Que vinho bebem?

Creio que ficava melhor assim:

Ate 5

5 a 10

10 a 20

20 a 35

35 a 50

Mais de 50

Digo isto pela classificação emprica que faço do vinho.

Diria que a classificação que tens aí de 5 a 15 é demasiado abrangente. Um vinho de 6 não pode estar na mesma classe de um de 12.

Mas um de 35 pode estar na classe de um de 50 com facilidade.

Nota: aqui há dias comprei o Pacheca Superior a 8 euros. Preço normal 12. É uma boa promoção porque mentalmente desceu num dos meus escalões.

E já agora, é daqueles vinhos que ninguém à mesa reclama...

Concedo que és capaz de ter razão.

Ficaria assim, então:

De 5,00 a 10,00
De 10,00 a 20,00
De 20,00 a 30,00
De 30,00 a 50,00
De 50,00 a 100,00 e
Mais de 100,00

?

Ora bem, estava ansioso por vir partilhar o seguinte:
tres-bagos-grande-escolha-2015.jpg

2Q==

Foi com grande antecipação que abri hoje uma garrafa deste senhor vinho, da colheita de 2015.
Comprei algumas para deixar evoluir em cave e fiz muito bem... tão bem que vou comprar mais.
Não que não possa ser apreciado desde já, porque se trata de um vinho afinado e muito bem feito, já sem pontas soltas.
Cheio de sabor a fruta, claramente um vinho frutado, mas com um bom trabalho na adega, porque foi arredondado e muito bem casado com a madeira, e é, para mim, um daqueles em que se notam os efeitos (isto é, os benefícios) da maloláctica... aquele arredondamento, leitosidade típica, seja no aroma, seja na boca.
Cheio de corpo, cheio de final de boca, com um equilíbrio impressionante entre a maturidade da fruta (isto é, madura, mas sem dar aquela sensação de compota), a extracção, a madeira.... e, estou cero disso, vai crescer muito bem.
Daqui a 3 ou 4 anos está imparável.

6060558-0.jpg

Estava em pulgas por abrir uma senhora destas... foi a de 2014, a mais antiga que tenho.
Entrada directa para o pódio... que posso eu dizer... é daqueles que quando se abre e serve dá logo a sensação que vai ser especial... cheira-se e caem-te logo os "parentes" ao chão... que afinação, que sugestão de madeira e fruta... na boca é um vinho da linha dos melhores e mais afinados que já bebi... parece uma contradição, mas aliar potencia e elegância assim é obra...
Aconselho vivamente a quem puder deitar-lhe a mão. Inesquecível.
Como disse, sente-se todo o sabor do vinho, é daqueles que enche a boca, pleno de corpo, mas com uma elegância tremenda, parece filigrana, relojoaria do mais alto nível, pela afinação, nada está fora do lugar... nada fere, tudo com aquele amparo da madeira de que às vezes se lê ou ouve falar.
Este, ainda que me pareça que se vai manter assim por muito empo, ou, até, que vai evoluir bem, está no que me pareceu ser o seu auge.
Para quem ainda não percebeu, uma grande, grande vinho.

Graças a estes senhores, foi um grande fim-de-semana!

Já agora, uma boa semana para todos!

O segundo que colocaste, bebi apenas o de 2015 e concordo em tudo, dos melhores vinhos que já bebi.

Se tivesse de o caracterizar numa palavra seria talvez "efusivo"

Edit:
Só agora é que reparei que era o vinha da Francisca. Eu referia-me ao Quinta Vale Dona Maria. O rótulo é quase igual. Um vinho extraordinário...

Last edited:
Ora bem, estava ansioso por vir partilhar o seguinte:

Foi com grande antecipação que abri hoje uma garrafa deste senhor vinho, da colheita de 2015.
Comprei algumas para deixar evoluir em cave e fiz muito bem... tão bem que vou comprar mais.
Não que não possa ser apreciado desde já, porque se trata de um vinho afinado e muito bem feito, já sem pontas soltas.
Cheio de sabor a fruta, claramente um vinho frutado, mas com um bom trabalho na adega, porque foi arredondado e muito bem casado com a madeira, e é, para mim, um daqueles em que se notam os efeitos (isto é, os benefícios) da maloláctica... aquele arredondamento, leitosidade típica, seja no aroma, seja na boca.
Cheio de corpo, cheio de final de boca, com um equilíbrio impressionante entre a maturidade da fruta (isto é, madura, mas sem dar aquela sensação de compota), a extracção, a madeira.... e, estou cero disso, vai crescer muito bem.
Daqui a 3 ou 4 anos está imparável.

Estava em pulgas por abrir uma senhora destas... foi a de 2014, a mais antiga que tenho.
Entrada directa para o pódio... que posso eu dizer... é daqueles que quando se abre e serve dá logo a sensação que vai ser especial... cheira-se e caem-te logo os "parentes" ao chão... que afinação, que sugestão de madeira e fruta... na boca é um vinho da linha dos melhores e mais afinados que já bebi... parece uma contradição, mas aliar potencia e elegância assim é obra...
Aconselho vivamente a quem puder deitar-lhe a mão. Inesquecível.
Como disse, sente-se todo o sabor do vinho, é daqueles que enche a boca, pleno de corpo, mas com uma elegância tremenda, parece filigrana, relojoaria do mais alto nível, pela afinação, nada está fora do lugar... nada fere, tudo com aquele amparo da madeira de que às vezes se lê ou ouve falar.
Este, ainda que me pareça que se vai manter assim por muito empo, ou, até, que vai evoluir bem, está no que me pareceu ser o seu auge.
Para quem ainda não percebeu, uma grande, grande vinho.

Graças a estes senhores, foi um grande fim-de-semana!

Já agora, uma boa semana para todos!

Ainda bem que gostastes, estou a contar abrir as minhas ainda este ano, a Vinha da Francisca é que é de um ano diferente da tua, é de 2015.
A dos três bagos estou com receio de ir lá com muitas expectativas e saírem defraudadas, para mim não chega só serem bons, têm de ser diferenciadores.

As minhas hoje, promoções e "eat your own doogfood" baseadas nas minhas escolhas de bons vinhos até 5€.

O Cabriz reserva (6.29€) não conheço, estou curioso. Os outros Assobio (4.85€), Cabriz (2.69€), e Planalto (3.59€), são preços top para bons vinhos correntes.
c58641c1f5ee975075e96664d0d016c8.jpg

O Assobio do Esporão é um vinho que aprecio e resolvi guardar na cave uma de 2016 (já lá vão 2 anos) para ver no que dá:

17tMisp.jpg

O segundo que colocaste, bebi apenas o de 2015 e concordo em tudo, dos melhores vinhos que já bebi.

Se tivesse de o caracterizar numa palavra seria talvez "efusivo"

Edit:
Só agora é que reparei que era o vinha da Francisca. Eu referia-me ao Quinta Vale Dona Maria. O rótulo é quase igual. Um vinho extraordinário...

Não me custa acreditar que esse que bebeste é igualmente bom.

Já tinha bebido o 3 Valleys, mas este Vinha da Francisca é outro nível.
Um assombro de vinho.

Ainda bem que gostastes, estou a contar abrir as minhas ainda este ano, a Vinha da Francisca é que é de um ano diferente da tua, é de 2015.
A dos três bagos estou com receio de ir lá com muitas expectativas e saírem defraudadas, para mim não chega só serem bons, têm de ser diferenciadores.

Depois de beber a Francisca 2014, decidi que as de 2015 vão esperar mais um puco... este estava tão bom, que tenho receio que antecipar a coisa um ano possa significar reduzir à qualidade da experiência... e depois, com a minha mania de os deixar evoluir um pouco... decidi esperar pelo menos mais um ano...

Quanto ao Três Bagos, vais gostar do vinho... não tem o que não gostar... e com o tempo vai melhorar ainda mais, os sabores terciários vão evidenciar-se... aquele final especiado vai ganhar ainda mais charme... se o vais achar diferenciador não sei, porque essa propriedade é tremendamente intima e subjectiva...
Bebi uma ontem, como disse, mas agora vou começar a abrir pelo menos uma por ano, a ver como evolui... e, entretanto, vou comprar mais, porque é um vinho perfeito para cave.... porque é excelente hoje e vai ser por muito tempo... um valor seguro...

Um vinho de 5 euros que costumava beber era o Evel (Douro).

Não sei se mantem a qualidade, já não bebo um há algum tempo.

Um branco de 1994!?! Isso não é arriscar demais [:D]

Tranquilo [:D], do que já li e vi (até há um video no youtube) todos falam muito bem do vinho e que parece muito mais jovem. Deve ser como o tinto que provei de 1995, ainda bastante vivo e cheio de fruta.
Não esquecer que estes vinhos não foram lançados passados poucos anos depois da colheita, foram lançados recentemente pelas Caves São João, tiveram anos e anos no escuro e a temperaturas baixas.

Tranquilo [:D], do que já li e vi (até há um video no youtube) todos falam muito bem do vinho e que parece muito mais jovem. Deve ser como o tinto que provei de 1995, ainda bastante vivo e cheio de fruta.
Não esquecer que estes vinhos não foram lançados passados poucos anos depois da colheita, foram lançados recentemente pelas Caves São João, tiveram anos e anos no escuro e a temperaturas baixas.

Se fosse fortificado essa questão nem se punha.
Estava bom com toda a certeza.[:D]

OK OK!! Pensei que estavam em garrafa esses anos todos! Nesse caso, é abrir e desfrutar (no outro cenário também [:D] ) !!

Pergunta muito difícil, qual desses dois preferes ?

Não me é muito difícil, na verdade.
Gostei mais do Vale D. Maria...
Não que o outro não seja excelente, porque é, mas este estava fantástico... também era do ano anterior, ou seja, já tinha um pouco mais de evolução. Mas o perfil do vinho, a mim, atingiu-me em cheio.

Não me é muito difícil, na verdade.
Gostei mais do Vale D. Maria...
Não que o outro não seja excelente, porque é, mas este estava fantástico... também era do ano anterior, ou seja, já tinha um pouco mais de evolução. Mas o perfil do vinho, a mim, atingiu-me em cheio.

Creio que terás pensado que perguntava em relação ao três bagos ? Mas era em relação ao Quinta do Noval reserva (vê o link)

Eu avisei que era difícil [:D]

Back