Que vinho bebem?

Por falar no pingo doce comprei uma box de encosta de favaios e aquilo é simplesmente intragável, que surrapa [:vm)] Nunca mais me guio nas promoções que lá estão, tinha ido melhor com uma box de pias ou mesmo a box deles do alentejano que é bem bom. Fica o aviso:sh)

Por falar no pingo doce comprei uma box de encosta de favaios e aquilo é simplesmente intragável, que surrapa [:vm)] Nunca mais me guio nas promoções que lá estão, tinha ido melhor com uma box de pias ou mesmo a box deles do alentejano que é bem bom. Fica o aviso:sh)

Exacto,aquelas de tres litros.
Mas,para mim,Montes Ermos quase sempre.

Valle Pradinhos Reserva 2014:

Valle_Pradinhos_reserva.jpg

Bom vinho, macio, frutado e final bem equilibrado com um toque de elegância.

Já experimentaram a aplicação Vivino?

Instalei há umas semanas e tem sido bastante precisa na identificação do vinho e útil na sua qualidade, nomeadamente aquando da compra de vinhos de que nunca ouvimos falar.

Isto apesar de se basear em "reviews" pessoais que, naturalmente, valem o que valem...

Eu uso o Vivino há um pouco mais de um ano, mas mais para marcar o que eu próprio provei e gostei ou não do que para descobrir novos vinhos. A aplicação está cheia de bugs e também de erros na informação que dá quanto aos vinhos, mas é verdade que a funcionalidade que usam para vender (por assim dizer) o Vivino, a identificação de rótulos, trabalha rápido e bem.

Quanto aos comentários que os utilizadores fazem aos vinhos, há a desvantagem de os que sabem mais e fazem comentários mais completos/úteis provarem sempre vinhos de gamas de preço a que eu não posso chegar. E também há o problema, como nota o Diamondplus, de que a relação qualidade-preço não é muito tida em conta e que o melhor que um vinho de 4-6 € agradável de beber e sem qualquer vício pode esperar desses utilizadores mais "profissionais" é 2,5 ou 3 (em 5) estrelas e alguma condescendência. Ou se calhar é a minha inveja de quem prova todas as semanas tão bons vinhos...

As castas Portugueses estão na moda, e os franceses e ingleses que têm comprado as nossas quintas no Douro e um pouco por todo o país, são os melhores promotores. A Touriga Nacional tem a vantagem de ser uma espécie de erva daninha, pega em qualquer terreno.[:D]

Não há no mundo nenhum país com tanta variedade de castas autóctones, são conhecidas cerca de 250 variedades!

O Bruno Prats que é a referência francesa, e de dimensão mundial na área dos vinhos, quando chegou a Portugal e estudou o historial da Touriga Nacional, e da Touriga Franca, levou-as para França (Bordeus) onde a família lidera há décadas os vinhos franceses.

O Winespectater, há uns tempos dedicou uma edição quase toda ás castas Potuguesas. O titulo era qualquer coisa do tipo, "Portugal está a revolucionar o mercado dos vinhos." O Douro era o tema principal.

Do Pingo Doce só Serrania...e de preferência branco, mas o Tinto também se bebe.
____
Ontem no Lidl, D.na Ermelinda tinto de 2014 a 2.89 Euos; bom preço, ou nem por isso?

Faz sentido esse método, no entanto duvido que traga alterações tão dramáticas.

Tenho um familiar que meteu na cabeça que não gosta de vinhos da zona centro e norte do país. Comecei a esconder as garrafas e apresentar o vinho no decantador, com um truque simples antes de ele o ver. Nunca mais reclamou...

O truque é deitar o vinho para o decantador, tapar com a mão e agitar durante uns segundos. Aprendi num workshop sobre vinhos, na Escola de Hotelaria do Estoril.

Faz sentido esse método, no entanto duvido que traga alterações tão dramáticas.

Tenho um familiar que meteu na cabeça que não gosta de vinhos da zona centro e norte do país. Comecei a esconder as garrafas e apresentar o vinho no decantador, com um truque simples antes de ele o ver. Nunca mais reclamou...

O truque é deitar o vinho para o decantador, tapar com a mão e agitar durante uns segundos. Aprendi num workshop sobre vinhos, na Escola de Hotelaria do Estoril.

Acho que nem todos os vinhos reagem da mesma forma ao "arejar"...uns melhoram. Outros nem tanto. Falaram-te disso? Se é preferivel em vinhos mais jovens, ou nalgumas castas?

Quanto a esse teu familiar, eu também conheço muita gente que diz "vinhos para mim só alentejanos" mas duvido seriamente que alguém consiga distinguir o vinho a esse ponto. Em especial depois das castas se terem misturado todas. É fácil hoje encontrar um alentejano à base de Touriga por exemplo, a fazer passar perfeitamente por um Douro.

Os únicos vinhos que consigo distinguir a léguas são os tintos da Lagoa (Algarve), têm traços bem marcados. Pessoalmente gosto. E depois os fabulosos brancos do Pico, são qualquer coisa que único.

Acho que nem todos os vinhos reagem da mesma forma ao "arejar"...uns melhoram. Outros nem tanto. Falaram-te disso? Se é preferivel em vinhos mais jovens, ou nalgumas castas?

Quanto a esse teu familiar, eu também conheço muita gente que diz "vinhos para mim só alentejanos" mas duvido seriamente que alguém consiga distinguir o vinho a esse ponto. Em especial depois das castas se terem misturado todas. É fácil hoje encontrar um alentejano à base de Touriga por exemplo, a fazer passar perfeitamente por um Douro.

Os únicos vinhos que consigo distinguir a léguas são os tintos da Lagoa (Algarve), têm traços bem marcados. Pessoalmente gosto. E depois os fabulosos brancos do Pico, são qualquer coisa que único.

Não foi abordada essa questão. No entanto não me passa pela cabeça fazer isto a vinhos com mais idade o no valor de dezenas de €.

Então os preços "riscados" no Continente são de ir ás lágrimas.[:)]

Ainda na saga das Promoções, acabei por ir ao PingoDoce e comprei uma garrafa de Quinta da Pacheca - Grande Reserva - Touriga Naciona de 2011. O preço na garrafeira nacional são de 24,30€, comprei por 16€. [kiss]

Que vinho recomendam para começar nesta andanças?

Eu raramento bebo vinho. Gosto mais de verde branco do que maduro tinto por exemplo.

Acho que conto pelos dedos todos que tenho as vezes que bebi vinho na vida! [:)]
Mas é uma parte da nossa cultura que me interessa e gostava de aprofundar, no entanto chego a um supermercado e não percebo nada daquilo.

Agradecia que me dizessem um ou dois vinhos para iniciantes não muito fortes.

Gracias!

Concordo, uns melhoram um pouco, outros ou nem tanto, depois há uns que até pioram (aqueles rascas).
Quase que cada vinho tem a sua especificidade, temos é de a conhecer.

Ps: Com as temperaturas é a mesma coisa.

Last edited:
Este fim de semana experimentei um "Tons de Dourum 2014" e achei excepcional.

Fui ver o preço e verifico que custa menos de 4,00€ a garrafa na garrafeira nacional.

Pensei que era bem mais caro.
Recomendo!

Mais uma daquelas garrafas premium de promoção do continente.

Péssimo...

O rótulo até está engraçado, ali a palavra "Premium" é que estraga tudo, mas por outro lado estar lá escrito serve de carta de recomendação (é uma maneira de enganar o cliente).

Bem, o que dizer deste vinho? É excelente [:cool:], já o tinha provado há quase um ano atrás (exactamente o mesmo ano) e continua excelente, notei que melhorou em relação aos taninos, estão mais aveludados.

Duas_Quintas_Reserva_2013.jpg

Back