Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

mas estás a esquecer-te de que o civic é hibrido e que o binário do motor electrico é constante, quanto ao escorregamento da cvt apenas acontece com mudanças de desmultiplicação, ou seja a velocidade constante não terá esse escorregamente ou será irrisório, é claro que quando dizes que um carro com cvt sem ser hibrido nunca deixa de ter a potência maxima, é verdade, mas onde está esse carro? como já te disse milhares de vezes, em mais de 22 000 km's nunca esgotei os traços todos das baterias, e olha que já andei depressa[;)]

Ah dá-te jeito agora teres o HCH a velocidade constante... [:D]
Lá estás tu a gerir as condições da maneira que mais te convém.

E a fundo, numa AE, também manténs a velocidade?
Nessas condições, não ocorre desmultiplicação da caixa?

Então queres falar em condições de andamento plano...
Vamos lá então. [:p]

não tem nada a ver, pois queres comparar os hibridos com esse tipo de carros? estamos a falar (falando do hch) de um carro do tamanho de um classe C, que faz consumos melhores que um jazz, que fazes na boa uma viagem de centenas de km's, que chegas a um semaforo e a poluição é zero, tem consumos em cidade comparaveis com citadinos, isto tudo com muito conforto e baixas emissões poluentes.

O que não faz sentido é usarmos todos os dias um carro desse tamanho com as implicações que isso tem em termos de filas e estacionamento, quando para o dia a dia um Smart ou algo do género cumpre perfeitamente :(

não tenho que imaginar nada, pois a conversa é sobre o hybrid. diz-me que carros são esses.

Mas o tópico é sobre hibridos! [;)]

Então, como tu há bocado definiste as condições de andamento em plano (sem desmultiplicação da CVT), então dentro dessas condições que referes, arranjo-te qualquer carro que dê a sua velocidade máxima, no ponto de regime de potência máxima. Podes ir sempre nesse ponto e sempre com a potência máxima disponível. No HCH, não! [;)]

Como vês, dentro das condições que tu próprio definiste. [:p]

E olha que não são poucos os carros nessas condições. Por acaso a 6ª do Astra é excessivamente longa e a velocidade máxima em plano, é atingida antes do regime de potência máxima.

a contornar o assunto, pois se falas em plano, como consegues num carro com caixa manual ir com o pedal a fundo e assim manter a potência maxima? a velocidade não aumenta? a rotação mantem-se na potência maxima como?

Não faltam carros que dão a sua velocidade máxima, no ponto de potência máxima. Portanto tens todas as variáveis dentro das condições que consideraste.

Não faltam carros que dão a sua velocidade máxima, no ponto de potência máxima. Portanto tens todas as variáveis dentro das condições que consideraste.

e depois são os outros que contornam as questões, diz-me que carro é esse que em plano com o pedal a fundo mantem a sua potência maxima, então tu dizes que um carro dá a velocidade maxima no regime de potência maxima........e o resto das rpm's mete-as onde?

e depois são os outros que contornam as questões, diz-me que carro é esse que em plano com o pedal a fundo mantem a sua potência maxima, então tu dizes que um carro dá a velocidade maxima no regime de potência maxima........e o resto das rpm's mete-as onde?

São todos os que têm a sua velocidade máxima declarada (sem ser os limitados) ao regime de potência máxima. E são muitos, a maioria.

A tua questão.... Não percebi!

São todos os que têm a sua velocidade máxima declarada (sem ser os limitados) ao regime de potência máxima. E são muitos, a maioria.

A tua questão.... Não percebi!

vou explicar melhor, se a potência maxima for às 6000 rpm's e aqui tambem ser a velocidade maxima declarada, nada impede que este carro faça mais rpm's, ou seja, às 6100rpm dá mais velocidade do que a declarada e a potência já é menor pois passou o pico de potência maxima, pois a inclinação do terreno, o vento, tantas variaveis que não deixam chegar a essas rpm's ou mesmo ultrapassá-las por isso tens várias relações nas caixas manuais, daí que o teres a potência maxima permanente........só se for em teoria pois na pratica não acredito que consigas esse feito.
se não concordas dá-me um exemplo de um carro que faça isso que dizes.

vou explicar melhor, se a potência maxima for às 6000 rpm's e aqui tambem ser a velocidade maxima declarada, nada impede que este carro faça mais rpm's, ou seja, às 6100rpm dá mais velocidade do que a declarada e a potência já é menor pois passou o pico de potência maxima, pois a inclinação do terreno, o vento, tantas variaveis que não deixam chegar a essas rpm's ou mesmo ultrapassá-las por isso tens várias relações nas caixas manuais, daí que o teres a potência maxima permanente........só se for em teoria pois na pratica não acredito que consigas esse feito.
se não concordas dá-me um exemplo de um carro que faça isso que dizes.

Pois mas estás enganado.
A partir do ponto de potência máxima, esta começa a descer, sabes porquê? Porque há um abaixamento (devido a muitos factores, que agora não interessam) de binário. É lógico, pois se a rotação está a aumentar e a potência a descer, tem que haver uma queda abrupta do binário. Por exemplo se o binário fosse o mesmo, a potência subia, apenas e só devido ao aumento das rotações.

Acontece que sem binário, não tens força para vencer os atritos todos. Força de tracção = Força dos Atritos, vais em movimento uniforme! Logo atingiste a velocidade máxima. E daí não passas. Só passas de for a descer, mas isso tu eliminaste quando consideraste movimento plano. (Para não haver desmultiplicação da CVT).

Acho que, por exemplo, entre muitos, o Megane 1.5 DCI de 85 CV está dentro destas condições. Só não tenho a certeza, pois não sei o valor declarado oficialmente pela Renault. Se não for anda lá bem próximo. Normalmente o escalonamento da última relação é establecido desta forma.

Não sei se te lembras de uns gráficos que eram feitos com os escalonamentos das várias relações, pela revista turbo de antigamente. O Guia do Automóvel também apresenta as velocidades a cada 1000 rpm's. É só fazer as contas.

Última edição:
mas como podes tu estabelecer uma regra dessas? se há tantas variaveis, como podes dizer se ele chega lá ou se ultrapassa? ou mesmo numa subida, como fazes? tambem mantens a potência maxima? continuo a não perceber como mantendo o pedal a fundo mantens a velocidade constante, até porque tens curvas, subidas e coisas dessas que por vezes aparecem, mas mesmo sem elas não acredito que consigas manter essa situação de potência maxima.

é claro que é facil fazer contas. teoricamente é facil o que tu dizes, eu falo é na estrada.arranjares condições de ir sempre no regime de potência maxima, é que não é facil, por isso se fala que a descer os carros andam mais que o anunciado e a subir andam menos, ou seja por vezes num caixa manual nem consegues colocar a potência maxima no chão, ou a 5ª não chega ou a 4ª é demais.

mas como podes tu estabelecer uma regra dessas? se há tantas variaveis, como podes dizer se ele chega lá ou se ultrapassa? ou mesmo numa subida, como fazes? tambem mantens a potência maxima? continuo a não perceber como mantendo o pedal a fundo mantens a velocidade constante, até porque tens curvas, subidas e coisas dessas que por vezes aparecem, mas mesmo sem elas não acredito que consigas manter essa situação de potência maxima.

Olha até te arranjo mais um exemplo que me é bem próximo.
Nem sei porque não me lembrei deste antes. Até costumo andar nele também. Trata-se de um Ford Fiesta 1.4 TDCI:

Repara na imagem:

imagem597vk8.jpg

Às 4000 rpm's, regime de potência máxima do motor, ele deverá ir a 165 Km/H. Que não andará longe da velocidade máxima declarada pela Ford para este modelo. Por acaso não sei o valor ao certo. E isto acontece com a maioria dos automóveis.

Quanto ao resto, esquece as subidas, tu próprio definiste que o movimento era em plano.

E além disso o que conta é que se conseguem arranjar diversos exemplos de utilização da potência máxima de uma forma permanente. Coisa que o HCH só o conseguirá (no máximo) por 4 minutos.

De acordo.

Só acrescentaria que melhor do que hibridos seria falarmos de veículos do tamanho de smarts e totalmente electricos, até porque para o tipo de utilização que referes a autonomia actual dos veiculos eléctricos chega.

Bom... vamos lá por partes, para quem tenha filhos dá muito jeito ter lugares traseiros e alguma bagageira para meter as tralhas... e porque não ser ecológico ao mesmo tempo??? caso contrário teria um desses que falas e mais um para a familia... solução bem mais cara e menos ecológica!

Ao ser totalmente eléctrico vai limitar bastante uma utilização mais estradista o que iria obrigar, novamente, a ter um segundo carro... solução bem mais cara e menos ecológica!

Os actuais Hibridos, e os que ainda virão, permitem ter vários mundos... poupados e ecológicos nas filas da cidade e com autonomia e performance suficientes para as tais excepções que falaste... esquecendo nessa altura os consumos muito baixos.

Última edição:
Voltar
Superior