Que vinho bebem?

A Uvinum, a Pt Veynards e o Corte Ingles tambem têm.

Mas quem for para trás-os-montes ou lhe ficar a jeito, o melhor é comprar directamente [;)]

Este fim‑de‑semana tenho esta pomada para provar, foi oferecido. Se gostar vou mandar vir caixa!

9f8a8efedbf855eede2c31ce4cca8c33.jpg

a3626692fbf0a9f46b5938804350b87e.jpg

Tenho curiosidade por ser um branco diferente.

Mas quem for para trás-os-montes ou lhe ficar a jeito, o melhor é comprar directamente [;)]

Fui ver no Mapa e andei lá perto o ano passado, se soubesse desta adega tinha valido a pena o desvio...se bem que a mala do meu carro ainda cheira a adega, das garrafas que se partiram na ultima visita a uma quinta...:sh)[:D]

Fui ver no Mapa e andei lá perto o ano passado, se soubesse desta adega tinha valido a pena o desvio...se bem que a mala do meu carro ainda cheira a adega, das garrafas que se partiram na ultima visita a uma quinta...:sh)[:D]

Tens de ir a uma sexta.

Em princípio na Páscoa vou para esses lados.
Pode ser que consiga passar por lá (se bem que para isso é preciso na altura lembrar-me [:D])

Este fim‑de‑semana tenho esta pomada para provar, foi oferecido. Se gostar vou mandar vir caixa!

a3626692fbf0a9f46b5938804350b87e.jpg

Tenho curiosidade por ser um branco diferente.

Eu dúvido é que ele seja assim para o fresco como eles referem, cota 250... entre cota 200 e 400 nota-se bem a diferença entre vinhos, a cotas mais baixas os vinhos são tendencialmente mais quentes, mas depois diz o que achaste.

Eu dúvido é que ele seja assim para o fresco como eles referem, cota 250... entre cota 200 e 400 nota-se bem a diferença entre vinhos, a cotas mais baixas os vinhos são tendencialmente mais quentes, mas depois diz o que achaste.

Não sou grande fã do alvarinho, depois conto aqui

É preciso um palato já bem treinado para distinguir essas coisas. Eu não chego nem lá perto... [:D]

Já agora, por aqui as festas do mês passado foram em casa de terceiros e sempre com vinhos caseiros. Correu bem melhor do que o esperado, no entanto sem nada a declarar aqui no tópico. E o mês de Janeiro vai ser de "boas intenções"... [:D]

É preciso um palato já bem treinado para distinguir essas coisas. Eu não chego nem lá perto... [:D]

Já agora, por aqui as festas do mês passado foram em casa de terceiros e sempre com vinhos caseiros. Correu bem melhor do que o esperado, no entanto sem nada a declarar aqui no tópico. E o mês de Janeiro vai ser de "boas intenções"... [:D]

Depende dos vinhos, mas consegues sim, tens um exemplo muito bom e sem entrar em comparações, o Terrenus Reserva Vinhas Velhas é um vinho muito fresco, e porque? Porque as suas vinhas estão a +- a cota 700 (o que é incrível, ter um vinho alentejano com características frescas), e o enólogo consegue extrair cá para fora essa vantagem.
Depois tens é muitos casos em que as notas de prova na teoria são uma coisa e na prática vamos a ver e não é nada daquilo.
É como o Alicante Bouschet, se for feito da maneira certa vai ter aquelas características a azeitona verde, caso contrário vai parecer erva misturada com terra quente e húmida, que é uma coisa que eu não aprecio mesmo nada, mas há quem faça os vinhos assim.

Ora bem, para este fim-de-semana do José Maria da Fonseca, J de José de Sousa 2014.
De cor tijolo, algo turvo, parece um vinho claramente mais velho, até o nível de sedimentação é elevado, bastante surpreendido por este facto. Diria que o seu auge já começou há um ano atrás e não é um vinho para se guardar muito tempo. De resto é um belo vinho, algo complexo e rico de sabores, mas não concentrado.

IMG-2550.jpg

IMG-2587.jpg

IMG-2588.jpg

Para este fim-de-semana e passado cerca de 1 ano, decidi revisitar um vinho muito especial, Sidónio de Sousa Garrafeira 2011, continua a ser do melhor que provei até hoje, melhor ano da década, potente mas suave, rico e profundo, elegante e refinado, enfim... é uma obra de arte! :)

IMG-2634.jpg

IMG-2635.jpg

IMG-2636.jpg

Nunca provei este último, vejo que é um monocasta e que adoraste.

É engraçado como vinho muda um bocado de país para país, por cá os monocastas ainda são pouco comuns, há países onde a maioria do vinho consumido são monocastas.

Por cá a tradição dos “blends” que eu pessoalmente aprecio. Outro aspecto que tem mudado é a preocupação com a temperatura, actualmente já ninguém quer tintos quentes, mas há uns anos não era raro ver pessoas a aquecer o vinho.

Actualmente exagera-se na frescura dos brancos, chegando a haver quem os consuma gelados, num bom branco metade das qualidades do vinho deixam de conseguir ser apreciadas.

Bom estou doido com a lista de vinhos da minha próxima viagem de avião LOL
Gostava de provar todos
emirates

Back