Que vinho bebem?

A pesquisa do site grande escolhas é uma confusão.

E depois em termos de preços, ás vezes também se enganam um pouco... Ou então são os produtores a pressionar para meterem lá um preço elevado já para esticar a corda.

Entretanto, este bacalhau está no ponto:

IMG_20201012_081728.jpg

Roubado de um posto do Linkedin

AS GARRAFAS DE VINHO SÃO DE 750 ml. PORQUÊ?

As garrafas de vinho são, em geral, de 750 ml (75 cl) e não de um litro (1.000 ml).
De onde vem esta excepção?

A capacidade de uma garrafa de vinho foi normalizada no século XIX e surgiram então as mais loucas explicações para este facto e que correspondiam a:

— A capacidade pulmonar de um vidreiro;
— O consumo médio numa refeição;
— A melhor capacidade para conservar o vinho;
— Uma facilidade de transporte...
— Nada disto.

Trata-se simplesmente de uma organização prática e com uma base histórica:
Naquela época os principais clientes dos vitivinicultores franceses eram os ingleses. Mas estes nunca adoptaram o mesmo sistema de medidas dos franceses.

A unidade de volume dos ingleses era o “galão imperial” que equivalia precisamente a 4,54609 litros.

Para simplificar contas na conversão, transportavam o vinho de Bordéus em pipas de 225 litros, ou seja, precisamente 50 galões, correspondendo a 300 garrafas de 750 ml. (75 centilitros).

Sendo mais fácil o cálculo, adoptaram que uma pipa = 50 galões = 300 garrafas.

Deste modo um galão correspondia a 6 garrafas.

Aliás, é por isso que ainda hoje as caixas de vinho têm em geral 6 ou 12 garrafas”.

Vinho também é cultura!

0

Bebi duas de 2000 e na altura comentei aqui... Acho que já passou a hora de o beber.

Abre lá isso e diz como estava.

Por isso é que eu tive o cuidado de não ir para a de 2000, a ir era mesmo o de 2001 ou 2007:

(...) o 2000 (o ano em que toda a produção foi considerada apta a Grande Escolha) mostra-nos agora um esqueleto um pouco débil, resultando depois com um tanino algo agressivo; seguramente não justificará mais guarda. O 2001 e 2007 mostraram-se muito bem, aqui com perfeito equilíbrio entre estrutura, barrica e fruta. Dois bons exemplares do que se pretende com este topo de gama.

Além da Garrafeira 5 estrelas, onwine, GN, tinto.pt, Granvine e Gourmet da Vila, que outras lojas on-line conhecem com bom serviço e preços?

Não falaste nas mais comuns aqui.

GarrafeiraNacional
GarrafeiraSoares
CaveLusa

Garrafeira Nacional era a GN.

Soares esqueci-me, apesar de ser da cidade onde ela nasceu.

A Cave Lusa não conhecia, vou ter de ir explorar. Espero que não seja muito apelativa, para bem da minha conta...

Garrafeira Nacional era a GN.

Soares esqueci-me, apesar de ser da cidade onde ela nasceu.

A Cave Lusa não conhecia, vou ter de ir explorar. Espero que não seja muito apelativa, para bem da minha conta...

Então não abras...
Para vinhos diferentes, anos diferentes, a bom preço, acho que não há melhor.

Gostei da experiência da Garrafeira São João, encomenda a meio da manhã e entrega de tarde.

A VelvetBull ainda não percebi... estão a processar

Já me lixei...

Entrei na Cave Lusa, lembrei-me de procurar o Buçaco Branco, que eles tinham e estava esgotado. Mas saiu agora o de 2018.
E lá tinham. E com 5%. Fica a 35€ o preço mais baixo que alguma vez vi.
Depois como os portes são gratuitos acima dos 50... Lá juntei mais dois vinhos.
Um O Enólogo Encruzado da Passarela e o Guyot que já bebi e gostei bastante.

EDIT. Estraguei o site não consigo pagar...

Last edited:
Já me lixei...

Entrei na Cave Lusa, lembrei-me de procurar o Buçaco Branco, que eles tinham e estava esgotado. Mas saiu agora o de 2018.
E lá tinham. E com 5%. Fica a 35€ o preço mais baixo que alguma vez vi.
Depois como os portes são gratuitos acima dos 50... Lá juntei mais dois vinhos.
Um O Enólogo Encruzado da Passarela e o Guyot que já bebi e gostei bastante.

EDIT. Estraguei o site não consigo pagar...

Ahah, anda tudo ao mesmo! [:D]
Mas encomendaste o Buçaco? No Sábado telefonei para lá e disseram-me que só tinham mais 2 garrafas, eu encomendei logo 1 (no sábado).

Back