Que vinho bebem?

Sim, não estava azedo nem avinagrado nem nada que indique que tem algum problema.
Estive há pouco a ler uma crítica e dizem ter um aroma todo ele muito químico e que tem uma perturbante nota de cola que pode comprometer o futuro... devia ter lido isto antes de o comprar! [:D]
A nota que lhe dão vendo bem até é péssima para o valor do vinho, e quem o faz, acredito que não leva pior pelo nome de quem o produz. Para mim foi uma grande desilusão, e duvido que consiga beber mais algum copo, porque é mesmo muito difícil conseguir bebê-lo.

Mau... Tenho lá uma!

Costumo beber um de pacote , idade do sabugueiro , é bem bom , costumo comprar uma box de 20 litros dá para 1 mes.

Para a semana estarei de férias (força de expressão que é para a apanha da azeitona): altura de beber água pé! [:p]

Para a semana estarei de férias (força de expressão que é para a apanha da azeitona): altura de beber água pé! [:p]

Tão bom... tirando a apanha da azeitona [:D]

Este ano acho que nada água pé, e quase nada de vinho. Segundo me informaram os meus "enólogos", a minha vinha teve uma quebra de produção na ordem dos 90% devido à vaga de calor [8b]

Entretanto, provei o Meio Queijo 2015... Nota positiva!!

Tão bom... tirando a apanha da azeitona [:D]

Este ano acho que nada água pé, e quase nada de vinho. Segundo me informaram os meus "enólogos", a minha vinha teve uma quebra de produção na ordem dos 90% devido à vaga de calor [8b]

Entretanto, provei o Meio Queijo 2015... Nota positiva!!
onde é a tua vinha?
um grande amigo deixou tudo para se dedicar à produção de vinho biológico, aparentemente com elevado sucesso, já que 90% da produção está vendida para fora: EUA e Uk

Costumo beber um de pacote , idade do sabugueiro , é bem bom , costumo comprar uma box de 20 litros dá para 1 mes.
Um amigo obsequiava-me com uns pacotes de vinho produzido por ele lá na comporta... Era bastante bom... Mas agora deixou-se disso.

onde é a tua vinha?
um grande amigo deixou tudo para se dedicar à produção de vinho biológico, aparentemente com elevado sucesso, já que 90% da produção está vendida para fora: EUA e Uk

2ha de vinha com mais de 30 anos na zona sul do Ribatejo. Era uma brincadeira do meu avô que ainda chegou a fazer uns milhares de litros para vender anualmente... mas a maior parte era para consumo dele e dos amigos. Não faço ideia das castas que lá estão, e devido ao falecimento inesperado dele, e prematuro do meu pai, fiquei sem saber que castas lá estão.

Entreguei o tratamento daquilo a dois vizinhos e quando quero vinho vou lá buscar a casa deles. Repara nas aspas da palavra enólogos... um electricista e um antigo responsável de obras que sabem fazer uma pinga boa ou razoável, dependendo do ano.

2ha de vinha com mais de 30 anos na zona sul do Ribatejo. Era uma brincadeira do meu avô que ainda chegou a fazer uns milhares de litros para vender anualmente... mas a maior parte era para consumo dele e dos amigos. Não faço ideia das castas que lá estão, e devido ao falecimento inesperado dele, e prematuro do meu pai, fiquei sem saber que castas lá estão.

Entreguei o tratamento daquilo a dois vizinhos e quando quero vinho vou lá buscar a casa deles. Repara nas aspas da palavra enólogos... um electricista e um antigo responsável de obras que sabem fazer uma pinga boa ou razoável, dependendo do ano.

Com alguma sorte tens aí uma preciosidade. Isso já deve ser considerado "vinhas velhas" no contexto ribatejano.

Não sei como será esse terroir, mas um pouco mais acima, como conheces bem, na zona de Almeirim, Alpiarça fazem-se coisas muito boas mesmo.

Por acaso tenho ali uma Trincadeira Preta da casa Cadaval na garrafeira. Bebi uma vez e adorei, estou curioso de testar outra vez.

Mau... Tenho lá uma!

Ui Silver, lamento muito mas o vinho não é nada bom, para mim nem bebível é.
Se tivesse visto as notas de prova antes, não o tinha comprado, o objectivo era fazer uma comparação com a Homenagem (Cortes de Cima).
Ao ler as notas de prova (de 2015), parece-me um vinho que arranca mal e nunca vai ficar bom, ou pior ainda, vai piorar o que já não era bom.
Quando o abrires é melhor com muitas pessoas à mesa, para dar muito pouco a cada um, assim abrem outros para esquecer rapidamente o sabor deste.

Com alguma sorte tens aí uma preciosidade. Isso já deve ser considerado "vinhas velhas" no contexto ribatejano.

Não sei como será esse terroir, mas um pouco mais acima, como conheces bem, na zona de Almeirim, Alpiarça fazem-se coisas muito boas mesmo.

Por acaso tenho ali uma Trincadeira Preta da casa Cadaval na garrafeira. Bebi uma vez e adorei, estou curioso de testar outra vez.

Tipicamente o vinho feito com estas uvas é muito bom, olhando ao método de produção... Infelizmente quem sabia fazer um bom vinho era o meu avô, ou não tivesse sido uma boa parte da sua vida dedicada à distribuição deles. Sempre me fiei que ele ensinaria o meu pai e eu aprenderia depois. O destino quis que esse conhecimento se perdesse entre Agosto de 2009 e Maio de 2010.

Não tenho conhecimento do terroir, nem o sei avaliar tecnicamente. Por acaso gostava de aprofundar os meus conhecimentos na área da enologia.

Conheço a Casa Cadaval e as suas instalações, no âmbito profissional e como cliente. Gosto dos vinhos e acredito que exista ali ainda muito potencial para explorar.

Tipicamente o vinho feito com estas uvas é muito bom, olhando ao método de produção... Infelizmente quem sabia fazer um bom vinho era o meu avô, ou não tivesse sido uma boa parte da sua vida dedicada à distribuição deles. Sempre me fiei que ele ensinaria o meu pai e eu aprenderia depois. O destino quis que esse conhecimento se perdesse entre Agosto de 2009 e Maio de 2010.

Não tenho conhecimento do terroir, nem o sei avaliar tecnicamente. Por acaso gostava de aprofundar os meus conhecimentos na área da enologia.

Conheço a Casa Cadaval e as suas instalações, no âmbito profissional e como cliente. Gosto dos vinhos e acredito que exista ali ainda muito potencial para explorar.

Eu também sei zero de produção. Adoraria um dia ter uma vinha... e aprofundar conhecimentos tal como tu.

A vida dá muitas voltas, nem sempre se tem disponibilidade para este tipo de projectos, mas tens a vinha entregue.. logo está tratada. No dia em que te puderes dedicar ao assunto tens a sorte de existir cada vez mais conhecimento acessível e pessoas com formação e dedicação a esta área.

Agora sim, de volta aos bons vinhos depois de um pequeno desvio, Cortes de Cima Homenagem de 2012, novamente Syrah, mas desta vez bem feito, boa abordagem à casta, não entraram em loucuras e o resultado é um vinho mais para o finesse, bem macio e fruta madura, gostei da simplicidade do conjunto.

Cortes-de-Cima-Homenagem-2012.jpg

Por curiosidade, a cor das rolhas Esporão Syrah versus Cortes de Cima Homenagem (Esporão com cor quase negra, Cortes de Cima com cor violeta):

IMG-0641.jpg

[:D]

Há uns 2 anos gostei de ver a abordagem de um familiar de um familiar num almoço de Natal.

Gostei, porque me fartei de rir e passei uma tarde a rir da triste figura alheia que alguns fazem, a dar uma de experts, neste caso de vinhos.

Um rapaz de vinte e poucos anos, expert em coca-colas e fantas, que no 1º ano que bebe vinho ao lado dos homens vem munido com uma garrafa própria, algo cara, sim, e a dar notas doutoradas sobre o mesmo, menosprezando os regulares tintos que ali se viam.

Trocámos as voltas ao rapaz, colocámos um copo de Papa Figos onde deveria estar o que trouxe e a idiota dissertação sobre o suposto vinho foi de ir às lágrimas.

Outro tonto com a mania que percebia de vinhos : um casamento há um bom par de anos, sendo que ficou tal expert mesmo de fronte da minha pessoa.

Mandou para trás uma garrada de Mouchão, numa toada tola de suposto entendido, e depois, numa garrafa também alentejana soltou um "até lhe sinto os taninos"... expliquei ao senhor que os taninos não se sentem ao cheirar o vinho...foi remédio santo!

Nunca mais o papalvo falou de vinhos até final da boda[:D]

Boa noite!

Hoje resolvi abrir um Herdade do Esporão, Vinha do Telheiro Syrah de 2011:

Espor-o-Syrah2011.jpg

Bem... não apreciei nada, nada...
Diria que até é difícil bebê-lo, de nariz e de boca é praticamente a mesma coisa, parece uma mistura de vinho com licor + álcool, com o licor/álcool a sobrepor-se e de que maneira a algum sabor de fruta e madeira.
Não consigo entender qual o objectivo deste vinho.

De 2011?:confused:

O vinho estava estragado homem[:D][:D][:D], mais do que no ponto de passar a espécie licorosa, sim.

Não admira que fosse dificil bebê-lo....:rolleyes:[:D]

Esse belo vinho deveria ter sido bebido até 2014/2015, esticando ao máximo de 2016, dependendo do local da guarda do mesmo, temperatura, etc...

Há cerca de uma semana provei um vinho que gostei bastante. Fiquei muito surpreendido, ao nível de vinhos a custarem bastante mais.

Pontual, 2014, no "À Justa", na Calçada da Ajuda. Melhor o vinho do que a comida...

De 2011?:confused:

O vinho estava estragado homem[:D][:D][:D], mais do que no ponto de passar a espécie licorosa, sim.

Não admira que fosse dificil bebê-lo....:rolleyes:[:D]

Esse belo vinho deveria ter sido bebido até 2014/2015, esticando ao máximo de 2016, dependendo do local da guarda do mesmo, temperatura, etc...

O dito sujeito roubou a conta...

Eu também sei zero de produção. Adoraria um dia ter uma vinha... e aprofundar conhecimentos tal como tu.

A vida dá muitas voltas, nem sempre se tem disponibilidade para este tipo de projectos, mas tens a vinha entregue.. logo está tratada. No dia em que te puderes dedicar ao assunto tens a sorte de existir cada vez mais conhecimento acessível e pessoas com formação e dedicação a esta área.

Encaro esta vinha precisamente assim... Quem sabe até algum dos meus filhos não envereda por esta área.

Da minha parte tenho a desvantagem de praticamente não ter olfacto. Um dos sentidos mais importantes neste sector.

Entretanto chegaram os últimos 10 litros da colheita de 2017...

Back