores (se não o melhor) equilíbrio entre potência e consumos.

Dentro das várias versões do 2.0 TDi é sem dúvida o mais equilibrado. Lembro-me de há muito anos ter feito um test drive prolongado qb (45m) com um Leon com esse motor e fiquei bastante convencido. Fiz 6,2l de média e houve espaço para muita brincadeira pelo meio e alguma cidade!

On topic - não costumo fazer as contas, mas quando faço, normalmente é entre os 0,1 e os 0,2 de diferença (no CB faz menos que o real)

Off topic - já tive duas série 3. A 318d e91 LCI manual, seria dizimada pela A4 em AE. Mais que não seja, só dava 220 km/h (limitação eletrónica), o que correspondia a 210 km/h reais. Talvez se aguentasse em rapidez

A 320d era uma 320d de certeza absoluta. Era uma F31, 184 cv de caixa Auto de 2015 e também tinha limitaçao de velocidade. Neste caso, 235 km/h (ou melhor, ficava ali algures entre os 230 e os 240). Já tinha dito (e portanto nada contra o que disseste) que era mais rápida que a A4 e que em subidas acentuadas também era superior. Também tive o cuidado de dizer que não sei como foram os primeiros kms dela, pelo que podia ser um motor que saiu ranhoso ou uma má rodagem. Que achava que andava pouco e gastava muito. Efetivamente, a partir dos 220 começava-se a enrolar toda... A A4 também (não sei se menos), mas a seguir aos 235, ainda dá mais um bocado (a descer muito, dá um bocado bem maior).

Ps: sou um apaixonado pela BMW e só não tenho uma série 3 porque o renting da A4 era imbativel. Valor por valor, trocava já uma pela outra hoje à tarde. Não porque a A4 não seja tão boa ou melhor em todos os aspectos, mas sei lá... estou muito satisfeito com a carrinha, mas parece que a A4 é um pão sem sal e a série 3 um petisco bem condimentado! Mas posso estar a ser tendencioso!

Last edited:
O objetivo não era mostrar os 209, mas já que falei, segue evidência [;)]

View attachment 145598

View attachment 145600

Fabulosos consumos apr:)

Nem sei bem qual é melhor, mas 10,6 a 209 km/h de média é francamente bom.

Back