Que vinho bebem?

Fico contente de ver alguém a provar outros vinhos, e não ser do do país, não é que eu tenho algo contra o nosso vinho, é bom, mas: porra, existem outros bons países produtores de vinho, vamos dar uma oportunidade experimentando coisas novas.
Não consumas ir a mercantina, comer pizza?
Isso até fica perto do meu percurso rotineiro... há lá Barolo?

Quando lá estive não tinha, foi á um ano, no vinho são um pouco fracos, mas a pizza é boa, conheci o chefe Pizzaiolo foi bastante prestavel, pois pude discutir um pouco mais sobre os seus produtos, já que eu também tenho um restaurante pizzeria aqui.
Se eles mudarem um pouco a carta dos vinhos, e apostarem mais no italiano e na sua divulgação, só tem a ganhar.

768f6d19a5ac14759a129c0e63203942.jpg

Box que me surpreendeu. Talvez por ser diferente do binómio Loup Noir e Montado.
Bem estrutura, final interessante na boca.

Por falar em Pias, um destes dias «apanhei» no Lidl uma promoção dos «Amigos de Pias» em bag in box; Muito bom...e por menos de 5 Euros. No Pingo Doce e por menos de 4 Euros também encontrei Serrania Branco; fresquinho «marcha» muito bem. São vinhos de «outros campeonatos» para, como diz o outro, «quem quer beber um copo de vinho à refeição»....[:D]

E a propósito de vinho e álcool, onde posso comprar um daqueles aparelhos tipo termómetro para medir, em casa, o teor alcoólico de um vinho.
Tenho procurado e todos os links me levam para o Brasil ou para sites de vendas aos «kilos»....[:D]
Obrigado

Fico contente de ver alguém a provar outros vinhos, e não ser do do país, não é que eu tenho algo contra o nosso vinho, é bom, mas: porra, existem outros bons países produtores de vinho, vamos dar uma oportunidade experimentando coisas novas.
Não consumas ir a mercantina, comer pizza?

Não conhecia a Mercantina, apesar de ficar numa zona onde vou almoçar de vez em quando. Para pizzas, o meu sítio preferido é o 1.º andar do Cinema S. Jorge, que é explorado pela Cantina Baldracca, da Mouraria, mas que tem alguns problemas - não têm sítio onde pôr um forno que possa cozer mais do que 2 pizzas de cada vez, e ou se chega lá quando só temos 4/6 pessoas à frente no máximo ou se vai a outro sítio. Para além desse, gosto do Casanova, em Santa Apolónia, do Mezzogiorno no Chiado e do La Finestra, mais ou menos por esta ordem. Gostei muito da pizza no Forno d'Oro na Artilharia 1 quando lá fui, mas aquilo é tão acanhado - espaço entre mesas conta-se por milímetros, e são mesas onde não há espaço para nada.

Que eu saiba, pizzarias/restaurantes italianos em Lisboa com Barolo na carta de vinhos: Da Vinci (Restauradores), Mezzogiorno, La Finestra. E Zero Zero no Príncipe Real, onde nunca fui. Claro que estar na carta de vinhos não quer saber que haja mesmo.

Quando lá estive não tinha, foi á um ano, no vinho são um pouco fracos, mas a pizza é boa, conheci o chefe Pizzaiolo foi bastante prestavel, pois pude discutir um pouco mais sobre os seus produtos, já que eu também tenho um restaurante pizzeria aqui.
Se eles mudarem um pouco a carta dos vinhos, e apostarem mais no italiano e na sua divulgação, só tem a ganhar.

Pessoalmente, acho que em termos de vinhos italianos Lisboa pelo menos nem está muito mal. Há bastantes restaurantes italianos e/ou pizzarias que vendem alguns vinhos italianos (para além do Lambrusco) a preços aceitáveis, ainda que haja sempre aqueles abusos de pôr na carta a 18€ vinhos que num supermercado italiano se vendem a 2/3 €.

O que me chateia é haver restaurantes que se anunciam como de cozinha francesa (como o Lisboète, a Brasserie de L'Entrecôte ou o Petit Bistro, que ficava na Bica mas que entretanto fechou e foi substituído por mais uma tasca "conceptual" tola para hipsters/betos em negação) e que não têm na carta nem um vinho francês para amostra.

http://www.sgcr.pt/index.php/pt/recursos/noticias/item/102-homem-de-capa-negra-vence

A marca "Lendário" era utilizada por um produtor da zona de Arruda dos Vinhos para vender uns vinhos aromatizados ou qualquer coisa parecida. Não há recurso desta decisão para o Supremo, penso eu, pelo que esta questão acaba aqui.

Ponho aqui esta notícia por causa da questão do vinho de Pias. Estou constantemente a ver pessoas nos supermercados colocarem nos carrinhos BiBs e garrafas de vinho com a palavra "Pias" na marca e que, ao contrário do "Terras de Pias" que o manucas bebeu, não são nem produzidos nem engarrafados em Pias ou sequer no Alentejo. Já muitas vezes me questionei a razão de a Sociedade Agrícola de Pias, o Monte da Capela ou a Cooperativa Agrícola da Granja/Amareleza Vinhos não avançarem contra esses outros produtores. Se calhar pensam que até beneficiam indirectamente da omnipresença do vinho supostamente de Pias, ainda que aldrabado?

Não conhecia a Mercantina, apesar de ficar numa zona onde vou almoçar de vez em quando. Para pizzas, o meu sítio preferido é o 1.º andar do Cinema S. Jorge, que é explorado pela Cantina Baldracca, da Mouraria, mas que tem alguns problemas - não têm sítio onde pôr um forno que possa cozer mais do que 2 pizzas de cada vez, e ou se chega lá quando só temos 4/6 pessoas à frente no máximo ou se vai a outro sítio. Para além desse, gosto do Casanova, em Santa Apolónia, do Mezzogiorno no Chiado e do La Finestra, mais ou menos por esta ordem. Gostei muito da pizza no Forno d'Oro na Artilharia 1 quando lá fui, mas aquilo é tão acanhado - espaço entre mesas conta-se por milímetros, e são mesas onde não há espaço para nada.

[...]

Se gostas do La Finestra ou do Casanova, experimenta a Pizzeria Lucca ali perto do Teatro Maria Matos - penso que o dono é o mesmo do La Finestra, ou algo assim. Se bem que o espaço lá dentro não seja muito, também.
Há dois ou três anos ia lá com alguma frequência, ultimamente por falta de tempo não tenho lá ido, mas pelo que sei a qualidade continua a ser a mesma. :)

Não me lembro se têm Barolo, pois como disse, já lá vão uns 2 ou 3 anos que não vou lá :P

517788fe-63c9-4b56-af25-c7a24af003a4.jpg

Hoje abri este que me tinham oferecido. E foi uma bela surpresa. Está no ponto pareceu-me... Com uma complexidade muito interessante para um vinho de 3€.

Há dias bebemos uma garrafa que tinha um depósito. Era um vinho jovem... e o depósito era enorme, uma colherada.

Depois foi-se a ver e eram cristais... ficou a dúvida se seriam sulfitos em (grande) excesso ou um daqueles vinhos feitos de tudo menos de uva... :(

Há dias bebemos uma garrafa que tinha um depósito. Era um vinho jovem... e o depósito era enorme, uma colherada.

Depois foi-se a ver e eram cristais... ficou a dúvida se seriam sulfitos em (grande) excesso ou um daqueles vinhos feitos de tudo menos de uva... :(

Geralmente são sais que o ácido tartárico (o principal ácido das uvas/vinho) forma com potássio ou cálcio. Quando um vinho não é estabilizado, ou não é estabilizado de forma tecnicamente eficaz, podem ocorrer precipitações desses sais sobre a forma de cristais que depositam no fundo da garrafa. É mais vulgar aparecer nos brancos, sobretudo depois de irem ao frigorífico. É a chamada instabilidade tartárica.
Não tem qualquer problema e até é sinal que o vinho é bastante natural. É um problema meramente estético, mas que o consumidor penaliza quando encontra por julgar que são "químicos" ou "açúcar"...

Geralmente são sais que o ácido tartárico (o principal ácido das uvas/vinho) forma com potássio ou cálcio. Quando um vinho não é estabilizado, ou não é estabilizado de forma tecnicamente eficaz, podem ocorrer precipitações desses sais sobre a forma de cristais que depositam no fundo da garrafa. É mais vulgar aparecer nos brancos, sobretudo depois de irem ao frigorífico. É a chamada instabilidade tartárica.
Não tem qualquer problema e até é sinal que o vinho é bastante natural. É um problema meramente estético, mas que o consumidor penaliza quando encontra por julgar que são "químicos" ou "açúcar"...

Agradeço-te desde já a explicação! Faz todo o sentido.

O certo é que diversas opiniões se ouviram... mas parece que ninguém acertou! [;)]

De qualquer forma, era um tinto alentejano, do alto alentejo interior.

Pêra-Grave Reserva 2011, alguem conhece?

Bebi esse vinho, penso que mesmo dessa colheita, num restaurante há coisa de dois anos. Deve custar cerca de 19-20 € em garrafeira. Lembro-me que gostei, mas se vale esse preço não o saberia dizer.

Devo passar mesmo à porta da Quinta de São José de Peramanca amanhã de manhã. Talvez pare e compre lá uma garrafa dessas para confirmação. [;)]

Eu ando a repetir algumas vezes o Dom Rafael, é um vinho fantástico pelos seus quase 10€.

Provei pela primeira vez o Dom Rafael há 2 ou 3 semanas e penso exactamente o mesmo. Relação qualidade-preço incrível.

Nos últimos tempos tenho experimentado alguns clássicos portugueses, porque não se pode viver só de estrangeiros roscofes do ALDI. Já falei no Dom Rafael. Outros:

Palácio da Brejoeira - gostei muito; vale bem o preço.
Duorum Colheita 2013 - outro muito bom vinho por 8-9 €. Venderam-mo num restaurante de bairro em Lisboa por 10 €. [:D]
Esporão Reserva 2012 - uma oferta que abri para tentar impressionar uma chusma de gente que tive em casa. Abri a seguir um Quinta dos Aciprestes (2013), que é um vinho com tudo na conta certa mas que sofreu pela comparação directa com um vinho mais possante; devia tê-lo servido primeiro. Lição aprendida.
Meandro do Vale Meão (2012) - tinha comprado numa feira do Pingo Doce há uns meses; fez grande sucesso.

O Valpolicella Ripasso do ALDI também agradou muito.

Voltar
Superior