Que vinho bebem?

Quanto custa cada garrafa ?

Portugal é impressionante na quantidade/diversidade de vinhos que tem.

A propósito alguém sabe qual é a região que produz mais vinho ?

provavelmente será o Alentejo, com as suas enormes propriedades altamente mecanizadas...

Tive na semana passada uma reunião com o Director Comercial da Adega Cooperativa de Almeirim e segundo ele é a região do Oeste.

Só que a maior parte desse vinho não é engarrafado, é vendido em bruto para Adegas Cooperativas e exportado para compor outros vinhos.

Cada região pode incorporar uma % de vinho externo no seu para o "compor".

É um mundo curioso, a Adega Cooperativa de Almeirim produz 22 milhões de litros de vinho por ano [:cool:]

Ok.Nem vi bem.

Tu não viste bem e eu nunca vi nenhuma [:D]

Tenho alguma curiosidade porque é uma região que não é conhecida pelo vinho.

@AlexKarenin: há umas páginas atrás discutiu-se essa região e o facto de há umas décadas atrás Almeirim e outras adegas hoje menos "nobres" dominavam comercialmente. Hoje não sei.

Tu não viste bem e eu nunca vi nenhuma [:D]

Tenho alguma curiosidade porque é uma região que não é conhecida pelo vinho.

@AlexKarenin: há umas páginas atrás discutiu-se essa região e o facto de há umas décadas atrás Almeirim e outras adegas hoje menos "nobres" dominavam comercialmente. Hoje não sei.

E provavelmente não vais ver.

O Corte Ingles que era dos poucos sitios que vendia, já esgotou e a garrafeira do tio pepe (de onde mandei vir as minhas) também já retirou a página.

Pelo que entendo o estado líquido ainda vende a 13.50€. Não sei se ainda têm stock.

...de que ano é a colheita?

É mesmo de 2011, mas não sei de onde foram buscar o preço de 4 €.

Produção, dados de 2012:

http://www.winesofportugal.com/files/7814/1235/0644/prod_regiao-tabela.jpg

"Vinho Ind. Ano" = vinho de mesa que indica o ano da colheita na garrafa, como o Alandra, certo?

Maior produtor o Douro por causa do vinho do Porto (50% das exportações de vinho portuguesas). Se excluirmos vinhos fortificados, a maior produtora é a região vinícola de Lisboa, como já aqui se disse.

Lisboa e Tejo menos de metade do vinho produzido é comercializado como DOC ou vinho regional/IGP. Minho/Vinho Verde e Douro é quase tudo DOC porque a área DOC abrange a totalidade ou quase da região vinícola.

Quota de mercado em Portugal (dados de 2012) no segmento vinhos DOC e IGP/regionais:

http://www.revistadevinhos.pt/artig...igo=10609&title=o-mercado-de-vinhos&idioma=pt

Alentejo 43,2%
Vinho Verde 20,8%
Setúbal 12,1%
Douro 8,4%
Beiras (incluindo Dão e Bairrada) 7,1%
Tejo 4,6%
Lisboa 3,5%
Algarve 0,3%

Last edited:
O Lidl vai ter promoção de Vinhos:

http://www.lidl.pt/pt/quinta-a-domingo.htm?ar=92 ....

....mas há mais vinhos em promoção.

O Lidl nas lojas acaba por ter sempre alguns vinhos em promoção.

O Cartuxa a 9.99€ não é mau, mas não é brilhante, comprei no pingo doce a 7.49€.
Além disso não é um vinho para mim, acho-o demasiado ácido. Acho que precisa de um pouco de garrafa e depois tem de respirar bem.

Tive na semana passada uma reunião com o Director Comercial da Adega Cooperativa de Almeirim e segundo ele é a região do Oeste.

Só que a maior parte desse vinho não é engarrafado, é vendido em bruto para Adegas Cooperativas e exportado para compor outros vinhos.

Cada região pode incorporar uma % de vinho externo no seu para o "compor".

É um mundo curioso, a Adega Cooperativa de Almeirim produz 22 milhões de litros de vinho por ano [:cool:]

Gosto muito da gama "Varandas" da Adega de Almeirim, especialmente dos brancos.
O branco "Varandas Grande Escolha" é uma delícia. [br:)] O Licoroso é muito catita também.

O Lidl vai ter promoção de Vinhos:

http://www.lidl.pt/pt/quinta-a-domingo.htm?ar=92 ....

....mas há mais vinhos em promoção.

O Tapada do Chaves e o Lagoalva Reserva estão a um preço interessante. :) Poliphonia e Quinta do Carmo também.

E quem diria...? Se me contassem há 15 ou 20 anos atrás que o Lidl iria vender Pêra Manca (mesmo que seja o branco, eu sei...), eu diria que era um delírio [:D] O Lidl de facto, melhorou imenso nos últimos anos. :)

Last edited:
Exactamente, foi aí que vi.

Continente e Pingo Doce também têm uma ou outra coisa interessante esta semana.

Dão Pedra Cancela Selecção do Enólogo a bom preço, €3,85 (e não ao habitual preço inflacionado de +€9 do Continente)
E no Pingo Doce, o já aqui falado Grão Vasco Reserva Prova Mestra a €4,50. Ambos têm uma brutal relação qualidade/preço.

No Lidl, o Porto Calem Velhotes 10 years também não é uma opção nada má. Fez sucesso no jantar de natal no ano passado :)

Já agora peço-te mais uma ajuda:
Onde estão os «bons negócios»?
Obigado

Não há nada de especial.

O Poliphonia Reserva sempre poupas uns 2.5 a 3€ face aos melhores preços da net. Por isso talvez seja de aproveitar.
Eu por acaso comprei 2 numa promoção semelhante do lidl.

O Pera Manca Branco é que ainda estou a pensar. Sempre se poupa tb uns 3€ e por norma não há promoções nestes vinhos. Mas é demasiado dinheiro para um branco.

Não há nada de especial.

O Poliphonia Reserva sempre poupas uns 2.5 a 3€ face aos melhores preços da net. Por isso talvez seja de aproveitar.
Eu por acaso comprei 2 numa promoção semelhante do lidl.

O Pera Manca Branco é que ainda estou a pensar. Sempre se poupa tb uns 3€ e por norma não há promoções nestes vinhos. Mas é demasiado dinheiro para um branco.

A promoção do Lidl não tem preços por aí além face às lojas online, é verdade. Esta promoção, apesar de não ser má, não é daquelas imperdíveis.
Mas...

Tudo depende das opções de cada um. Apesar de não haver ali nenhuma promoção imperdível, alguns preços são interessantes. E para mim, prefiro parar 10 minutos no Lidl ou Pingo Doce ali da esquina e levar imediatamente o diabo das garrafas do que encomendar pela net e depois ter de ficar à espera, pagar portes ou andar enleado com transportadoras só para poupar uns cêntimos numa garrafa (ou qualquer outra coisa)... :P Mas isso é uma opção pessoal minha, em grande parte definida pelas minhas rotinas do dia-a-dia.

É verdade que o Pingo Doce por vezes tem promoções melhores. Mas nem toda a gente tem um Pingo Doce (ou Lidl, também) por perto, e muitos são lojas pequenas com uma gama restrita de vinhos. De maneiras que promoções como estas (quer esta do Lidl, quer do Pingo Doce ou de outra superfície qualquer) podem dar jeito a muita gente. :)

Back