Que vinho bebem?

OK.

Pois.

Há agora muito expert em vinhos que há 2 anos mamavam Fanta laranja que era um gosto...[:D]

Um vinho de 2011 pode estar já passado, ou pode ainda não estar em condições de ser aberto.

Um 2011 pode ser muito velho ou muito novo.

Depende.

Um Vinha do Telheiro Syrah de 2011 é um vinho estupendo.

Por vezes acontece uma rolha mal colocada, um vinho passado, temperaturas de guarda mal escolhidas...enfim, há uma espécime nova que grassa e que são os nouveau experts([:D]:sh)) em vinhos(que, traduzindo, são aqueles que não sabem distinguir um vinho passado de um bom vinho).

https://www.esporao.com/pt-pt/nativ...do-painel-de-prova-da-revista-de-vinhos.html/

Até me dei ao trabalho de tirar uma foto da nota de prova desse vinho, a mim não me parece muito positiva, mas posso estar enganado...

IMG-0663.jpg

Depois estamos a falar da casta Syrah, que permite uma longevidade grande aos vinhos. A mim parece-me que não a vindimaram a tempo e originou um vinho pesado e alcoólico, se o fizeram de propósito não sei, eles lá sabem.
Outra coisa, barricas de carvalho americano? (deviam vender o vinho mais em conta...)

Esse é a versão base deles, o Quinta Maria Izabel é acima desse. Mas o produtor é o mesmo. Depois ainda há outro acima destes dois. [:D]

Ah,ok...fiquei pelo rés-do-chão.
Disseram-me na altura que é de uns brasileiros cheios de pastel que compraram a propriedade no Douro quase por capricho.

Até me dei ao trabalho de tirar uma foto da nota de prova desse vinho, a mim não me parece muito positiva, mas posso estar enganado...

IMG-0663.jpg

Depois estamos a falar da casta Syrah, que permite uma longevidade grande aos vinhos. A mim parece-me que não a vindimaram a tempo e originou um vinho pesado e alcoólico, se o fizeram de propósito não sei, eles lá sabem.
Outra coisa, barricas de carvalho americano? (deviam vender o vinho mais em conta...)

bem a nota fala para ter atenção ao stock
mas sim concordo que a nota de prova não abona muito a favor

Ao stock para o facto se tiveres muitas não deixes passar muito tempo...
(pelo menos é a minha interpretação)

stock, no sentido de não ser para guardar (não tem a ver necessariamente com quantidade) , foi o que entendi, mas na prática estamos a dizer o mesmo [:D]

Last edited:
Isso é que é pior

Entretanto fui a cave buscar vinhos, já nem sabia o que tinha. Nos últimos anos guardo em casa

Saíram estes

O cortes de cima está excelente! De 2012

O Cortes de Cima é uma das minhas escolhas. Gosto mesmo muito de vinho. O de 2011 foi qualquer coisa.

Bastante interessante, ainda para mais vindo do próprio produtor do vinho:

Ideal para os momentos verdadeiramente especiais e memoráveis, o premiado Marquês de Borba Reserva é o topo de gama da marca e acompanha bem pratos de caça, cogumelos e enchidos de porco preto.

Trata-se de um vinho pronto a beber, mas que melhora com o tempo. De acordo com João Maria Portugal Ramos, o Marquês de Borba Reserva “atinge o pico da qualidade entre os 10 e os 15 anos”, pelo que é adequado a ser guardado. Quanto à decisão de o decantar ou não, o enólogo explica que tal “depende da idade do mesmo”, ou seja, “quanto mais novo for, mais cedo o deve abrir e decantar”. Se, pelo contrário, o vinho já tiver alguns anos de guarda, “basta abrir a garrafa 20 a 30 minutos antes de o beber”. Neste caso, “se for possível decantá-lo será sempre bom, especialmente para evitar a entrada dos sedimentos, os quais não fazem mal, são apenas taninos e antocianinas que precipitaram com o passar do tempo”, explica.

Felizmente já tive o prazer de beber várias reserva, mas nunca nenhuma com pelo menos 10 anos, nem sequer lá perto.

Podem ler o restante aqui: https://observador.pt/2018/11/07/sa...aGFNMKmd8ZETWokEnyWzT5sz3z8bsc_ta1N3pRk6zDcWY

IMG-0663.jpg

Pois, algo se terá passado.

Mas há um dia em que o vinho está no ponto, no outro passou.

Atendendo a essa critica e à tua experiência, fiquei sem curiosidade em provar...

Alguma sugestão até 10€ para acompanhar uma feijoada de lulas?

O JDEM referiu o Cortes de Cima mas queria mais opções.

Obrigado.

Back