Que vinho bebem?

Foste ao fim de semana do Esporão?
Há 3 anos que tenho convites para isso
Para o ano acho que que vou

Não tinah visto este post.

Sim fui ao Dia Grande do Esporão. Bem giro.

É um sacrilégio teres convites e não ires...
Para o ano cravo-te os convites. [:)]

Por falar em tintos, por aqui bebe-se BiB Escostas de Alqueva que apanhei em promoção no PD a menos de 5 Euros.
Geladinho vai muito bem, muito bem mesmo.

quinta-do-cerrado-encruzado-white-1072879-s237_p.jpg

Quinta do Cerrado (Encruzado).

Bebei o de 2016, um vinho branco muito bom, recomendo.

Existe da mesma casa outros monocasta, fiquei curioso em experimentar.

Este tem uma cor muitíssimo clara, é muito equilibrado e achei algo polivalente.

Há uns dias tive a oportunidade de fazer uma prova de vinhos diferente e muito interessante.

141333d1498567857-que-vinho-bebem-garrafas.jpg

View attachment 141333

Começando da direita para a esquerda:

- Esporão Reserva Branco 1987
- Esporão Reserva Branco 1994
- Esporão Reserva Branco 1998
- Esporão Private Selection Branco 2007

- Esporão Tinto 1987
- Esporão Reserva 1997
- Quatro Castas Reserva 1998
- Touriga Nacional 2007
- Esporão Private Selection 2008

O 1º vinho o Branco de 1987 estava morto. [:D] Pronto para ir para o lixo.
Curiosamente o 2º o de 1994 estava bebível e até interessante.
Ainda mais curioso é que o de 1998 estava em pior estado que o de 1994, e já caminhava para o lixo.
O Private estava excelente. Um vinho espectacular.

Nos Tintos também não houve grandes surpresas, sendo tintos estavam todos vivos.
Mas o de 87 e o de 97 estavam num patamar em que a evolução já tinha acabado há muito.
O Quatro Casta de 1998 surpreendeu-me, estava em condições apesar de já não ter um "punch" muito forte.
O Touriga Nacional de 2007 era a estrela, está óptimo, ainda aguenta mais anos. Mas por mim é beber até acabar. [:D]
O Private 2008 também estava excelente. Estes vinhos com pelo menos 12 meses em carvalho ficam com umas notas tostadas e de baunilha muito interessantes.

No final foi interessante para tirar algumas ilações.
Primeiro, quando se provam vinhos verdadeiramente bons [br:)], os normais infelizmente tornam-se banais. [s)]
Depois esta coisa de deixar os vinhos guardados e guardados e guardados porque pode nascer o 1º filho ou o 1º neto ou Portugal ser campeão do mundo, é uma estupidez. Claro que há vinhos que aguentam bem garrafa, mas quando estiverem bons para beber, é beber. Ter vinhos com 20 anos, por norma significa que algum do poder já se foi.

Também é essa a minha opinião, agora já vamos vendo coisas deste tipo:
Consumo: 2017-2022 » que é para não abrirem lá para 2040! [:D]
Até temos vinhos de categoria em que o consumo está até numa janela reduzida (para quem gosta de guardar e esperar alguns anos), tipo assim: Consumo: 2017-2019

Finalmente lá bebi o Chryseia (este ano de 2014), é um vinho de categoria superior mas não me encantou (de nariz é bastante bom mas de boca falta qualquer coisa, alguma característica que o diferencie dos restantes), diria que está um pouco ao nível do Quinta da Leda, onde procuramos achar uma justificação para ser considerado um vinho de nível superior. Dentro do Douro prefiro claramente um Duas Quintas reserva ou um Quinta do Crasto reserva vinhas velhas, estes sim enchem-me as medidas.
Bem, a foto da praxe:

Chryseia_2014.jpg

Last edited:
Quinta do Crasto é mesmo top... sou um admirador do "Crasto Superior".

Aqui há tempos tive uns enófilos franceses em casa, daqueles que se dedicam mesmo a estes mundos. Ficaram muito surpreendidos com este vinho, foi mesmo uma aposta ganha.

Aliás, todos os vinhos que seleccionei (e respectivos casamentos) fizerem sucesso, ficaram encantados com a diversidade, mas o Crasto Superior levou-os a apontar o nome... [;)]

Quinta do Crasto é mesmo top... sou um admirador do "Crasto Superior".

Aqui há tempos tive uns enófilos franceses em casa, daqueles que se dedicam mesmo a estes mundos. Ficaram muito surpreendidos com este vinho, foi mesmo uma aposta ganha.

Aliás, todos os vinhos que seleccionei (e respectivos casamentos) fizerem sucesso, ficaram encantados com a diversidade, mas o Crasto Superior levou-os a apontar o nome... [;)]

Eu adoraria um dia provar o Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa, dos chamados "vinhos excêntricos" seria a minha primeira escolha. :)

Neste fim de semana bebi mais um Marquês de Borba reserva, o engraçado foi o detalhe daquela garrafa ser exactamente o número seguinte da anterior... (respectivamente RB 1378463 e RB 1378464) [:D]:

Marques_de_borba_2014.jpg

Uma ajuda pf.

Tenho um tio que devido a uma doença que lhe foi diagnosticada agora não pode beber álcool, ele gostava de beber o seu copo de vinho à refeição e não é grande fã de cerveja sem álcool por isso já lhe comprei um Lancers Free Alcohol e ele até gostou. Há por aí no mercado mais algum vinho sem álcool "em condições"?

lancers-free-branco-(sem-alcool).jpg

Desconhecia que havia vinhos sem álcool. Na pesquisa, achei este interessante artigo. https://www.winerist.com/blog/entry/what-are-the-best-de-alcoholised-wines-a-review

E um vinho que eles analisam, com nota positiva, vende-se nas lojas Celeiro: Carl Jung
Também desconhecia até alguém que também não pode beber álcool (toma medicamentos para a epilepsia) me falar disso, no entanto nessa altura o meu tio ainda não tinha este problema logo não lhe perguntei que vinhos ele bebia.

Vou passar lá e comprar.

Back