Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

ou descida, pois subindo a rotação após as 4000 a potência tambem cai, ou seja, se no hybrid consigo ir 4 minutos com a potência maxima num caixa manual nem um minuto consigo, não é que isto sirva para alguma coisa, mas a senhora monicamelo gosta de falar nisto.

Mas isso só acontece devido à CVT.
Imagina o IMA, então. Também é um hibrido.

Em termos mecânicos, no HCH só tens, em condições de carga máxima, disponibilidade da totalidade da potência durante 4 minutos.

Existem inúmeros carros não hibridos e não CVT, que te conseguem disponibilizar a totalidade da potência (permanente e constantemente) em situação de carga máxima (ou seja a fundo). Por acaso o Astra não é disso exemplo.

Fica para pensares que agora vou embora. [;)]

Mas isso só acontece devido à CVT.
Imagina o IMA, então. Também é um hibrido.

Em termos mecânicos, no HCH só tens, em condições de carga máxima, disponibilidade da totalidade da potência durante 4 minutos.

Existem inúmeros carros não hibridos e não CVT, que te conseguem disponibilizar a totalidade da potência (permanente e constantemente) em situação de carga máxima (ou seja a fundo). Por acaso o Astra não é disso exemplo.

Fica para pensares que agora vou embora. [;)]

não tenho que imaginar nada, pois a conversa é sobre o hybrid. diz-me que carros são esses.

só precisas dos 115cv até atingires uma certa velocidade, até porque o motor "corta", a partir daí o sistema só te dá o nessessário para a manter.

Af, isso está errado. Há uma velocidade a partir da qual vais precisar de mais do que os 95 cv do térmico para a manter. Nessa altura o eléctrico pode-te assistir durante 5 minutos (ou lá quanto for) e quando as baterias descarregarem, perdes velocidade.

Af, isso está errado. Há uma velocidade a partir da qual vais precisar de mais do que os 95 cv do térmico para a manter. Nessa altura o eléctrico pode-te assistir durante 5 minutos (ou lá quanto for) e quando as baterias descarregarem, perdes velocidade.

e onde é que está o erro? num carro de caixa manual o que acontece? tens sempre a potência maxima? é claro que que sempre que é necessário ele utiliza as baterias, e estas tambem se esgotam, só que para isso é necessário ritmos muito elevados, nunca disse que não esgota as baterias, apenas disse que num carro de caixa manual, nunca consegues mater permanentemente a potência maxima.

como já disse mais atrás, isso nunca me aconteceu

Última edição:
A que propósito?? O meu chega facilmente às 6000 rpms, onde debita 98 cv, e não me custa nada deixar lá o pé.. qual é o problema? E até fica a 1000 rpms do vermelho....

então se o levas a 6000rpm's (deduzo que seja o regime de potência maxima) se levantas o pé deixas de ir na carga maxima, ou seja, nesse caso deixas de ter os 98cv, pois se mantiveres o pedal no fundo o regime sobe e a potência baixa.

Última edição:
então se o levas a 6000rpm's (deduzo que seja o regime de potência maxima) se levantas o pé deixas de ir na carga maxima, ou seja, nesse caso deixas de ter os 98cv, pois se mantiveres o pedal no fundo o regime sobe e a potência baixa.

Mas se deixar o pé uma posição em que a rotação não suba nem baixe, estou sempre nas 6000 rpms e a debitar 98 cv.

Mas se deixar o pé uma posição em que a rotação não suba nem baixe, estou sempre nas 6000 rpms e a debitar 98 cv.

acreditas mesmo nisso? pois se o fizeres numa subida, o que acontece? dizes que consegues ir na potência maxima sem ires com o acelerador a fundo? é isso? se fores numa descida sem o pé no acelerador, basta ires nas 6000 para ires a debitar 98cv mesmo sem entrar gasolina?

não estou não, pois para um motor ir no maximo terá que ir com o acelerador a fundo (ou achas que não?), e nesse caso se for em plano ao aumento de potência com o subir da rotação do motor, aumenta a velocidade, ou seja, vais passando pelo regime de potência maxima, no caso da cvt, isso é compensado pela caixa, pois o motor mantem-se sempre no mesmo regime, se o hybrid consegue manter a potência durante 4 minutos, qualquer carro de caixa manual não o consegue fazer, basta olhares para um grafico de um banco de potência, sempre que colocas uma mudança a potência sobe e desce

Pois... e o teu mundo deve ser uma imensa oval sem subidas nem descidas.[8b]

mesmo que assim fosse, o levantar o pé quer dizer que já não precisa da potência maxima, pois ao levantar o pé mete menos gasolina e a energia debitada pelo motor baixa, deixando de debitar os 98cv.
isto no caso do hybrid ou mesmo do prius, sería qualquer coisa como deixar de ter assistência das baterias ou baixar de rotação, colocar a rotação do motor no melhor regime para manter a velocidade.

Eu actualmente não apanho muito trânsito e já fiz milhares de km a fundo.

Já fiz muuuuitas viagens de 300 e mais km a fundo, é certo que habitualmente não eram carros particularmente potentes, mas com pouco trânsito quem faz muitas viagens normalmente anda depressa.

Muuuuitas é o quê??? num universo de 100.000Km representa o quê?
20.000Km... 30.000Km???

Já fiz 500 num carro de 130 cv (sempre a fundo menos quando não podia, mas como havia pouco trânsito, a maior parte das 2h30 foram feitas a 220 de velocimetro), mas não recomendo a quem não esteja habituado a conduzir em velocidades elevadas e/ou não tenha tido uma noite anterior descançada. [;)]

Eu tb já fiz muita coisa... não quer dizer que costume fazer!!!

A tua última frase diz tudo... ou seja é raro, e desejável que o seja, acontecer isso.

Portanto não podemos justificar um mau desempenho de um carro através das excepções, da mesma forma que não devemos usar o mesmo método para o inaltecer.

Continuo a achar que a maioria dos utilizadores de automóveis, passa grande parte do tempo nas cidades e em filas... e nesse caso os hibridos são mais económicos e mais ecológicos.

Basta ouvir a rádio de manhã para perceber que, se aquelas filas intermináveis que acontecem todos os dias fossem contituidas por hibridos se gastariam umas toneladas de combustivel a menos e se baixavam consideravelmente as respectivas emissões.
Possivelmente, em alguns casos, poder-se-ia fazer todo o percurso em fila mas sem nunca ligar o motor térmico.

Não foi de certeza a pensar em viagens a fundo em AE que os hibridos foram feitos... pk quem anda a fundo não está, certamente, preocupado com os consumos e muito menos com as emissões.

Última edição:
Muuuuitas é o quê??? num universo de 100.000Km representa o quê?
20.000Km... 30.000Km???

Eu tb já fiz muita coisa... não quer dizer que costume fazer!!!

A tua última frase diz tudo... ou seja é raro, e desejável que o seja, acontecer isso.

Portanto não podemos justificar um mau desempenho de um carro através das excepções, da mesma forma que não devemos usar o mesmo método para o inaltecer.

Continuo a achar que a maioria dos utilizadores de automóveis, passa grande parte do tempo nas cidades e em filas... e nesse caso os hibridos são mais económicos e mais ecológicos.

Basta ouvir a rádio de manhã para perceber que, se aquelas filas intermináveis que acontecem todos os dias fossem contituidas por hibridos se gastariam umas toneladas de combustivel a menos e se baixavam consideravelmente as respectivas emissões.
Possivelmente, em alguns casos, poder-se-ia fazer todo o percurso em fila mas sem nunca ligar o motor térmico.

Não foi de certeza a pensar em viagens a fundo em AE que os hibridos foram feitos... pk quem anda a fundo não está, certamente, preocupado com os consumos e muito menos com as emissões.

De acordo.

Só acrescentaria que melhor do que hibridos seria falarmos de veículos do tamanho de smarts e totalmente electricos, até porque para o tipo de utilização que referes a autonomia actual dos veiculos eléctricos chega.

De acordo.

Só acrescentaria que melhor do que hibridos seria falarmos de veículos do tamanho de smarts e totalmente electricos, até porque para o tipo de utilização que referes a autonomia actual dos veiculos eléctricos chega.

não tem nada a ver, pois queres comparar os hibridos com esse tipo de carros? estamos a falar (falando do hch) de um carro do tamanho de um classe C, que faz consumos melhores que um jazz, que fazes na boa uma viagem de centenas de km's, que chegas a um semaforo e a poluição é zero, tem consumos em cidade comparaveis com citadinos, isto tudo com muito conforto e baixas emissões poluentes.

Voltar
Superior