Que vinho bebem?

Por falar nisso... quais foram as melhores colheitas ultimamente? Ou quais as que prometem mais?

Isto falando das mais recentes. De 2016 para cima.

Hoje ao almoço é isto, a acompanhar uns rojões.

67df6ae4e204bc428df06faa6737d484.jpg

A maravilha do costume, mas talvez precisasse de mais um par de anos em garrafa.

Grande, grande vinho. Mas sim, com mais meia dúzia de anos em cima... "heaven, I'm in heaven..."

Eu percebo o que queres dizer, o melhor exemplo do que falas são o Batuta 2015, Quinta do Monte Xisto 2016, Quinta do Vesúvio 2015 e Quinta do Noval 2014, muito elegantes, afinados, finos, são contrários aos vinhos concentrados e robustos.
Mas o que achei foi que, ou eles melhoram com o tempo ou então não fazem o meu tipo de vinho, eu acho que eles tentaram atingir o que um Quinta da Vegia Superior consegue transmitir, que é ser elegante, afinado, fino e ao mesmo tempo muito profundo e rico em sensações, bastante complexo até. Para mim falta-lhes atingir essa tal profundidade e complexidade, talvez com mais tempo em garrafa isso seja atingido.

Conheço esses vinhos, e, para mim, se são todos um exemplo do que é essa tal nova tendência (talvez menos o Vesúvio), devo dizer que onde o Noval 2014 é delicadeza e finesse, mas com um corpo a suportar tudo, com profundidade, com lastro, que acho que o Batuta não terá... parece-me um pouco mais magricelas...
O Noval é um exemplo de um vinho que á vista e, até ao nariz, sugere que vem aí a artilharia pesada e , depois, na prova de boca é sedoso, macio, elegante, mas muito saboroso, encorpado mas equilibrado... mas, como terás percebido, é uma dos meus preferidos.

É isso, grande vinho, mas demasiado cedo para abri-lo. E o de 2017 já anda por aí para venda, ainda nem 3 anos tem...

É curioso ver esta unanimidade que existe aqui quanto ao facto e certos vinhos precisarem mesmo de crescer... sem prejuízo de serem optimos à nascença.

Por falar nisso... quais foram as melhores colheitas ultimamente? Ou quais as que prometem mais?

Isto falando das mais recentes. De 2016 para cima.

Se há coisa que se vai percebendo é que o ano e as suas características (e eventuais defeitos)são cada vez mais contornados na vinificação, na enologia, na adega.
Mesmo nos Porto Vintage, assistimos nesta década a uma profusão de declarações vintage (os ditos anos clássicos) como se calhar nunca tivemos...
Oxalá não seja tudo apenas marketing e o director financeiro a mandar...

Tinto.
Eram ambos tintos.
Mas grande relação preço-qualidade... Por cerca de 14€ é excelente!
Na verdade, é excelente e ponto.

Eu costumo recomendar esse vinho a quem quer "experimentar" a bairrada.

Entretanto há tempos bebi um Arinto reserva também Marques de Marialva e adorei. Só não consigo comparar com outros arintos porque não sou grande conhecedor.

Vocês aperceberam-se de algum aumento no preço do vinho? Tem-me parecido que os preços aumentaram um pouco...:confused:

CxG8VA0.jpg

Conhecia o vinho, mas nunca tinha bebido.
Uma boa surpresa. Um bom sabor a baunilha e fruta.

dy9JtKy.jpg

Já conhecia. Muito bom, fresco e mineral.
Talvez um pouco caro para o preço. E ainda há mais caro...

uezMxmS.jpg

O já tradicional. Não é por acaso que ganhou os prémios que ganhou.
E a 11€ como se apanhava, não há muita concorrência.

tVTcaba.jpg

Este moscatel, acho que não precisa de apresentações.

É curioso ver esta unanimidade que existe aqui quanto ao facto e certos vinhos precisarem mesmo de crescer... sem prejuízo de serem optimos à nascença.

Vinhos desta categoria facilmente aguentam 10 a 15 anos, vamos imaginar que o produtor tinha todas as safras à nossa disposição para venda, se eu pudesse escolher começava nos pelo menos 8 anos para trás, entrava directamente no apogeu do vinho e depois via onde ía parar esse apogeu.

O moscatel de Setúbal deve ser um dos melhores segredos nacionais.

Isto no sentido de não ter o devido reconhecimento internacional.

Há coisas excepcionais a preços bastante comedidos.

Eu costumo recomendar esse vinho a quem quer "experimentar" a bairrada.

Entretanto há tempos bebi um Arinto reserva também Marques de Marialva e adorei. Só não consigo comparar com outros arintos porque não sou grande conhecedor.

Não conhecia, ou, melhor, só conhecia de nome.
Mas agora que provei fiquei fã... pelo preço não é fácil, mesmo nada fácil, fazer melhor.

Conhecia o vinho, mas nunca tinha bebido.
Uma boa surpresa. Um bom sabor a baunilha e fruta.

Já conhecia. Muito bom, fresco e mineral.
Talvez um pouco caro para o preço. E ainda há mais caro...

O já tradicional. Não é por acaso que ganhou os prémios que ganhou.
E a 11€ como se apanhava, não há muita concorrência.

Este moscatel, acho que não precisa de apresentações.

Grandes malhas!
O Conde de 2016 é o "tal" eu não consegui comprar, curiosamente acho que o 2018 melhorou face ao 2017, mas estou a fazer uma pausa no Conde, bebi muitas [:D]

Back