Que vinho bebem?

Fenómeno engraçado com vinho do Porto, quando vivia fora de Portugal ia bebendo umas garrafas por ano, dava aos estranjas nos jantares lá em casa, etc. Levava sempre uma boa garrafa daqui quando voava.

Desde que regressei a Portugal, (2 anos) tenho uma garrafa na garrafeira por abrir, nunca pensei abrir nem beber aquilo, nem me passa pela cabeça tal coisa.

Mercado da saudade é uma coisa gira

Eu nunca tinha bebido vinho do porto, tive o azar de beber um aos 45 e nunca mais parei

Fenómeno engraçado com vinho do Porto, quando vivia fora de Portugal ia bebendo umas garrafas por ano, dava aos estranjas nos jantares lá em casa, etc. Levava sempre uma boa garrafa daqui quando voava.

Desde que regressei a Portugal, (2 anos) tenho uma garrafa na garrafeira por abrir, nunca pensei abrir nem beber aquilo, nem me passa pela cabeça tal coisa.

Por acaso gosto bastante.

Há uns tempos bebia com mais frequência (talvez todas as semanas) mas desde que chegaram uns licores caseiros, ficou para segundo plano...

Jantar de hoje:

f6044120ab07ff31d702944259996e38.jpg

É uma das coisas que eu reparo e que também não aprecio nada, este Poeira na descrição é tudo em inglês... custava colocar também em português?
Mas felizmente tenho apanhado poucos, ou apanho só em português, ou então nas duas línguas, o que acaba por fazer mais sentido.

Sou um bocadinho fundamentalista... além de que valoriza, internacionalmente, o produto nacional, que é, por definição e natureza, um produto de nicho, de cultura, de identidade... "inglesar" é diluir num mundo de vinhos muito mais famosos, conhecidos e com notoriedade que os nossos... mas é apenas a minha opinião.

Bebi o Beyra (normal) há uns meses e gostei imenso. É um vinho mais leve e fresco, mas muito bem equilibrado, bom para dias mais quentes ou para beber solo. Por 4~5€ é uma boa escolha. O reserva não provei, mas acredito que seja bom.
Tenho ali na estante dos sumos diários duas garrafas do Sr. Rui, um Beyra e um Castelo D'Alba Reserva.

Esse Castelo D?Alba é sempre uma boa escolha... lembro me quando saiu para o mercado... excelente preço-qualidade...

Em Portugal não bebia Porto. Desde que estou na Suíça bebo quando tenho convidados. Aliás normalmente são os convidados que pedem.

Entretanto abri hoje o Ribeiro Santo Vinha da Neve 2016, claramente vinho de luxo, texturado, cremoso e macio, notas de baunilha e pêssego, diria que há uma linha que une este vinho ao Mirabillis e ao Buçaco, muito bom.

IMG-0279.jpg

Enologia de 1.ª não é?
Como te disse, era - e é, claro - as minhas referencias de brancos, um vinho claramente Encruzado, mas sem excessos de aroma, uma boca cremosa, untuoso qb, saborosíssimo, tudo no sítio, elegantíssimo...
Devo dizer que ainda me deixou melhor impressão que o Mirabilis... com a vantagem de custar metade...

Se o homem me vender as 3 por 175 pode ser que as traga.

Isto é vinho para beber já ou guardar uns tempos ainda?

E já agora é o 2016 superior ao 2017? Pergunto Isto devido à diferença do preço.

Não tenho dúvidas que o podes beber já, tal como não tenho dúvidas que tem tudo para evoluir muito bem em garrafa.
Meu gosto pessoal: esperar uns 8 a 10 anos. Esse vinho não vira a cara à luta...

Já alguém bebeu o Parcela Única do Anselmo Mendes?

Só esse e o Carvalhais Especial Branco é que receberam 19 pontos da Revista de Vinhos.

Como disse lá atrás, o parcela única, a par com o Vinha da Neve são 2 das minhas melhores referências de brancos.
O Parcela Única é um portento de alvarinho, tem, para mim, tudo o que o Anselmo Mendes sabe fazer com a casta... lá está, enologia de primeiríssima grandeza, frescura, equilibro, fruta e mineralidade, autentico granito... não é exagero, mas tudo de tal forma equilibrado e afinado que te rendes, bebes, aprecias e sorris...

Bebe!

Que dizem destes dois?
Tenho-os aqui estacionados em casa [:cool:]

O Sandeman está a dormir, como se costuma dizer... sendo um Vintage, há aquele lugar comum que ou o bebes nos primeiros 5 anos ou deixas ficar na garrafa uns 20 a 25 anos...

O Croft podes beber, porque é um ruby mais básico... genericamente, dentros os rubys, tens: Ruby, Ruby reserva, LBV e Vintage.

Aqui está o dito no Forno.No Forno mas fresco.[:D]
Gosto muito deste vinho.
O tinto nunca bebi.Acredito que seja igualmente bom.
Entre este e o Cartuxa,o que dizem?
Também gosto muito do Cartuxa.
Bebi há já algum tempo no restaurante do Hotel D.Gonçalo em Fátima com um naco de carne que me soube pela vida.
Lá está,servido à temperatura correcta,copo Riedel,faz toda a diferença.

Perto de Lausanne.

Há uns 5 anos fiz uma viagem à Suiça de que gostei como nunca imaginei que ia gostar... Fiquei fascinado com Zurique, gostei muito de Genebra, onde apanhei uma festa muito grande que fazem pouco antes do Natal... passei em Saint Moritz... mas nunca me esquecerei, repito, nunca me esquecerei de Zermatt... que postal vivo!
Sitio encantado.
Mas a Suiça é uma pais espectacular... caro, muito aro, mas espectacular.

Enologia de 1.ª não é?
Como te disse, era - e é, claro - as minhas referencias de brancos, um vinho claramente Encruzado, mas sem excessos de aroma, uma boca cremosa, untuoso qb, saborosíssimo, tudo no sítio, elegantíssimo...
Devo dizer que ainda me deixou melhor impressão que o Mirabilis... com a vantagem de custar metade...

Para mim será um pódio, com os três em grande relevo em relação aos demais:

1º Mirabilis
2º Buçaco
3º Vinha da Neve

No entanto, gostaria muito de experimentar um Buçaco com mais idade, qualquer dia cometo uma loucura [:D].

Back