Que vinho bebem?

Olha que o outro não lhe fica a dever nada.

Já provei 3 vinhos da herdade da malhadinha nova:

Malhadinha tinto
Malhadinha branco
Pequeno João

e são todos impressionantes, fenomenais mesmo. Recomendo vivamente.

São relativamente caros, mas incriveis. Tenho que ver se provo o vinho mais barato deles o Monte da Peceguinha.

P.S.: A titulo de curiosidade, o malhadinha tinto tem 15,5º

Malhadinha não costuma desiludir. O monte da Peceguinha também é bastante bom.

Cada vez gosto mais de vinho e gosto de testar coisas novas e boas.

Mas os vinhos caros acabam por ter um problema, vão se guardando para uma ocasião especial e depois nunca se bebe.

Há pouco tempo estava a discutir isso mesmo com um familiar, que tem um Moscatel Torna Viagem guardado para abrir um dia. Mas agora já põe em questão vender e guardar o dinheiro.
Chega-se sempre ao ponto que não se sabe o que fazer.

Vou organizar uma prova de vinhos do Porto por aqui, e acho que fiz umas boas escolhas.

Tenho:
- 1 "directo do produtor" de 2012 (excelente para nivelar todos sobre como sabe o VP no início)
- 1 Porto Ferreira Branco Lágrima
- 1 Porto Messias LBV 2007
- 1 Porto Barros Vintage 1985 ([br:)])
- 1 Porto Ferreira Tawny 20 anos Duque de Bragança
- 1 Porto Messias Colheita 1966 ([br:)][br:)][br:)])

Mas os vinhos caros acabam por ter um problema, vão se guardando para uma ocasião especial e depois nunca se bebe.

Há pouco tempo estava a discutir isso mesmo com um familiar, que tem um Moscatel Torna Viagem guardado para abrir um dia. Mas agora já põe em questão vender e guardar o dinheiro.

Há uns anos, quando tive a visita de uns primos australianos da minha mulher decidi que era boa altura para abrir uma garrafa que gauardava há uns anos que talvez nem fosse nada de excepcional, mas que para o meu padrão da altura era o melhor que tinha (creio que era um borba reserva), quando abri estava passado, fui à segunda melhor (também guardada há uns anos) também estava estragada [:D]

Acho que me serviu de lição, agora vou abrindo e disfrutando. A única condição é que os meus convidados apreciem razoavelmente, porque pérolas a porcos - não obrigado.

Uma das garrafas relativamente especiais que tenho agora para abrir é um Parus tinto (nada comparado com o que referes).

Há uns anos, quando tive a visita de uns primos australianos da minha mulher decidi que era boa altura para abrir uma garrafa que gauardava há uns anos que talvez nem fosse nada de excepcional, mas que para o meu padrão da altura era o melhor que tinha (creio que era um borba reserva), quando abri estava passado, fui à segunda melhor (também guardada há uns anos) também estava estragada [:D]

Acho que me serviu de lição, agora vou abrindo e disfrutando. A única condição é que os meus convidados apreciem razoavelmente, porque pérolas a porcos - não obrigado.

Uma das garrafas relativamente especiais que tenho agora para abrir é um Parus tinto (nada comparado com o que referes).

Pois, há essa questão de guardar, guardar e depois está estragado.

Tenho lá agora um Esporão Reserva 1999 e duas Reserva do Comendador 2008. O problema é arranjar alturas para as abrir.

Eu nao guardo vinhos porque pela minha experiência acabam por se estragar e é uma desilusão ... Vou comprando conforme se vai usando ... e o que me dão é consumido em pouco tempo

Mando já a minha morada e podes enviar o que se fica a estragar. :)

Este Natal foi fértil em boas pomadas, mas lá em casa não se estraga nada.

Tanto eu como o meu pai e irmão gostamos muito de vinhos. Ao meu Pai oferecem muito vinho de grande qualidade. Para além disso os 3 vamos investido alguma coisa em vinhos. Mas ao fim de semana há sempre uma jantarada em familia e ocasionalmente com alguns bons amigos, e é ai que vamos bebendo do melhor que por lá há.

Eu vou confessar uma coisa - adoro comprar vinho.

É quase doentio, porque gosto quase tanto de comprar como gosto de beber, então acabo por ter tendencia por comprar mais do que aquilo que consigo beber.

Tenho que fazer um exercicio de contenção para estar uns tempos sem comprar.

Normalmente compro vinhos entre os 4 e os 10 euros, excepcionalmente mais (o Parus tinto terá custado uns 17 euros), mas adoro comprar.

Aliás vinho e peixe fresco são duas coisas em que me perco no acto da compra.

O Peceguinha é dos casos que encontro vinhos de uma certa qualidade e outros intragáveis.

E ninguém se dá como culpado.

Estás a falar dentro da mesma denominação?

Aconteceu-me o ano passado pedir uma garrafa de Ensaios - Filipa Pato (Branco) e gostei bastante do vinho.

Mais tarde comprei uma para beber em casa e foi uma decepção...

Eu vou confessar uma coisa - adoro comprar vinho.

É quase doentio, porque gosto quase tanto de comprar como gosto de beber, então acabo por ter tendencia por comprar mais do que aquilo que consigo beber.

...

É, isso vem com a PDI... [;)]

Hoje só bebo vinho e cerveja. Bebidas destiladas, só mesmo em casos excepcionais (o problema é que há tantos casos excepcionais... [:D]), como para fumar um havano...., por exemplo. Um bom rum envelhecido em casco...., meu Deus ....

Lá em casa temos um refrigerador de vinhos, com duas zonas de temperatura, mas como estamos em casa do meu avô, ele tem uma adega com boas condições de temperatura e arejamento.

Além das boas pomadas.

E toda a gente bebe um bocado de vinho ao jantar. Até o meu avô, o médico permite-lhe beber 1 copo de vinho maduro tinto à refeição. mas ele é malandro e vai aumentando o tamanho dos copos de vinho..., mas é dos poucos prazeres a que se pode dar. E a minha mãe não lhe diz, mas entende que beber 1 copo de vinho por refeição aumenta a sua qualidade de vida. Não pode é beber do verde, que é a sua grande paixão.

Assim, eu próprio estou rendido ao vinho, mas não sou conhecedor de jeito. Aprecio um bom vinho, sei distinguir um bom de um mau, mas o resto, népias.
De modo que em casa, é o meu tio e o meu pai que tratam e bem desse assunto.

Malhadinha não costuma desiludir. O monte da Peceguinha também é bastante bom.

Acho que é Monte da Peceguina

O último foi Quinta da Bacalhôa Cabernet Sauvignon, não me recordo do ano, mas foi uma sobra ainda de 2 caixas da consoada e do dia 25 Dez.

Como este (excepto o ano):

BACALHOA.jpg

Estás a falar dentro da mesma denominação?

Aconteceu-me o ano passado pedir uma garrafa de Ensaios - Filipa Pato (Branco) e gostei bastante do vinho.

Mais tarde comprei uma para beber em casa e foi uma decepção...
Esse é um assunto que se deveria debater a nível nacional e a questão logística.

Tenho um amigo que entende disso aos molhos, de modo que sei atirar umas boas frases para o ar.... [:D] [:D]

Mas a questão logística é horrível. E tem a ver com a desorganização estrutural deste povo.

Tenho um caso, de um amigo que está em NY que conseguiu para um amigo comum, que é produtor no Douro, e que através de umas promoções focalizadas para bons restaurantes, entrar lá.

Foram umas tantas caixas para cada e teve muito boa aceitação. Ok, queremos mais disseram os camones.

Desculpem, mas já não há....

Um vinho considerado excepcional que já bebi e que não adorei foi o "Batuta" da Nieport.

Será provavelmente um dos vinhos portugueses com mais prestigio e levava expectativas muito elevadas, que não foram totalmente cumpridas.

Da Nieport compro com regularidade o incomparavelmente mais barato "Diálogo" e esse parece-me uma excelente relação preço/qualidade

Back