Que vinho bebem?

O verde tinto,tal como outros vinhos,embora não seja "obrigatório" casá-lo com alguns pratos,é mais ou menos pacífico que resulta melhor com pratos "fortes".
Uma sarrabulhada,um pica no chăo ou mesmo uma lampreia,por ex.A elevada acidez ajuda a digerir estes pratos fortes.
Aqui há uns dias vi um programa em que o Dirk Nieport dizia que uma das suas futuras apostas(nomeadamente além fronteiras)seria a elaboração de bons verdes tintos.Seria mesmo a próxima revolução no mercado.

Last edited:
O verde tinto,tal como outros vinhos,embora não seja "obrigatório" casá-lo com alguns pratos,é mais ou menos pacífico que resulta melhor com pratos "fortes".
Uma sarrabulhada,um pica no chăo ou mesmo uma lampreia,por ex.A elevada acidez ajuda a digerir estes pratos fortes.

Eu gosto de beber verde tinto com a sardinha assada e os tradicionais sarrabulhos ou rojões.
É a casta Vinhão que lhe transmite essa cor opaca e intensa. Talvez seja a casta portuguesa mais corada (tintureira).

Eu gosto de beber verde tinto com a sardinha assada e os tradicionais sarrabulhos ou rojões.
É a casta Vinhão que lhe transmite essa cor opaca e intensa. Talvez seja a casta portuguesa mais corada (tintureira).

É isso.

Se não me engano no Minho chama-se "Vinhão" e no Douro chama-se "Sousão", será provavelmente a única tintureira mesmo nossa, as restantes são internacionais, como a Alicante Bouchet.

Castas Tintas --> pelicula escura, polpa clara.
Castas Tintureiras --> pelicula escura e polpa escura (estas "pintam" tudo...)

É possível fazer vinho branco de castas Tintas mas não de castas Tintureiras. Ainda há dias o @sempreabrir colocou aí um branco de castas tintas, não me lembro qual.

Isto é um mundo... :)

É isso.

Se não me engano no Minho chama-se "Vinhão" e no Douro chama-se "Sousão", será provavelmente a única tintureira mesmo nossa, as restantes são internacionais, como a Alicante Bouchet.

Castas Tintas --> pelicula escura, polpa clara.
Castas Tintureiras --> pelicula escura e polpa escura (estas "pintam" tudo...)

É possível fazer vinho branco de castas Tintas mas não de castas Tintureiras. Ainda há dias o @sempreabrir colocou aí um branco de castas tintas, não me lembro qual.

Isto é um mundo...
:)

Como por exemplo, este: https://www.garrafeiranacional.com/2016-invisivel-aragonez-branco.html

Para o meu gosto, o preço é elevado, mas é um bom vinho.

Já ouvi falar nesse vinho, penso que é mesmo tipo água em termos de cor, daí o nome. Mas há outros mais tradicionais amarelados feitos de Touriga Nacional, por exemplo.

Uma pessoa tinha de ter duas vidas (ou dois fígados vá) para provar só o que existe em Portugal... [:D]

Aqui há uns dias vi um programa em que o Dirk Nieport dizia que uma das suas futuras apostas(nomeadamente além fronteiras)seria a elaboração de bons verdes tintos.Seria mesmo a próxima revolução no mercado.

Ja bebi, precisamente com uma lampreia, um verde tinto dos projectos da Nieport.

Bebemos essa, depois tivemos de mudar para o maduro. O verde tinto é coisa que não me assiste mesmo.

Só provei verde tinto uma vez, quando vivi em Braga. Já foi há muito mesmo, nem me lembro como era.

Do verde branco gosto particularmente da casta "Loureiro", prefiro-a ao "Alvarinho". São gostos.

E explicar a um estrangeiro amante de vinho o que é um v. verde? :):)

Só para avisar que o Pingo Doce está com uma das suas campanhas de 25% em tudo o que é douro.

Começaram a semana passado com 25% em Rosés, e esta semana é Douro.
Pelo que devem ir também fazer de outras regiões.

Estas alturas são boas para comprar alguns vinhos bons a bom preço.
Por norma os vinhos mais baratos" não compensa tanto, porque o aumento de preço que os Super costumam ter acaba por ser maior que os 25% em vinhos baratos. [;)]
Mas nos vinhos mais caros 10€ para cima. Constuma haver bons preços e com 25% ainda melhor.

Entre um dilema de escolher entre uma garrafa da Casa Ferreirinha Reserva Especial (2007) ou duas garrafas, uma Chryseia 2014 e uma Antónia Adelaide Ferreira (2011 ou 2013) também da Casa Ferreirinha, qual hipótese escolheriam e porquê?

Eu preferia experimentar 2 de preço menor que uma de preço maior.

Isto porque sou (também!) algo viciado em experimentar e depois, estas questões do preço a partir de um determinado valor não são nada lineares.

Eu preferia experimentar 2 de preço menor que uma de preço maior.

Isto porque sou (também!) algo viciado em experimentar e depois, estas questões do preço a partir de um determinado valor não são nada lineares.

Pois, a questão é mesmo essa, a qualidade ou percepção da qualidade da Reserva Especial não ser nada linear em relação ao degrau onde se insere.
Eu como tive uma desilusão com a Quinta da Leda, e até gosto das vinhos mais baratos da Casa Ferreirinha já fiquei a matutar sobre o assunto.

Entre um dilema de escolher entre uma garrafa da Casa Ferreirinha Reserva Especial (2007) ou duas garrafas, uma Chryseia 2014 e uma Antónia Adelaide Ferreira (2011 ou 2013) também da Casa Ferreirinha, qual hipótese escolheriam e porquê?

O Chryseia 2014 ganhou medalha de ouro no Concurso Português de 2017.
Deverá ser uma aposta segura.
Mas o Reserva especial 2007 é uma coisa um pouco diferente, é um vinho com 96 pontos do Robert Parker. E pronto a beber.

Eu sou fã de mais vinhos baratos que poucos caros. Mas acho que ia para o Ferreirinha, neste caso.

Entretanto fui ás compras no PD.
E apesar de estar o Douro com 25%, acabei por trazer uma garrafa de dão que estava com 30%.

dao-sul-casa-de-santar-touriga-nacional-dao-portugal-10372390.jpg

Casa de Santar Touriga Nacional de 2010. Que custa pelos sites do costume 23/24€ e comprei a 14,63€ [kiss]

Depois trouxe também um Vallado Touriga Nacional 2014 que ronda os 20€ e ficou por 14,99€

1160458x.jpg

Relembro que ainda havia Quinta de Murças 2011 inclusive em caixa de madeira (3garrafas) a 16,6X€ a garrafa.

O Chryseia 2014 ganhou medalha de ouro no Concurso Português de 2017.
Deverá ser uma aposta segura.
Mas o Reserva especial 2007 é uma coisa um pouco diferente, é um vinho com 96 pontos do Robert Parker. E pronto a beber.

Eu sou fã de mais vinhos baratos que poucos caros. Mas acho que ia para o Ferreirinha, neste caso.

Tocas no ponto crucial dos vinhos da Casa Ferreirinha (que é ser pronto a beber), o Reserva Especial dizem já que sim, os da Antónia Adelaide diziam há 3/4 anos atrás que precisavam algum tempo de garrafa. Aquele que bebi da Quinta da Leda (2013) supostamente precisava de mais anos na garrafa, apesar de eu achar que não ia atingir um patamar assim para o especial.

Esta revista virá substituir a Revista de Vinhos ou é uma nova?
Pelo menos o tipo(sósia do gajo do Tomate[:D]),é o mesmo.

IMG_20170524_175110.jpg

Entretanto sobre o vinho que ali acima se falou,

IMG_20170524_175558.jpg

IMG_20170524_175615.jpg

Esta revista virá substituir a Revista de Vinhos ou é uma nova?
Pelo menos o tipo(sósia do gajo do Tomate[:D]),é o mesmo.

IMG_20170524_175110.jpg

Esta revista é feita pela antiga equipa da Revista de Vinhos, que saiu quase em bloco para criar esta nova revista.

A antiga Revista de Vinhos agora chama-se "Revista de Vinhos - A Essência do Vinho". O grupo Masemba, que a publicava e ficou sem equipa editorial para a revista, fez uma parceria com a EV - Essência do Vinho, e a revista é aparentemente feita pela equipa que antes trabalhava na revista "Wine - A Essência do Vinho" da EV - Essência do Vinho, e que foi extinta para dar lugar a esta.

Para o jantar (petiscos) vou abrir uma garrafa de Cabriz Reseva 2012. Veio em promoção por 5,99€, a ver se vale o que custa.

Quanto a outros andamentos, Bafarela 17, alguém aqui já provou? È das melhores coisas que já bebi, mas não sou expert na matéria...

Back