Que vinho bebem?

Esta semana é Alentejo em promoção.

Mas dá-me ideia que subiram os preços para baixarem um pouco .

ba4f624d2f3f5ae98e1d976c5df7da21.jpg

Onde é isso mesmo?

O Private Selection do Esporão está com bom preço...

Confesso que gosto da solução de por a garrafa no exterior em vez de a sujeitar ao stress do frigorífico... mas já estamos no domínio das mariquices, claro... mariquices que, no entanto, dão mais enlevo ao momento de abrir e beber um grande vinho...

Por falar nisso, estou a pensar abrir um Noval 2008, das que comprei recentemente... depois venho aqui botar faladura...

Bom jantar a todos!

Há quem prefira ter as garrafas à temperatura ambiente, depois decanta e mete o decantador numa solução com gelo, ou seja, vai arrefecendo e decantando o vinho.
Eu prefiro ter o vinho à temperatura do frigorifico (5º), depois decantar e colocar uma placa de gelo debaixo do decantador e isolar tudo com um saco térmico, passadas duas horas o vinho está a 15º, acho que faz mais sentido ir abrindo e aumentando a temperatura do que ir abrindo e a temperatura ir diminuindo.

Para o meu amigo silverarrow, acompanhou muito bem um bruto sushi

a97f46ff5185f7a6e0700578c890e480.jpg

8af7acb7b8328daaf6fe682f388aeaa2.jpg

Fez-me lembrar o Esporão Reserva, mas melhor

Confesso que sou um fã desta combinação: codega do Larinho/Rabigato, ou nao fossem estas as brancas que me habituei a depenicar em miúdo.

Beber este vinho é uma verdadeira viajem até à minha adolescência

b0e424bf4c407e25fcc5fb9900c3495e.jpg

d8bbf16b1cafd8db57441ab84f6d4726.jpg

diamanteVIP, descobri que tenho na cave "emprestada" duas garrafitas de procura 2013, que dizes? achas que está no ponto? pergunto porque vi que bebeste o 2011

diamanteVIP, descobri que tenho na cave "emprestada" duas garrafitas de procura 2013, que dizes? achas que está no ponto? pergunto porque vi que bebeste o 2011

Certamente está na janela do auge, o de 2011 estava mesmo no ponto, mas não era vinho para durar muitos mais anos, talvez mais um naquele nível de perfeição.
O melhor que fazes é abrir uma agora, e a outra abres para o ano ou daqui a dois por exemplo.

Confesso que sou um fã desta combinação: codega do Larinho/Rabigato, ou nao fossem estas as brancas que me habituei a depenicar em miúdo.

Beber este vinho é uma verdadeira viajem até à minha adolescência

b0e424bf4c407e25fcc5fb9900c3495e.jpg

d8bbf16b1cafd8db57441ab84f6d4726.jpg

Esse vinho assenta-re que nem uma luva [:D]

Depois de uma senda de barretes, um vinho que me soube mesmo bem:

Prazo de Roriz tinto 2017

Vale cada cêntimo.

O Sr. João Paulo Martins deu-me uma vez uma dica, por e-mail, claro: em vez de frigorifico, consegue-se descer a temperatura ao vinho, de forma mais "mansa", pondo a garrafa, aberta, no exterior da casa... tenta, vai dar bons resultados... claro que também podes decantar, oxigenando-o, e depois pô-lo a refrescar fora de casa...

No inverno é o que faço sempre.

O prometido é devido... e venho cumprir, aqui, com gosto, porque o Noval estava do outro mundo...
Primeiro, o Maria João Reserva 2012, um vinho honesto, do Dão, muito saboroso e no ponto excelente para ser bebido. Boa relação preço-qualidade, ali nos 13,00€.
Segundo, o Aneto Grande Reserva 2015. Um grande vinho, dos meus lugares sempre seguros, mas a prometer boa evolução na garrafa.
Terceiro: o magnifico Quinta do Noval 2008. O que dizer?... que grande, grande vinho... uma cor que em nada sugere os 12 anos que já conta.
No aroma, é fabulosa a combinação floral com a fruta, onde se percebe o melhor que 12 anos podem fazer a um vinho. Mas na boca é um gigante. Um daqueles vinhos que enche complemente a boca, com uma frescura que não parece ter o tempo que tem, mas tudo modelado, redondo, elegante, com um final tão longo quanto, fresco, especiado, untuoso, quase leitoso... foi por isso que me apaixonei pelos vinhos Noval... uma combinação suprema da força e potencia do Douro com uma elegância impressionante...
Se puder deitar a mão a mais vinhos destes, nem olho para trás... claro, a chanfana foi o emparelhamento ideal...

O prometido é devido... e venho cumprir, aqui, com gosto, porque o Noval estava do outro mundo...
Primeiro, o Maria João Reserva 2012, um vinho honesto, do Dão, muito saboroso e no ponto excelente para ser bebido. Boa relação preço-qualidade, ali nos 13,00€.
Segundo, o Aneto Grande Reserva 2015. Um grande vinho, dos meus lugares sempre seguros, mas a prometer boa evolução na garrafa.
Terceiro: o magnifico Quinta do Noval 2008. O que dizer?... que grande, grande vinho... uma cor que em nada sugere os 12 anos que já conta.
No aroma, é fabulosa a combinação floral com a fruta, onde se percebe o melhor que 12 anos podem fazer a um vinho. Mas na boca é um gigante. Um daqueles vinhos que enche complemente a boca, com uma frescura que não parece ter o tempo que tem, mas tudo modelado, redondo, elegante, com um final tão longo quanto, fresco, especiado, untuoso, quase leitoso... foi por isso que me apaixonei pelos vinhos Noval... uma combinação suprema da força e potencia do Douro com uma elegância impressionante...
Se puder deitar a mão a mais vinhos destes, nem olho para trás... claro, a chanfana foi o emparelhamento ideal...

A primeira vez que provei um, foi depois de umas dezenas de vinhos provados e ainda assim surpreendeu-me muito positivamente e gostei muito.

Como o comparas com um Chryseia ?

A primeira vez que provei um, foi depois de umas dezenas de vinhos provados e ainda assim surpreendeu-me muito positivamente e gostei muito.

Como o comparas com um Chryseia ?

Estão ambos no meu top 5... Onde o Chryseia é autêntica filigrana, tudo impecavelmente conjugado, como se todos os pormenores tivessem sido alvo dos maiores cuidados, o Noval é o Douro cheio de força, de corpo, de potência... mas que surpreende como não é extraído, enjoativo, como é elegante e sedoso... um dia destes bebo-os lado a lado, para pode responder-te... tudo em nome da ciência... [:D][:D]

Estão ambos no meu top 5... Onde o Chryseia é autêntica filigrana, tudo impecavelmente conjugado, como se todos os pormenores tivessem sido alvo dos maiores cuidados, o Noval é o Douro cheio de força, de corpo, de potência... mas que surpreende como não é extraído, enjoativo, como é elegante e sedoso... um dia destes bebo-os lado a lado, para pode responder-te... tudo em nome da ciência... [:D][:D]
Chama-me para esse evento que eu sou um homem da ciência!

E eu levo os queijinhos

Tenho de dar aqui um louvor aos monocasta da Ermelinda Freitas.

Já provei o Carmenere, Syrah e agora Trincadeira.

Para o que custam, são muito, muito bons. Recomendo.

Noutro registo: Esporão Canto do Zé Cruz e Herdade de São Miguel - Pé de Mãe. Recomendam?

Tenho de dar aqui um louvor aos monocasta da Ermelinda Freitas.

Já provei o Carmenere, Syrah e agora Trincadeira.

Para o que custam, são muito, muito bons. Recomendo.

Noutro registo: Esporão Canto do Zé Cruz e Herdade de São Miguel - Pé de Mãe. Recomendam?

O Canto do Zé Cruz já provei e gostei.

Back