Que vinho bebem?

Hoje comprei 2 vinhos com um pouco de nostalgia, principalmente o rótulo do Poeira (deviam voltar a este rótulo), são eles o Poeira 2006 e o Alves de Sousa Pessoal 2011:

gLB87VF.jpg

Onde encontraste esse Poeira?
Deve estar perfeito....

Onde encontraste esse Poeira?
Deve estar perfeito....

Numa garrafeira em Loulé, acho que eles vendem também pelo site (https://www.garrafeirasantos.pt/), têm lá alguns vinhos mais antigos, só para dar alguns exemplos do que vi: Oboé Grande Escolha 2001, Quinta da Manuela 2000, Zambujeiro 2001, Marquês de Borba Reserva 2007, etc...
Poeira 2006 ainda ficaram lá mais pelo menos 3 garrafas.

Hoje (tinha de ser [:D]), Poeira 2006, ainda cor rubi, com as bordas ligeiramente acastanhadas, notas de fruta, erva seca, madeira tostada, taninos finos e macios, muito equilibrado e com a acidez a controlar a prova, não é um vinho exuberante, um pouco comedido de nariz e boca, mas muito elegante.

LEpvoYt.jpg

IxWnBJe.jpg

AyKmImW.jpg

Estou a beber este ao almoço

IMG_20200725_131012.jpg

Queria referir que estou bastante desiludido com isto:
IMG_20200725_130015.jpg

nem em meia hora conseguiu fazer o que qualquer "manga" da aveleda faz, dessas que oferecem na loja :sh)

Hoje, Alves de Sousa Pessoal 2011, vinho com 7 anos de estágio, só podia sair dali algo de extraordinário, cor dourada impressionante, vinho muito diferente de qualquer outro, nunca bebi nada sequer parecido, de facto é uma interpretação muito própria do produtor, no nariz é complexo mas em prova é fino e elegante, tem ali uma mistura de mineralidade com açúcar mascavado, e mais uma série de aromas e sabores que não consigo interpretar, tinha de trazer livro de instruções... [:D]

wj70XEn.jpg

1t4Vlmf.jpg

UHgdBaD.jpg

Hoje, Alves de Sousa Pessoal 2011, vinho com 7 anos de estágio, só podia sair dali algo de extraordinário, cor dourada impressionante, vinho muito diferente de qualquer outro, nunca bebi nada sequer parecido, de facto é uma interpretação muito própria do produtor, no nariz é complexo mas em prova é fino e elegante, tem ali uma mistura de mineralidade com açúcar mascavado, e mais uma série de aromas e sabores que não consigo interpretar, tinha de trazer livro de instruções... [:D]

(...)

Na região do vale do Tua o meu pai e os meus tios, tinham como tradição fazer de tempos a tempos um branco fino (doce) em pequenas proporções para "brindar" os amigos, e sei que tambem envelhecia em madeira durante alguns anos.

Esse vinho que não conheço deve ter ido em busca dessas reminiscências perdidas [;)]

10 DÚVIDAS SOBRE A INGESTÃO DO VINHO

1. O VINHO PODE MATAR?
Pode. Há uns anos, um rapaz foi atingido por um barril de vinho que caiu de um camião levando-o a morte instantânea.

2. O USO CONTINUADO DO ÁLCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de vinho pesa cerca de 900 gramas .

3. O VINHO CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Não. Cerca de 89,7% dos psiquiatras, psicólogos e psicanalista entrevistados preferem cerveja.

4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que nas operações STOP a polícia nunca faz o teste do balão às grávidas.

5. O VINHO PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Experiência com mais de 500 condutores: foi dada uma grade com garrafas de vinho para cada um abrir e beber. As últimas foram abertas e bebidas no mesmo tempo gasto com as primeiras. Em nenhuma das garrafas os reflexos foram alterados.

6. O VINHO É MAIOR CAUSA DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS?
Não. Segundo as últimas estimativas, em 2010, 13.8 % dos acidentes rodoviários foram provocados por condutores com níveis de taxa alcoolémia superior a 0.5º. Em todos os outros acidentes (86,2%) os condutores envolvidos haviam ingerido apenas águas e sumos. Estatisticamente é muito mais perigoso conduzir sem beber.

6. A BEBIDA ENVELHECE?
Sim. A bebida envelhece muito depressa. Se deixar uma garrafa de vinho aberta de um dia para o outro, altera o paladar e o aroma e chega mesmo a avinagrar passadas algumas semanas.

7. O VINHO CONDICIONA NEGATIVAMENTE O RENDIMENTO ESCOLAR?
Não, pelo contrário. Algumas universidades estão a aumentar os lucros com a venda de vinho a copo nas cantinas e bares.

8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
O estudo confirma que, em primeiríssimo lugar, o empregado de mesa.

9. O VINHO ENGORDA?
Não. Tu é que engordas.

10. O VINHO CAUSA PERDA DE MEMÓRIA?
Que eu me lembre.. não!

Fica uns furos abaixo do Reserva da mesma adega.

Estou a ver se consigo fazer uma visita/ prova na adega mayor nas próximas semanas.

Já alguém por aqui fez? Recomendam?
961561e242606849892980fff35ddb56.jpg

E hoje para acompanhar o petisco, umas amêijoas, lingueirão, e camarão vai um rosé...não sei é qual! :)

98146b712edfc661047f7c6965e166ca.jpg

Bebi o Vinha da Valentina ontem. Fresco e frutado, escorrega muito bem...
Bebi também o Valmaduro da Casa Santos Lima. Esse sim surpreendeu! um rosé de 4€ (promoções do "contenente") fresco mas com bastante corpo e presença. Tenho de lá voltare comprar o resto das garrafas. A casa tem estado a ganhar o meu respeito e admiração, fazem vinhos muito bons e a preços simpáticos.

Fica uns furos abaixo do Reserva da mesma adega.

Estou a ver se consigo fazer uma visita/ prova na adega mayor nas próximas semanas.

Já alguém por aqui fez? Recomendam?
961561e242606849892980fff35ddb56.jpg

Já fiz uma visita à Adega e recomendo tem uns pormneores engraçados como por exemplo o espelho de água na cobertura para manter a temperatura interior ao nível adequado.

Bebi o Vinha da Valentina ontem. Fresco e frutado, escorrega muito bem...
Bebi também o Valmaduro da Casa Santos Lima. Esse sim surpreendeu! um rosé de 4€ (promoções do "contenente") fresco mas com bastante corpo e presença. Tenho de lá voltare comprar o resto das garrafas. A casa tem estado a ganhar o meu respeito e admiração, fazem vinhos muito bons e a preços simpáticos.

O Valentina já tinha provado, este já foi da 2ª rodada de compras pois cá por casa também gostamos.
Destes ainda não tinha provado o Cabriz e o Herdade de S. Miguel pelo que resolvemos experimentar este último e achamos excelente, dos meus preferidos que provei ultimamente. Para a semana tenho que ver se o Eleclerc ainda tem este vinho em promoção.
Entretanto hoje fui ao P. Doce e trouxe mais 11 garrafas, tudo alvarinhos e rosés. [:D]
O Deu lá Deu que realmente estava com bom preço e trouxe as ultimas 4 que lá havia, o tal Loureiro + Alvarinho da Aveleda que o Rasec falou aqui, Valado Rosé, Colosso Reserva Rosé, EA Rosé.
Vamos ver se bebo isto tudo rápido que depois de inverno já não apetece beber rosés e alvarinhos. [:D]

O Valentina já tinha provado, este já foi da 2ª rodada de compras pois cá por casa também gostamos.
Destes ainda não tinha provado o Cabriz e o Herdade de S. Miguel pelo que resolvemos experimentar este último e achamos excelente, dos meus preferidos que provei ultimamente. Para a semana tenho que ver se o Eleclerc ainda tem este vinho em promoção.
Entretanto hoje fui ao P. Doce e trouxe mais 11 garrafas, tudo alvarinhos e rosés. [:D]
O Deu lá Deu que realmente estava com bom preço e trouxe as ultimas 4 que lá havia, o tal Loureiro + Alvarinho da Aveleda que o Rasec falou aqui, Valado Rosé, Colosso Reserva Rosé, EA Rosé.
Vamos ver se bebo isto tudo rápido que depois de inverno já não apetece beber rosés e alvarinhos. [:D]
Também fui ao PD e também trouxe um Colosso, mas tinto. Não vi por lá o rosé, tenho de voltar a ver se encontro!

Sent from my SM-G973F using Tapatalk

Também fui ao PD e também trouxe um Colosso, mas tinto. Não vi por lá o rosé, tenho de voltar a ver se encontro!

Sent from my SM-G973F using Tapatalk

Eu o Colosso Reserva Rosé nuca bebi, mas como o Balea disse que era bom trouxe 2 garrafas. Com a promoção acho que andava na casa dos 4€

Voltar
Superior