Que vinho bebem?

Sim paizinho, passa quando quiseres. Mas não te esqueças que me tinhas prometido fazer a tal transferência para um tal 911...

Deixa lá isso. Ainda tenho ali um pacote de vinho de mesa por abrir. Comprei-o para o refogado, mas assim fica para o bacalhau da consoada[:D].

Estava eu às compras na Makro quando me deparo com um Carvalhas Vinhas Velhas, e logo com direito a caixinha de madeira, este é do ano 2013:

IMG-0911.jpg

Ficou a que preço?

Ficou a 32,21€ (já com iva) Silver, consideravelmente mais barata que a outra de 2015 (mas comprada online). É um achado estar a este preço. :)

Excelente preço.
Já aqui tinha dito, e o teu post só reforça. Na Makro fazem-se óptimos negócios.

Entretanto passei num PingoDoce e comprei umas coisas novas.

Quinta dos Carvalhais Reserva Titno 2012.
Terras D'Alter - Telhas 2014
Adega de Pegões Grande Reserva 2014

E um tiro no escuro.
Marquês de Marialva Grande Reserva 2011

Não é nada um tiro no escuro!

Os vinhos com a casta Baga apenas precisam de tempo, mas são extraordinários!

O tiro no escuro é apenas a data da abertura!

Depois esse como tem Touriga acaba por encorpar mais (Baga não tem muiiito corpo) e "domesticar" o conjunto.

(não me perguntes se já está bom para abrir... [:D])

Há coisas muito boas na bairrada, recomendo por ex. Bageiras. Muito carácter. Pai Abel, Avô Fausto... [;)][;)]

Depois esse como tem Touriga acaba por encorpar mais (Baga não tem muiiito corpo) e "domesticar" o conjunto.

Há coisas muito boas na bairrada, recomendo por ex. Bageiras. Muito carácter. Pai Abel, Avô Fausto... [;)][;)]

Por falares em Baga, tenho vários vinhos na lista, mas ainda não arrisquei... há semanas que ando tentado, talvez fique para mais tarde.
Provei este ano um que era do Luís Pato, feito com Baga e Touriga Nacional (60/40 respectivamente), não apreciei nada.
Mas os que falo são 100% Baga, o Pai Abel por exemplo já não é puro Baga, é 80/20.

Por falares em Baga, tenho vários vinhos na lista, mas ainda não arrisquei... há semanas que ando tentado, talvez fique para mais tarde.
Provei este ano um que era do Luís Pato, feito com Baga e Touriga Nacional (60/40 respectivamente), não apreciei nada.
Mas os que falo são 100% Baga, o Pai Abel por exemplo já não é puro Baga, é 80/20.

Testa este, se não gostares esquece a Baga:

https://www.niepoort-vinhos.com/pt/wines/Lagar-de-Baixo.html#2014

Se encontrares o de 2014 é muito seguro.

É um vinho não muito encorpado mas muitíssimo elegante.

É o tipo de vinho que, na minha opinião, se bebe sozinho, com muita facilidade.

Testa este, se não gostares esquece a Baga:

https://www.niepoort-vinhos.com/pt/wines/Lagar-de-Baixo.html#2014

Se encontrares o de 2014 é muito seguro.

É um vinho não muito encorpado mas muitíssimo elegante.

É o tipo de vinho que, na minha opinião, se bebe sozinho, com muita facilidade.

Gosto muito dos vinhos da Niepoort (Douro) e até passei por esse vinho numa pesquisa, mas quando provar vai ser mesmo alguma coisa dentro do estilo do Quinta das Bágeiras Garrafeira, que é para obter a pureza de um clássico. O problema é mesmo os anos, e aqui a coisa pia mesmo fino, ou se compra um vinho já com cerca de uma década em cima ou então é comprar e esperar vários anos... [:D]

Não tenhas dúvidas.

Nas bageiras fazem vinhos com pelo no peito.

Aqui ha tempos provei o famoso "chumbado"... mas o mais inusitado é mesmo o espumante tinto. Que experiência diferente.

Pessoalmente gostei, mas não é para todos.

Não tenhas dúvidas.

Nas bageiras fazem vinhos com pelo no peito.

Aqui ha tempos provei o famoso "chumbado"... mas o mais inusitado é mesmo o espumante tinto. Que experiência diferente.

Pessoalmente gostei, mas não é para todos.

Ali alguns da Bairrada metem "medo", é preciso já muito calo e mesmo assim...

Excelente preço.
Já aqui tinha dito, e o teu post só reforça. Na Makro fazem-se óptimos negócios.

Entretanto passei num PingoDoce e comprei umas coisas novas.

Quinta dos Carvalhais Reserva Titno 2012.
Terras D'Alter - Telhas 2014
Adega de Pegões Grande Reserva 2014

E um tiro no escuro.
Marquês de Marialva Grande Reserva 2011

Boa selecção, diferente do habitual, ficou um conjunto interessante.

Ali alguns da Bairrada metem "medo", é preciso já muito calo e mesmo assim...

Basta reparar na história do "chumbado"... nem a Camara de Provadores da Bairrada o aceitou. De fácil não tem nada.

(basta uma pesquisa breve no google... [:D])

Então o espumante que falei, tinto, com notas resinosas acentuadas, ama-se ou odeia-se. Mas não são mais do mesmo.

Entretanto, e falando de vinhos mais consensuais, o Silver falou ali em cima do "Quinta dos Carvalhais Reserva". Nunca provei, deve ser muito bom. O normal (não reserva) é um vinho mesmo mesmo ao meu gosto! aliás, o Dão tem coisas muito boas mesmo.

Foi o meu jantar

6040056-0.jpg

Gosto muito!

Os Altamente Recomendados do mês pela Revista de Vinhos, ali o Vallegre já tinha colocado os olhos em cima, apareceram muitas garrafas no Jumbo, o que salta logo à vista é a boa garrafa e na descrição falam em mais de 20 meses (julgo que são mesmo os 24) em barricas de carvalho francês:

48390375_10157796570827195_1963869273495437312_n.png

Salta-me à vista o Foz de arouce, vinho que nunca vi mas (!) já passei muitas vezes nessa zona do país e nunca imaginei que pudessem ter tamanhos vinhos!

É muito difícil ter um conhecimento global do que se faz no nosso país em vinhos, já aqui o dissemos. Quando vejo valores desta natureza por uma garrafa, fico sempre na dúvida se serão mesmo grandes vinhos ou se será uma questão de raridade, projecto pessoal, etc. Só mesmo conhecendo.

Daí provei apenas o Incógnito e, apesar de que a garrafa que provei já tinha passado o seu tempo, deu perfeitamente para perceber até que ponto é um vinho de excepção, a todos os níveis.

Bem, referi tiro no escuro, porque não conhecia. E custou 11€ [:D]

Boa selecção, diferente do habitual, ficou um conjunto interessante.

A ideia foi mesmo fugir dos "normais". Terras de Alter adoro o normal Reserva deles, então quando custava 7€ era uma opção infalível.
Da gama mais premium, nunca bebi, também tinham o Morde e o outro deles que agora não me lembro do nome mas custa tipo 60€... Mas achei que esses já eram preços demasiado elevados. O telhas ficou a 17€.

Basta reparar na história do "chumbado"... nem a Camara de Provadores da Bairrada o aceitou. De fácil não tem nada.

(basta uma pesquisa breve no google... [:D])

Então o espumante que falei, tinto, com notas resinosas acentuadas, ama-se ou odeia-se. Mas não são mais do mesmo.

Entretanto, e falando de vinhos mais consensuais, o Silver falou ali em cima do "Quinta dos Carvalhais Reserva". Nunca provei, deve ser muito bom. O normal (não reserva) é um vinho mesmo mesmo ao meu gosto! aliás, o Dão tem coisas muito boas mesmo.

Foi o meu jantar

Gosto muito!

O Carvalhais normal bebe-se muito bem.
E já o Carvalhais reserva branco é um vinho excelente com mais de 3 anos em barrica. [:D] (num branco é quase inédito).
Por isso arrisquei neste tinto. Para experimentar.

Os Altamente Recomendados do mês pela Revista de Vinhos, ali o Vallegre já tinha colocado os olhos em cima, apareceram muitas garrafas no Jumbo, o que salta logo à vista é a boa garrafa e na descrição falam em mais de 20 meses (julgo que são mesmo os 24) em barricas de carvalho francês:
48390375_10157796570827195_1963869273495437312_n.png

O vallegre já aqui tinha referido algumas vezes. o Branco deles, Reserva Vinhas Velhas, é algo de espectacular.
O tinto, ainda só bebi o Reserva, o Reserva Vinhas Velhas acabei ainda por não experimentar.

Onde está essa lista? tenho de ir pesqueisar.

Salta-me à vista o Foz de arouce, vinho que nunca vi mas (!) já passei muitas vezes nessa zona do país e nunca imaginei que pudessem ter tamanhos vinhos!

É muito difícil ter um conhecimento global do que se faz no nosso país em vinhos, já aqui o dissemos. Quando vejo valores desta natureza por uma garrafa, fico sempre na dúvida se serão mesmo grandes vinhos ou se será uma questão de raridade, projecto pessoal, etc. Só mesmo conhecendo.

Daí provei apenas o Incógnito e, apesar de que a garrafa que provei já tinha passado o seu tempo, deu perfeitamente para perceber até que ponto é um vinho de excepção, a todos os níveis.

O Foz de Arouce, comprei uma caixa de 6 prai em 2015 do reserva deles de 2011. Foi o que foi eleito um dos melhores vinhos do Mundo.
Quinta de Foz de Arouce 2011 tinto: Elegante e Acessível | Epicur

Também acho que o tamanho da produção e o tipo de projecto são importantes para este tipo de reconhecimentos.
É um excelente vinho, mas eu confesso que não tenho capacidade para decidir se é muito melhor que vários outros que já bebi.

Esse quinta do monte d'oiro é qualquer coisa de épico. O Incognito também não deve enganar, em breve digo. Ofereço ao Adolfo mas temos de a beber os dois!

Last edited:
O vallegre já aqui tinha referido algumas vezes. o Branco deles, Reserva Vinhas Velhas, é algo de espectacular.
O tinto, ainda só bebi o Reserva, o Reserva Vinhas Velhas acabei ainda por não experimentar.

Onde está essa lista? tenho de ir pesqueisar.

Essa lista tirei do Facebook da Revista de Vinhos, a revista quero ver se a compro, a deste mês deve ser bem interessante.

Back