Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Os motores tendem a disponibilizar a potência mais cedo, mas exagera-se muito com as cx longas.

O meu ex-106 xsi com 100 cv e creio que 850 kg a 140 ía a 5 mil rpms certinhas e estava excelente.

Cx muita longas só com muito motor e mesmo assim não gosto muito.
Tabem mas isso já é 1 mini desportivo.

Mas a titulo de exemplo se o meu fosse às 5000 a 140 não só não ganhava nada como aliás perdia. Em tudo.

De qualquer forma para quem não quiser, é meter uma abaixo, ainda não percebi mt bem a logica de haver malta fixada na ultima mudança.

Não te podes focar na sigla 1.0 mas sim nos valores de potência e binário que estão disponiveis aquelas RPM.

Para mim está excelente, pelo menos no não stepway 100cv.

Estes motores turbo em baixos e médios regimes são brutais, os antigos ou tinhas caixas curtas ou chapéu, e os consumos nossa senhora.

De qq forma é irrelevante, não faz sentido cruises a 150 com estes carros, o barulho aerodinâmico é pior que um 406 a 200 km/h por comparação.

Foco-me por que pode ter 180nm de binario às 1800rpm por exemplo, mas não passa de um 1.0 que enquanto o turbo nao enche não dá nada. Aliás é uma critica que faziam ao 1.0 tsi quando foi lançado.

E o que é certo é que agora no renovado Golf acabaram com o 1.0 e meteram uma versão reduzida do 1.5. Agora se foi por causa das emissões ou se foi para a agradibilidade de condução é que não sei.

Foco-me por que pode ter 180nm de binario às 1800rpm por exemplo, mas não passa de um 1.0 que enquanto o turbo nao enche não dá nada. Aliás é uma critica que faziam ao 1.0 tsi quando foi lançado.

E o que é certo é que agora no renovado Golf acabaram com o 1.0 e meteram uma versão reduzida do 1.5. Agora se foi por causa das emissões ou se foi para a agradibilidade de condução é que não sei.

Em cidade às 1800 RPM já tem força que chegue e sobre, as relações de caixa são mt juntas daí que quase parece um diesel.
Já tive outros gasolina atmosféricos e nada a ver.

Claro para acelerações leves do dia a dia , nada de puxar muito.

O carro tb n é mt pesado.

Eu acho que a 6ª tá no ponto, aliás basta ver que o binário e potencia maxima são atingidos mt cedo, nada de 6000 e 7000 RPM.

Mas há coisas que só andando no dia a dia se consegue ter ideia, os numeros não são tudo e a forma como os mesmos vão parar à roda varia muito.

Ah, outro pormenor, a versão GPL mais binário e mais cedo que a versão gasolina.

E são motores pouco turbo dependentes...dependem dele claro mas não em desespero, se formos ver os antigos ou era pela cilindrada ou escalonamento curto, se não, chapéu.

no dia a dia nem noto. Os diesel tb evoluiram mt nisto.

Last edited:
Clio V 1.0 TCe 90
7a969a093e8dab23e8a23c4c97d0fc52.jpg

O meu Cooper SD anda na casa dos 5.7 l/100.
E curioso como muitos destes diesel têm caixas com escalonamento similar, quer tenham 100, 120 ou 150cv.

Cá em casa a Leon 1.6 TDI 115, a Caddy 2.0 TDI 102 e o Cooper SD 170cv, todos eles na última velocidade, às 2000 RPMs vão perto dos 110 kmh.

O meu a 120 vai às 2000rpm, de certeza que o teu "só" vai aos 110?

O meu a 120 vai às 2000rpm, de certeza que o teu "só" vai aos 110?

Sim.

Faz 53,4 km/h por cada 1000 rpms. Dá +- 110 km/h de ponteiro ás 2000. Para ir nos 120 de ponteiro as rpms já vão um pouco acima das 2000. Umas +- 2200 rpms.

Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)
1ª 8,5
2ª 15,7
3ª 26,3
4ª 36,4
5ª 44,3
6ª 53,4
Marcha atrás 9,5​

Bate certo com o que vejo na realidade.

A versão automática com caixa de 6 ainda é mais curta.
7,9
14,0
22,6
30,8
41,3
52,3
Marcha atrás11,0

Já a versão LCI 1 com caixa de 8V:

Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)
1ª 7,6
2ª 13,1
3ª 20,4
4ª 28,0
5 ª33,8
6ª 41,8
7ª 52,1
8ª 62, 1
Marcha atrás 9,9

Dados de KM77.com​

O Clio V dci chegou há bocadinho de mais uma ida ao norte do país, maioritariamente a 150 km/h de CC, excepto nos momentos em que a chuva torrencial não o permitia. Chegou com 6,0 de CB, o que dá 6,4 reais.

Desta feita não houve A41 para ninguém, senão os consumos subiam aí 0,3.

O Cooper SD é uma versão mais desportiva. Tem a caixa mais curta.

A meu ver isso não faz muito sentido nos dias de hoje. Antigamente talvez. É que Cooper SD é apenas a designação do motor, não é nenhum pack desportivo. Isso é o mesmo que dizer que um 120d é uma versão mais desportiva do 116d. É a minha opinião, atenção!

Se calhar é mesmo como dizes!

Uma coisa que nunca percebi é o porquê do 118d ser dos 4 modelos diesel, aquele que tem a caixa mais longa (sem contar com o antigo 116d ed que penso ter a mesma caixa).

BMW 114d F20 2014 com 225/45/R17. A média dos depósitos anda em torno dos 5.8/6.0 l/100km o que equivale a cerca de 850km por depósito. O tipo de utilização é normalmente mista/citadina com algum para-arranca na entrada e saída de Lisboa e percursos inferiores a 20km seguidos. AC sempre ligado, S&S desligado, troca tardia das mudanças e "uso" das rotações do motor.

No outro dia, por experiência, fiz a IC17 desde a zona centro da Amadora até à entrada da A8 (já mais para o final da noite) em Eco Pro, com AC ligado, a 80 (limite da via) em 4ª as 2000 rpm e no final do percurso marcou 3.3 l/100km. Nunca tal me tinha acontecido (também nunca tinha tentado). Depois ainda tive de ir a Lisboa (zona da Alameda) e voltar (mais 40 kms) e o consumo total ficou em 4.2 a subir a garagem. Nunca pensei. Atenção que não andei a "pisar ovos". Apenas acelerei progressivamente e evitei puxar por ele desnecessariamente (levar as mudanças às 3000 rpm como habitualmente faço). Mantive a questão de ter sempre o motor em torno 2000 rpm que para mim é o regime mais económico. Nota: Regenerou o FAP pelo meio mas no meu caso não afeta os consumos.

Talvez os consumos que alguns user's de 116d 1.5d dizem fazer sejam mesmo possíveis diariamente, mas a meu ver tem de ser com muito empenho e o carro acaba por fica todo entupido.

A meu ver isso não faz muito sentido nos dias de hoje. Antigamente talvez. É que Cooper SD é apenas a designação do motor, não é nenhum pack desportivo. Isso é o mesmo que dizer que um 120d é uma versão mais desportiva do 116d. É a minha opinião, atenção!

Se calhar é mesmo como dizes!

Uma coisa que nunca percebi é o porquê do 118d ser dos 4 modelos diesel, aquele que tem a caixa mais longa (sem contar com o antigo 116d ed que penso ter a mesma caixa).

Um Cooper SD é um Cooper S mas a gasóleo. Não é apenas um Cooper D com um motor maior. Há diferenças, da mesma forma que um Cooper S não é um Cooper com motor mais potente.

Um Cooper SD é um Cooper S mas a gasóleo. Não é apenas um Cooper D com um motor maior. Há diferenças, da mesma forma que um Cooper S não é um Cooper com motor mais potente.

Sim, mas acabam por ter diferenças mais voltadas para o lado estético (símbolos, escape ao meio, etc). A nível mecânico existe nos travões e na suspensão mas isso são alterações obrigatórias para a maior potência. Ou seja, o que eu quero dizer é que não existem diferenças como existem de num Mini normal para um JCW.

Não deixas de ter razão. É uma versão mais desportiva. A questão da caixa é que me faz um bocado de confusão mas pronto.

Back