Que vinho bebem?

Sim, já fiz pic-nics em ambas.... a do Bonfim com menos comida e menos variedade, mas talvez melhor, qualitativamente... e a do Seixo com um belo repasto... Não deixes de fazer!

A quinta do Seixo começa a ganhar alguma vantagem, pelo preço que cobram pelo picnic tem obrigação de ser bom. [:D]

A do Bonfim pelos vistos tem o restaurante associado a um chefe de estrela Michelin.

Porque há dias de festa.

Vinho.jpg

Scala Coeli 2017 Verdelho
Pedra Escrita Reserva 2017
Crochet 2015
Vale Meão 2003

Crochet já provei esse mesmo ano, achei muito bom.
Vale Meão provei outro ano, como estava esse em termos de evolução? Aguentou-se?

Crochet já provei esse mesmo ano, achei muito bom.
Vale Meão provei outro ano, como estava esse em termos de evolução? Aguentou-se?

Aguentou-se. Mas já bebi vários vinhos com estas idades e fico com a ideia que já não estão a evoluir nada.
Foi decantado, esteve 1h a repousar e bebido. Mas abriu mais no copo.

O Crochet estava muita bom. Nunca tinha bebido, mas já esperava algo bom.

O Scala desiludiu-me um pouco, não tem o punch da madeira que esteve, nem a frescura exótica do verdelho. Fica ali no meio.
Nisso preferi o Pedra Escrita, este Reserva é algo de muito muito bom.

Aguentou-se. Mas já bebi vários vinhos com estas idades e fico com a ideia que já não estão a evoluir nada.
Foi decantado, esteve 1h a repousar e bebido. Mas abriu mais no copo.

O Crochet estava muita bom. Nunca tinha bebido, mas já esperava algo bom.

O Scala desiludiu-me um pouco, não tem o punch da madeira que esteve, nem a frescura exótica do verdelho. Fica ali no meio.
Nisso preferi o Pedra Escrita, este Reserva é algo de muito muito bom.

É isso, tenho a mesma opinião, para mim na grande maioria dos vinhos do Douro e do Alentejo não justifica esperar para além dos 10 anos, estar a aguentar e beber só para dizer que o vinho aguentou até tantos anos não faz sentido, a sua melhor fase já passou, acaba-se por não tirar proveito do vinho na sua plenitude, que é o que interessa.

Já nem me lembrava, mas o Crochet é bastante limitado, só 3400 garrafas:

Honestamente isso agora é "moda". Fazes edições limitadas e depois vendes mais caro.

Tenho diversas garrafas com edições pequenas...

Também na realidade é preciso pensar qual o número que a faz ser uma edição pequena.
O Ponte Mouchão Verdelho, são apenas 1500 garrafas, tinha duas.

O Unlocked Viosinho do Portal... 1.333 garrafas.

Last edited:
Hoje, mais um vinho que tinha na lista, gostei bastante do tinto, desta vez comprei o branco, Quinta da Alorna - Marquesa de Alorna Grande Reserva 2015:

s2c8bgp.jpg

Para daqui a uns minutos...
O Allo vai ser a primeira vez.

O Allo foi uma bela surpresa. Alvarinho+Loureiro bem fresco, aromático e agradável. Para mim até está acima do Soalheiro Alvarinho "normal". Nas últimas vezes que o provei achei algo enjoativo e com menos frescura.
O Duorum que abri acabou por ser o 2017 Colheita e não o Reserva Vinhas Velhas. Arrependi-me....muito novo, com a madeira excessivamente por cima. Aliás achei um abuso de madeira e, creio que, nem toda de barrica pelo fim de boca seco, com toque de "serradura".
O espumante da Ervideira é muito bem feito, boa entrada de boca com frescura e muito aromático. Na boca cai um bocado e termina com notas mais pesadas de tosta.

O Allo foi uma bela surpresa. Alvarinho+Loureiro bem fresco, aromático e agradável. Para mim até está acima do Soalheiro Alvarinho "normal". Nas últimas vezes que o provei achei algo enjoativo e com menos frescura.
O Duorum que abri acabou por ser o 2017 Colheita e não o Reserva Vinhas Velhas. Arrependi-me....muito novo, com a madeira excessivamente por cima. Aliás achei um abuso de madeira e, creio que, nem toda de barrica pelo fim de boca seco, com toque de "serradura".
O espumante da Ervideira é muito bem feito, boa entrada de boca com frescura e muito aromático. Na boca cai um bocado e termina com notas mais pesadas de tosta.

Qual era o ano do Duorum Reserva Vinhas Velhas?

Hoje, uma prova de espumantes, na Murganheira.

dbed267e7b44e96528b5e2a196a39112.jpg

360885f056ab784c51d740577681b5e1.jpg

4433a5871792ac7b5931d8db6e76e4ac.jpg

129d91bb4a8973e06477273a28f57892.jpg

4a040051e437803c01c69abedf5813be.jpg

1aba55ad320adcb53c70fbfdbf18a50a.jpg

A surpresa foi o Touriga Nacional e a experiência de beber um espumante com 18 anos, este último.

Hoje ao jantar, no tradicional repasto anual na Quinta Nova.

4cc37d4ed927c5fdf8ddd16b0375af68.jpg

7aff84708f1c21e76ecfaa6f1474cf58.jpg

6c152f59fdd5f422d8e7db8054fa2a44.jpg

f567f60752da1e021b69db28a6c8fa47.jpg

89e7e09a9a1e479881d223a3e9457fda.jpg

139ef3ce34537db31e5e9a4484cacc89.jpg

Andava curioso com o Taboadella, projecto recente da casa no Dão. Boa iniciação, o encruzado estava bom, ainda que algo nervoso no final. De resto, destaque para o Mirabilis, o Porto... e o Referência, que me deixou arrepiado e até algo emocionado. Já tinha bebido o de 2015, mas este de 2017 está divino.

Back