Que vinho bebem?

É normal encontrar garrafas caríssimas a estes valores, muitas vezes são vendidos por herdeiros que estão entalados e que não apreciam os vinhos. Cheguei a encontrar caixas de Vinhos a preço de uma garrafa. Em 2012 um conhecido meu comprou algumas garrafas de Pêra Manca de 2001 por 300 euros:sh)

Não foi bem o caso. Ela vendeu por ordem do pai, que não liga a vinho.

Curiosamente esta garrafa andou vários meses anunciada no Custo Justo.

Hoje com um arroz de marisco foi vinho verde. Muralhas de Monção
ebyzaqa5.jpg

Um dos meus verdes brancos preferidos. Há vários concorrentes bem mais caros que na minha opinião não lhes chegam aos calcanhares.

A propósito de concorrentes, acabo de comprar um Vale de Pecados. É barato, mas pensei que fosse alguma coisa de jeito. Acho que nem para cozinhar vai bem. Não recomendo.

Tenho uma 1998 'a espera de uma ocasiao especial.
Essa ainda estava boa? O Pera manca aguenta muito mas 20 anos ja e' arriscar um pouco. Ate eu ja ando nervoso que tenho de "despachar" a minha.

Tudo depende das condições em que tem estado acondicionado. Para um tinto durar é preciso que esteja num ambiente escuro e fresco, com poucas oscilações de temperatura. Mas, atenção, não demasiado fresco. Se por exemplo for guardado abaixo dos 10º ele até se pode aguentar mais de um século, mas não vai envelhecer. O ideal será mantê-lo por volta dos 12º. Mesmo que não se queira manter o vinho muitos anos este não deve sofrer temperaturas acima dos 16º, porque acima disso o vinho oxida dentro da garrafa. Outra coisa de extrema importância é humidade. É um erro muito comum guardar-se vinhos em zonas frescas, mas também muito secas, o que vai ressequir a cortiça da rolha, fazer com que se deteriore, e permitir a entrada de oxigénio na garrafa, o que vai resultar inevitavelmente em desastre. Mas mesmo que a atmosfera esteja relativamente húmida (60 a 65% será o ideal), se a rolha for de má qualidade... Ah, e convém guardá-las sempre deitadas, para que a rolha esteja sempre humedecida, e portanto inchada com firmeza contra o gargá-lo. E mesmo com estes cuidados todos às vezes ainda se apanha vinagre! Por estas e por outras é que os vinhos não têm prazo de validade definido.
Bottom line, se esse Pera Manca estiver bem acondicionado, ainda te pode durar mais uns anos e até pode ganhar qualidades adicionais (não muitas, que ele já teve tempo de envelhecer), mas se estiver guardado com poucos cuidados, então ontem já pode ter sido tarde. Abre-o o quanto antes.

Um dos meus verdes brancos preferidos. Há vários concorrentes bem mais caros que na minha opinião não lhes chegam aos calcanhares.

A propósito de concorrentes, acabo de comprar um Vale de Pecados. É barato, mas pensei que fosse alguma coisa de jeito. Acho que nem para cozinhar vai bem. Não recomendo.

Há uns anos, um produtor de Alvarinho confidenciou-me que o melhor Muralhas é dos anos em que o Alvarinho é fraco uma vez misturam as uvas do Alvarinho para fazer Muralhas....

Tudo depende das condições em que tem estado acondicionado. Para um tinto durar é preciso que esteja num ambiente escuro e fresco, com poucas oscilações de temperatura. Mas, atenção, não demasiado fresco. Se por exemplo for guardado abaixo dos 10º ele até se pode aguentar mais de um século, mas não vai envelhecer. O ideal será mantê-lo por volta dos 12º. Mesmo que não se queira manter o vinho muitos anos este não deve sofrer temperaturas acima dos 16º, porque acima disso o vinho oxida dentro da garrafa. Outra coisa de extrema importância é humidade. É um erro muito comum guardar-se vinhos em zonas frescas, mas também muito secas, o que vai ressequir a cortiça da rolha, fazer com que se deteriore, e permitir a entrada de oxigénio na garrafa, o que vai resultar inevitavelmente em desastre. Mas mesmo que a atmosfera esteja relativamente húmida (60 a 65% será o ideal), se a rolha for de má qualidade... Ah, e convém guardá-las sempre deitadas, para que a rolha esteja sempre humedecida, e portanto inchada com firmeza contra o gargá-lo. E mesmo com estes cuidados todos às vezes ainda se apanha vinagre! Por estas e por outras é que os vinhos não têm prazo de validade definido.
Bottom line, se esse Pera Manca estiver bem acondicionado, ainda te pode durar mais uns anos e até pode ganhar qualidades adicionais (não muitas, que ele já teve tempo de envelhecer), mas se estiver guardado com poucos cuidados, então ontem já pode ter sido tarde. Abre-o o quanto antes.

Cá em casa temos cave /adega com algumas centenas de garrafas, já temos aberto vinho com cerca de 10 anos e está vinagre. Alguns produtores recomendam no rotulo das garrafas não guardar por mais de 7/8 anos, apenas alguns vinhos têm realmente a capacidade de melhorar significativamente com a idade e para isso tem que ter características próprias.

Na minha visita ao norte este ano, tive a sorte de tropecar nesta quinta que produz uns vinhos diferentes do habitual.

arcosso_home

A visita à adega foi muito interessante, o proprietário é muito simpático e explicou tudo muito bem. Provamos 4 vinhos e fiquei rendido e tive de trazer varias garrafas (reserva branco, colheita bago a bago tinto e grande reserva tinto).

Se andarem pela zona do Vidago tentem visitar e provar.

Na semana passada o Lidl teve uma feira de vinhos nacionias , agora ainda mantém alguma oferta.

Mas o Continente, Jumbo e Pingo Doce estão os 3 com ofertas de vinho bem interessares.

Por exemplo ambos o Jumbo e o Pingo Doce "oferecem" cartuxa tinto a menos de 10€ (9.99€ e 9.64€ respectivamente) o pvp normal ronda os 15€. [;)]
Assim como este exemplos há bastantes outros em todo o tipo de preços.

Acho que vou aproveitar e vou abrir os cordões à bolsa e aproveitar esta guerra de preços para criar uma garrafeirazita engraçada.

Na semana passada o Lidl teve uma feira de vinhos nacionias , agora ainda mantém alguma oferta.

Mas o Continente, Jumbo e Pingo Doce estão os 3 com ofertas de vinho bem interessares.

Por exemplo ambos o Jumbo e o Pingo Doce "oferecem" cartuxa tinto a menos de 10€ (9.99€ e 9.64€ respectivamente) o pvp normal ronda os 15€. [;)]
Assim como este exemplos há bastantes outros em todo o tipo de preços.

Acho que vou aproveitar e vou abrir os cordões à bolsa e aproveitar esta guerra de preços para criar uma garrafeirazita engraçada.

Eu aproveitei no Lidl.

Comprei uma de Cartuxa, Ravasqueira e Monte Mayor.

Já só sobra o Cartuxa [:D]

Tens ideia dos preços?

No Lidl comprei Evel Reserva.

Aproximadamente:
- Cartuxa - 11€;
- Montemayor - 6,20€;
- Ravasqueira - 3,xx€.

Entretanto ontem bebi um vinho barato e que foi uma surpresa, principalmente pela zona de onde vem... Terras de Aleu - Vila Real

Não conheço o Evel...

Têm que experimentar o Mula Velha Premium (Lisboa), eu sei que não é do Alentejo ou do Douro, mas quem tiver oportunidade de experimentar, não hesite...está agora na feira dos vinhos do Continente a 2,59€ quando o pvp normal anda á volta dos 8,5/9€.

Aqui há umas semanas ofereci uma garrafa de Pêra Manca de 2008 tinto a um amigo que fazia 50 anos e fez uma grande festa no barco "Príncipe Perfeito".

Ele parece que quer fazer um jantar restrito com todos os vinhos da Adega da Cartuxa e promover uma "prova vertical" dos vários vinhos, apesar de o ter posto à vontade para a não necessidade/obrigação de nos convidar, confesso que estou com alguma curiosidade/vontade :sh)

Aproximadamente:
- Cartuxa - 11€;
- Montemayor - 6,20€;
- Ravasqueira - 3,xx€.

Entretanto ontem bebi um vinho barato e que foi uma surpresa, principalmente pela zona de onde vem... Terras de Aleu - Vila Real

Não conheço o Evel...

O Cartuxa está agora ligieramente mais barato. :)
O MonteMayor qual era? O normal? ou o reserva?
O Ravasqueira está nos 3,69 / 3,79€ nestas feiras, devia ser o mesmo no lidl.

Tive agora a fazer a minha lista e está um pouco elevada. [:D]

12 garrafas. Valor final 59.70€ (valor sem promoções 107.61€) [:)]
Tenho de cortar isto.

Eu que gosto quase tanto de comprar vinho como de o beber, tenho uma data de garrafas que tenho que abrir e não me posso por em aventuras de novas compras, mas .... talvez compre uma ou duas Cartuxas a esse preço, isso vale mesmo a pena.

Têm que experimentar o Mula Velha Premium (Lisboa), eu sei que não é do Alentejo ou do Douro, mas quem tiver oportunidade de experimentar, não hesite...está agora na feira dos vinhos do Continente a 2,59€ quando o pvp normal anda á volta dos 8,5/9€.

Olhei para esse. Mas vi duas provas desse vinho que não convenceram. Por isso risquei da lista.

De todos os vinhos que estão em promoção (e sem ter provado) digo que a melhor opção será o Tellu's que o Jumbo está a vender. 1,79€ em vez de 4,99€ e é um vinho que teve como nota de prova da revista de vinhos, um 16! recomendação que compete com muitos vinhos bem mais caros (que 5€) e então ao preço de 1,79€....

O Cartuxa está agora ligieramente mais barato. :)
O MonteMayor qual era? O normal? ou o reserva?
O Ravasqueira está nos 3,69 / 3,79€ nestas feiras, devia ser o mesmo no lidl.

Tive agora a fazer a minha lista e está um pouco elevada. [:D]

12 garrafas. Valor final 59.70€ (valor sem promoções 107.61€) [:)]
Tenho de cortar isto.

MonteMayor Reserva

Sim, reparei que o Cartuxa está mais barato...

Boas feiras até para comprar algumas prendas de Natal [;)].

tenho que ir investigar isso, porque a minha garrafeira está resumida a um cartuxa normal e um reserva. Tudo o resto "Gone with the wind" :sh)

Back