Que vinho bebem?

A companhia do Almoço de Natal
79743809530d0aa0f753fa92d3698b33.jpg

1c0457670e3965d8b7e9cab5745e9979.jpg

Os meus pensamentos para o que provei...
Por aqui abriu-se um Poeira e um Quinta do Vale Meão, ambos de 2015.
No Poeira é bastante claro que devia ter ficado na cave pelo menos mais 2 anos, está ainda muito "verde" e desafinado e até num registo diferente (mais carregado) do último que provei (2013).
O Quinta do Vale Meão, grande vinho, se vale o que custa e se achei um vinho diferenciador? Aí já é outra conversa... (talvez sim, daqui a alguns anos na garrafa).

E que tal?

Já tinha colocado lá mais em cima o que achei (Poeira 2015 incluído), agora só foi mais para a foto natalícia [;)]:

Grande vinho, se vale o que custa e se achei um vinho diferenciador? Aí já é outra conversa... (talvez sim, daqui a alguns anos na garrafa).
Só de imaginar que o de 2016 já se encontra para venda, não faz sentido no âmbito do consumo imediato.

Para a consoada foram:
- um Riesling do Reno, Alemão, para as entradas
- um Pinot da Quinta de Santana do Granil. Muito bom com o bacalhau, ligou na perfeição. Nem sempre é fácil harmonizar um bacalhau com um tinto.
- Duas Quintas, para o Peru.
4571881080d3e393141e9ff754ebdb19.jpg

Do almoço de hoje:

i-Phone-Foto-2018-12-25-16-33-21.jpg

O Vinhas Velhas num patamar superior ao outros dois
O Quinta da Gaivosa precisava de mais uns anos de garrafa
O Vesuvio é um grande vinho!

Bem, nesta consoada lá me enchi de coragem, e levei esta garrafa para a festa.

Estava nas nossas mãos desde 2008, e apesar de guardada no escuro e em temperatura relativamente controlada, não fazia ideia de como ele estava.

Tirei a tampa, e a rolha estava com um pouco de bolor. Lá meti o saca rolhas, muito devagar, puxei e saiu metade da rolha.

Com jeitinho, tirei o resto da rolha sem que caísse cortiça nenhuma no vinho. Sei que devia ter partido o gargalo mas não tinha nada a mão para isso.

Bem, lá passei para o decanter, usei um pano como filtro. Deixei repousar uns 30mi n.

Lá o provei, e estava ótimo! Um ligeiro travo a nozes, uma inundações de sabores e sensações.

Foi a primeira vez que provamos um vintage. Tenho aqui outra, de 1990, daqui a uns tempos abro.
75ba2ca1a067a77e25f3ebd62e6d07a3.jpg

Hoje ao jantar foi este vinho da quinta nova, a acompanhar a refeição de roupa velha, muito bom! Mas se tivesse que comprar ao preço que vi na vivino, julgo que nunca seria opção de compra. Ontem bebemos o grainha da quinta nova que custa um terço do preço e qualidade é muito idêntica.
ebf594a4c3ff36a012b798e95c82574d.jpg

Hoje ao jantar foi este vinho da quinta nova, a acompanhar a refeição de roupa velha, muito bom! Mas se tivesse que comprar ao preço que vi na vivino, julgo que nunca seria opção de compra. Ontem bebemos o grainha da quinta nova que custa um terço do preço e qualidade é muito idêntica.]

Graínha também foi o meu suminho ao almoço ontem :)
Para a consoada, como tinha muita gente em casa acabou por ser uma série deles...
Casa de Santar, Monte da Ravasqueira, Cortes de Cima e alguns espumantes pouco dignos de nota :/
Para a sobremesa tinha um Madeira (Blandy, Bual) e um Moscatel Roxo (JMF) que não chegamos a abrir. Isso do natal com muitos miúdos pequeninos já não há grandes esticanços :(

Back