Que vinho bebem?

Um espumante é opção?

Dependendo da refeição, um espumante pode-se conjugar bem com alguns tipos de comida.
Aí tens ampla escolha de meio-secos ou doces, se bem que tradicionalmente, os espumantes brutos são mais indicados para acompanhar as refeições. Mas como preferes adocicado...

Obrigado a todos.

Vou experimentar algumas das vossas sugestões.

Como referi, o vinho não serà para mim, da minha parte prefiro um tinto ou verde, mediante a refeicão. O branco serà mesmo mais ter como opcão para quem não gosta assim tanto de tinto, como è o caso. Não estão habituadas a vinho a sèrio, então gostam dos doces porque cai sempre bem :)

Espumante poderà ser tambèm equacionado sim.

Como informacão adicional, experimentei hà pouco tempo um ".Com" de 2013, tinto...brilhante.

Voltando atrás; tinha-me escapado esta.

Quando passei por Arruda aí há semana e meia atrás aproveitei para trazer uma garrafa do raríssimo e baratíssimo "Arruda DOC" (tinto) da Adega Cooperativa. Que se chama assim mesmo, Arruda DOC. Não tem marca nem a bem dizer rótulo:

http://www.adegaarruda.pt/admin/images/docarrudatinto.png

Esta foto deve ser antiga, mas a colheita de 2013 que agora se encontra à venda está na mesma. É que nem tentaram; parece que foi engarrafado numa garagem. Terão vergonha deste vinho?

Também vi na região publicidade aos vinhos da Quinta de São Sebastião, toda orgulho arrudense ("O Renascer de uma Região"), mas depois vai-se à página Internet deles e não têm nem um DOC Arruda para amostra; é tudo Regional Lisboa. Como sou um cromo com tempo livre a mais (aparentemente) fui ver a portaria da DOC Arruda e a lista de castas, e nem me pareceu muito restritiva; não sou perito, mas parece-me possível fazer algumas coisas dentro da lista de castas permitidas. Voltamos ao que já se falou aqui: que há certas DOs que a atitude dos próprios produtores dá a entender que termos comerciais prejudicam mais do que ajudam.

Esse Arruda DOC já o tenho visto no Jumbo de Alverca, mas nunca me despertou curiosidade em experimentar. O rótulo, lá está, não é lá muito apelativo! Mas o preço é acessível.

Da Quinta de S. Sebastião, já provei alguns, uns gostei, outros nem tanto... não achei grande piada aos "Mina Velha", já a gama que tem o nome da Quinta é interessante e agradável de se beber.

Mas lá está, em termos comerciais, um VR Lisboa acaba por ser mais apelativo para o público em geral que um DOC Arruda.
Mais ou menos como os DOC Tejo, que poderiam usar também a designação das subregiões (Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche,Santarém e Tomar) mas na prática não o fazem, pois nem vale a pena estar a pagar selos que não trazem qualquer benefício adicional... e isto na região Tejo que é das mais permissivas e abertas a castas não originárias da região, imagino nas outras...

Última edição:
Aqui fica a minha contribuição.

Dos melhores vinhos que bebi nos últimos tempos. Tinha 2 garrafas de cada guardadas de pé no aparador da sala sem qualquer cuidado.

O Quinta da Leda 2004 foi top mundial.

LTT0LVG.jpg

A segunda garrafa do Dolium 2005 notava-se que não tinha a mesma qualidade que a primeira (que era mesma boa) mas mesmo assim, muitos bons vinhos.

lCbccga.jpg

E esta de Porto vai ser para o Natal.

ruGRQyZ.jpg

Tinha 3 destas. No Natal do ano passado dei uma aos meus pais e uma à sogra.
Quando cheguei à sogra e pedi a garrafa para beber um pouco, tinha um "niquinho" no fim. Usou o vinho do porto para fazer rabanadas!!![8b] [8b] :sh)

Ao menos as rabanadas estavam boas...

E por falar em sangria(que sendo boa,aprecio),é precisamente o vinho que faz grande diferença.
Acho que muitas vezes utilizam o mais barato/zurrapa que existe,sendo que este ainda é uma parte significativa da "mistura".
Um dos sitios,por ex.,onde mais gosto de beber sangria usa um Meia Encosta que já se pode considerar um vinho razoável.
Claro que as bebidas brancas são importantes,mas acho que a maior parte do pessoal acha que para sangria qualquer zurrapa serve.O que não é bem verdade...

O vinho é importante ... se não serve para beber sozinho .. nao serve para sangria ... mas tambem nao é preciso uma grande pinga.

Eu quando há festas compra uma Box decente de 3 Litros para a sangria. Bebidas brancas tento não exagerar ... um bocado de triple sec e licor beirão.

É isso comandante!
Um Montes Ermos box(8€,5lts por ex.).
Mas em grande parte de restaurantes e afins é mesmo do mais barato que exista.
Claro que não me refiro a "Champanherias" e outros que tal...

Voltar
Superior