Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

é

da mesma forma que não se conduz um diesel e um otto de maneira igual, também não se conduz um otto convencional da mesma forma que um híbrido, onde está o espanto?

Exacto....

As características do carro "exigem" que seja conduzido de certa maneira para se tirar proveito da tecnologia disponível!

Já para não falar que são alvo de um marketing que os vende como sendo carros "verdes"...fazendo de conta que não se sabe que no final de vida, "eliminar" um carro destes é exponencialmente mais caro e perigoso para o ambiente quando comparado com um carro "tradicional" de motor de combustão.[:)] [:)]

Perante estas coisas...venham cá dizer-me que são carros ecológicos! Ainda têm um longo caminho para chegar a esse ponto embora eu acredite que lá cheguem. Aliás, a indústria automóvel é pródiga em nos espantar como os seus progressos...

Infelizmente já não é novidade.
E quando conduzidos de uma forma intensa ainda gastam é mais do que um equivalente não hibrido.

Aí está a brigada anti-híbrido...

Ambos dizem asneiras.

Mas já sabemos que o 1.3 ou 1.2 cdti é melhor...

é

da mesma forma que não se conduz um diesel e um otto de maneira igual, também não se conduz um otto convencional da mesma forma que um híbrido, onde está o espanto?

O que eu acho é que com uma tecnologia que nos permite ter um valor de binário bastante elevado a baixas rotações, aliado à caixa CVT (acho que todos os exemplos hibridos apresentados, têm CVT) a facilidade de condução e de se obterem bons consumos, deveria ser ainda mais intuitiva. Pelos vistos parece que não! [;)]

Primeiro que tudo, qualquer carro gasta mais do que os valores oficiais, a não ser que tenha uma condução muito cuidada. Reparem que uma bela percentagem dos valores oficiais são "feitos" em cidade.

Segundo li num artigo, devemos aumentar o consumo em 33% num carro a gasolina e 50% num diesel, face aos valores oficiais. Não são valores precisos, mas são valores que nos deixam bem mais próximos da realidade.

Os híbridos ficam mal, mas no topo ainda estão os não-híbridos !

E sobretudo, os híbridos têm de ser conduzidos por quem entende o seu modo de funcionamento para tirar partido da vantagem de ser híbrido.

Nem mais!

Quanto aos híbridos, sim, funcionam de modo diferente. O motor eléctrico influencia a disponibilidade de binário, não só em quantidade mas também nos regimes a que este está disponível. Se não tiver uma caixa manual, este é outro ponto que vai requerer habituação.

Ainda que não tenha um híbrido e seja apenas simpatizante, frequentei um fórum dedicado à matéria e via que os consumos dos proprietários ficam abaixo dos anunciados pela imprensa especializada.

E não é apenas conduzindo um híbrido que se notam diferenças. Mesmo entre carros a gasolina "convencionais", é necessária uma certa habituação. E aí vários factores influênciam, como as relações de potência e binário com o peso, relações de caixa, etc. Nos turbodiesel verifica-se o mesmo. E, por isto, é natural que seja necessário passar por um rpocesso de habituação que vai melhorar o uso que fazemos do carro.

Como eu não percebo nada de alemão diz-me lá, e comprovaram estas diferenças com recurso ao CB ou fizeram as continhas todas à lá pata género Mythbusters com medidas precisas? Isso é que era, é que mesmo os CB's têm sempre algum erro [;)]

Primeiro que tudo, qualquer carro gasta mais do que os valores oficiais, a não ser que tenha uma condução muito cuidada. Reparem que uma bela percentagem dos valores oficiais são "feitos" em cidade.

Segundo li num artigo, devemos aumentar o consumo em 33% num carro a gasolina e 50% num diesel, face aos valores oficiais. Não são valores precisos, mas são valores que nos deixam bem mais próximos da realidade.

Nem mais!

Quanto aos híbridos, sim, funcionam de modo diferente. O motor eléctrico influencia a disponibilidade de binário, não só em quantidade mas também nos regimes a que este está disponível. Se não tiver uma caixa manual, este é outro ponto que vai requerer habituação.

Ainda que não tenha um híbrido e seja apenas simpatizante, frequentei um fórum dedicado à matéria e via que os consumos dos proprietários ficam abaixo dos anunciados pela imprensa especializada.

E não é apenas conduzindo um híbrido que se notam diferenças. Mesmo entre carros a gasolina "convencionais", é necessária uma certa habituação. E aí vários factores influênciam, como as relações de potência e binário com o peso, relações de caixa, etc. Nos turbodiesel verifica-se o mesmo. E, por isto, é natural que seja necessário passar por um rpocesso de habituação que vai melhorar o uso que fazemos do carro.

Como explicas então que neste teste apresentado, o top 5 sejam carros a gasolina?

Eu acho que nenhum carro fica mal....as marcas é que ficam mal, pois já sabemos que não há uma marca que diga os consumos reais, que o carro faz.

Em média, nos carros médios/pequenos, atrevo-me a dizer que, nos stands os carros fazem sempre 1.5/2 Litros a menos que na realidade. É o poder do marketing.[:cool:]

Como explicas então que neste teste apresentado, o top 5 sejam carros a gasolina?

As percentagens são valores relativos. Ainda que possa haver um "erro" maior nos diesel, temos de lembrar que esse valor é aplicado nos consumos oficiais nos quais o diesel tem sempre valores menores.

Vamos imaginar a seguinte hipótese:
- carro a gasolina que gasta 8L/100 kms (Aumento de 33% = 2,64L)
- carro a diesel que gasta 5,5L/100 kms (Aumento de 50% = 2,75L)

No final, ficávamos com 10,64L para o carro a gasolina e 8,25 para o diesel. O diesel manteve um valor mais baixo ainda que o seu aumento fosse maior.

Isto tem a haver com o modo como são testados os motores e, por isso, obtém estes valores. Estes testes não são efectuados em estradas e cidades, mas sim em laboratórios, com o motor numa bancada. Se alguém estiver mais bem informado e quiser partilhar a informação... [;)]

[:)] [:)] [:)]

E já resvalou! [:D]

Prezo muito a quantidade de informação com que nos presenteaste neste tópico! [:p]

Não há necessidade de mais. Basta fazer uma busca que se encontram dezenas de tópicos com quantidade de informação suficiente acerca dos Híbidos, incluíndo alguns híbridos vs cdti (este último defendido ferozmente por ti... [:D]).

Mas peguem lá num carro e comecem a conduzir a 70km/h por exemplo durante 100km, vão ver as médias a começarem a ficar muito perto das médias anunciadas pelos fabricantes. [;)] É possível, mas não é prático numa condução no dia a dia.

Nos EUA os construtores anunciam uma coisa, a EPA anuncia sempre consumos mais altos e na publicidade acabam por optar pelos dados da EPA porque é uma organização independente que faz os seus próprios testes [;)]

O que eu acho é que com uma tecnologia que nos permite ter um valor de binário bastante elevado a baixas rotações, aliado à caixa CVT (acho que todos os exemplos hibridos apresentados, têm CVT) a facilidade de condução e de se obterem bons consumos, deveria ser ainda mais intuitiva. Pelos vistos parece que não! [;)]

Parece que não???

Bom... uma coisa é os consumos anunciados serem demasiado optimistas, outra coisa é os consumos de facto serem maus.

Vejamos:

Honda Civic Hybrid - 6,6

Toyota Prius 1.5 HSD - 6,0

Ford Focus 1.6 TDCi - 6,0

Fiat Panda 1.3 Multijet 16V
- 5,9

Citroen C1 Hdi 55 - 5,5

Kia Cee'd 1.4 CVVT - 8,0

Audi A3 Sportback 2.0 TDI - 6,8

Não me parece que os consumos sejam maus... a diferença de preço dos combustiveis já é outro assunto... que nada tem a ver com puluição.

Além disso, em que condições foram efectuados os ensaios??
Embora sejam condições iguais para todos, podem ser condições mais vantajosas para uns do que para outros.

Por exemplo, será bastante diferente medir consumos em Lisboa ou em Amsterdão... medir consumos de estrada nos Alpes ou nas estradas de planicie alentejana.

Em traçados sinuosos e mais acidentados, os Hibridos levam desvantagem para toda a concorrencia.

Foi só um exemplo[;)]

Acho que há aqui umas perguntas a fazer...

Acham que a Autobild, publicação de renome alemã e internacional ia fazer este megateste com tótós ao volante e sem ter em conta as variáveis que influenciam um consumo maior ou menor?
Conduzir e entender o funcionamento de um híbrido é ciência de foguetões?

A conclusão do teste para mim é que para fazerem os híbridos mais apelativos ao consumidor aldrabaram mais os consumos do que os outros.

Não deixo de achar muito positivo a chegada dos mesmos ao mercado, aliás, espero que cheguem muitos mais, e híbridos a diesel de preferência.

Tradução Babel fish de da segunda parte do artigo:

Thus AUTO PICTURE determines test consumption: With AUTO PICTURE counts not the consumption data of the automakers, but only driven out test consumption determined on laboratory conditions. For this each vehicle must complete a comparison travel on an exactly defined round course. The AUTO picture consumption distance is accurately 160 kilometers long and consists of city -, land and motorway sections. One drives briskly, but not sportily. A goal of the consumption travel are as realistic a values consumed on everyday life conditions as possible, not however maximally attainable minimum consumption. Therefore permitted speed limitings are used, thus in the city 50 km/h, on highways 100 km/h. On the motorway applies on 20 kilometers full power, the remaining 34 kilometers with constant speed of 120 km/h is unwound. For exact results accurate refuelling is crucial. At the beginning and at the end of the measuring travel the tank is therefore crammed filled.

Acho que há aqui umas perguntas a fazer...

Acham que a Autobild, publicação de renome alemã e internacional ia fazer este megateste com tótós ao volante e sem ter em conta as variáveis que influenciam um consumo maior ou menor?
Conduzir e entender o funcionamento de um híbrido é ciência de foguetões?

A conclusão do teste para mim é que para fazerem os híbridos mais apelativos ao consumidor aldrabaram mais os consumos do que os outros.

Não deixo de achar muito positivo a chegada dos mesmos ao mercado, aliás, espero que cheguem muitos mais, e híbridos a diesel de preferência.

Tradução Babel fish de da segunda parte do artigo:

Muito bem visto !!

De facto já tenho a ideia de que os hibridos conseguem apenas pequenas reduções nos consumos (ou até muito pequenas).

Muita da sua boa aceitação tem mais a ver com o que representam na cabeça das pessoas do que com a realidade.

Muitas das pessoas que compram hibridos, preocupam-se realente com consumos e portanto fazem uma condução a pensar nisso. [;)]

v7 tens que ver que os híbridos conseguem reduções superiores nos consumos em circuito urbano. [;)] O meu carro lá é totalmente envergonhado em consumos, no entanto se formos para AE a diferença dos consumos não vai ser tão distante, são carros diferentes para serem usados em situações diferentes.

É por isto mesmo que se vendem utilitários, estradistas, todo-terreno... Os carros não são todos iguais, assim como o modo de condução de cada um varia bastante. [;)]

v7 tens que ver que os híbridos conseguem reduções superiores nos consumos em circuito urbano. [;)] O meu carro lá é totalmente envergonhado em consumos, no entanto se formos para AE a diferença dos consumos não vai ser tão distante, são carros diferentes para serem usados em situações diferentes.

É por isto mesmo que se vendem utilitários, estradistas, todo-terreno... Os carros não são todos iguais, assim como o modo de condução de cada um varia bastante. [;)]

De acordo !

mas segundo percebo este teste é realizado por profissionais reputados e em circuito misto. Nessas condições os consumos são muito distantes dos anunciados para essas condições.

Conheço quem tenha um honda hibrido e reconheça que boa parte dos consumos que consegue (baixos) tem a ver com a sua forma de conduzir.

No DB do RCE uma carrinha 335d com 350 cv faz médias de 7,4 numa utilização mista. ou seja cerca de 2,3 Euros por cada 100 cv aos 100. Será que isto está ao alcance de algum hibrido equivalente em termos de potência ?

eu que ando com um hibrido à cerca de um ano e meio, posso dizer que no circuito que faço todos os dias tenho normalmente uma media de 5.5 (cerca de 80% AE e o restante em cidade) com velocidades por norma um pouco acima das legais. tenho como comparativo um astra 1.4 de um colega meu que faz o mesmo percurso e por vezes até vamos juntos (cada um no seu carro) e dificilmente baixa dos 7.5, para quem acha que faz o mesmo consumo..........exprimentem primeiro.
e facilmente faço o consumo indicado pelo fabricante, basta cumprir os limites de velocidade.

É em cidade que os consumos entre diesel / gasolina / hibridos é maior. Com clara desvantagem para os gasolinas..

Em estrada aberta, nacionais, a cumprir limites de velocidade e com muita paxorra atrevo-me a dizer que qualquer carro consegue bons consumos.

Acho que não é dificil perceber isto..

Muito bem visto !!

De facto já tenho a ideia de que os hibridos conseguem apenas pequenas reduções nos consumos (ou até muito pequenas).

Muita da sua boa aceitação tem mais a ver com o que representam na cabeça das pessoas do que com a realidade.

Muitas das pessoas que compram hibridos, preocupam-se realente com consumos e portanto fazem uma condução a pensar nisso. [;)]

Honda Civic Hybrid - 6,6

Toyota Prius 1.5 HSD - 6,0

Ford Focus 1.6 TDCi - 6,0

Fiat Panda 1.3 Multijet 16V
- 5,9

Citroen C1 Hdi 55 - 5,5

Kia Cee'd 1.4 CVVT - 8,0

Audi A3 Sportback 2.0 TDI - 6,8

Será que são assim tão maus os consumos??? Especialmente quando comparados com cilindradas identicas, aparentemente, igualam os Diesel e são bastante melhores que os gasolinas.

Mas já agora, estive aqui a ler uns ensaios... por exemplo:

Golf 1.9 TDi 105cv

Anunciado - 5l/100

Medido - 7,5l/100

50% de diferença

Kia Cee's SW 1.6CRDi

Anunciado - 4,9l/100

Medido - 7,4l/100

+-50% de diferença

Só prova que os Hibridos até são económicos... escusavam era de anunciar consumos tão optimistas, mas pelos vistos não estão sozinhos.

Voltar
Superior