citação:
Originalmente colocada por Alex
citação:Originalmente colocada por SOneca-II
Acho estranho aqui ninguem contar com o erro do CB...
Ou o meu é o unico clio em que o CB perde cerca de 2 litros por deposito, ou entao nao sei.
Tb posso dizer que qto mais dispararem depressa em picos nao mto continuos os valores medidos pelo CB sofrem grandemente, um pouco a razao dos consumos n subirem mto.
E economico mas o erro existe e n e assim tao irrisorio para n ser considerado.
Em 50 litros perco 2 no CB (medidos nas bombas, de todas as marcas).
De qquer forma normalmente faco cerca de 4.1 o que equivale a uns 4.3.
Consegui uma vez uns 3.7 (ou seja uns 3.8 ou 3.9) mas a andar abaixo dos 80 kmh.
Peco desculpa mas acho estranho que um carro mais pesado consiga ainda menos a velocidades superiores. Digo eu ta claro.
RR
Todos os carros que tive com computador de bordo são/eram muito precisos na indicação do consumo absoluto, obviamente quanto à distância percorrida os erros podem ser maiores (pressão dos pneus, etc...).
Mesmo a experiência com carros da Renault dizem-me que quanto o computador de bordo avisa a entrada na reserva, o erro deve ser de pequenas fracções do litro.
Os erros quanto à media por distância poderão existir, mas a menos que alguém ande com uma daquelas "rodinhas" para medir a distância com precisão ou saiba com extrema precisão a distância entre um ponto A e um ponto B (e as placas de indicação não servem), os condutores baseiam-se na mesma informação sobre a distãncia percorrida que o computador de bordo usa.