Que vinho bebem?

Ora bem, hoje ao jantar, sua excelência Marquês de Borba Reserva 2015, diria que é um Marquês de Borba de nova geração, corta um bocado com o passado, mais elegância, mais frescura, mais acidez, não está tão colado a "vinho alentejano", gostei bastante desta nova abordagem.

Dvja7aa.jpg

GHUsFC0.jpg

q2KMsfM.jpg

Depois, Real Companhia Velha Vintage Port 1980, magnífico, super afinado, muito equilibrado e bem macio, é acabar em grande.

HSwPkeu.jpg

Belas pomadas! Top

Num registo diferente acabei por abrir um Marques de Borba Vinhas Velhas Branco, muito muito bom fiquei fã

Um Vintage envelhecido em garrafa também vai ficando aloirado com o tempo?

A cor não é a normal num vintage... parece ter oxigenado demais... o que também se sugere pelo aparente estado da rolha....
um vintage evolui para cores mais avermelhadas... este parece um tawnie.

Hummmm... não é fácil... o único sítio onde aas vejo a preços mais baixos é mesmo no Makro...

Até te digo mais, há um tempo conseguia comprar por 45€ a Francisca de 2017. Neste momento consigo a 50€.
Não sei porquê, mas parece que baixaram o preço, os anos anteriores eram vendidos a cerca de 60€.

A cor não é a normal num vintage... parece ter oxigenado demais... o que também se sugere pelo aparente estado da rolha....
um vintage evolui para cores mais avermelhadas... este parece um tawnie.

Mas este Vintage já tem 40 anos, tem a cor da sua evolução natural, a rolha estava em excelentes condições, eu pensava que se ía desfazer toda, afinal não.
Eu como não bebo Vintage novos, esses sim com cor avermelhada, não acho nada estranho a cor âmbar.
Os Tawnie é que nunca tem cor avermelhada como um Vintage, mesmo quando acabados de engarrafar.

Até te digo mais, há um tempo conseguia comprar por 45€ a Francisca de 2017. Neste momento consigo a 50€.
Não sei porquê, mas parece que baixaram o preço, os anos anteriores eram vendidos a cerca de 60€.

Sim, há "revendedores" a vender a cerca de 50€.

O "problema" do preço não está em propriamente ter descido.
O Vinho tem sido um negócio que anda a encher muitos bolsos. E há ai meia dúzia de "revendedores" a açambarcar tudo o que é bom ou que pode evoluir e depois a especular o mercado. As Franciscas penso que aconteceu isso. Agarraram-se a elas e agora há malta com os seus armazéns cheios e não as vendem.

Já vi anúncios do outro mundo, com malta com 10...20...30...100 garrafas de um vinho "especial".

O intervalo de preços em que mais as vejo vai dos 60 aos 70€... na casa dos 50€ só vi mesmo no Makro.
Posso perguntar onde sacas a esse super preço?

Mas este Vintage já tem 40 anos, tem a cor da sua evolução natural, a rolha estava em excelentes condições, eu pensava que se ía desfazer toda, afinal não.
Eu como não bebo Vintage novos, esses sim com cor avermelhada, não acho nada estranho a cor âmbar.
Os Tawnie é que nunca tem cor avermelhada como um Vintage, mesmo quando acabados de engarrafar.

Tudo certo... mas essa cor sugere uma oxigenação acima do normal... o vintage, mesmo envelhecido, não costuma "descair" tanto para essa cor... esse até parece um Porto branco velho...

No fim de semana mais um tinto que não conhecia. Procura Vinhas Velhas 2014 que me tinha sido oferecido. Foi uma agradável surpresa. Redondo na boca, acidez no ponto e muita frescura. Dá para perceber que foi um tinto bem pensado.

6010880-0.jpg

Last edited:
No fim de semana mais um tinto que não conhecia. Procura Vinhas Velhas 2014 que me tinha sido oferecido. Foi uma agradável surpresa. Redondo na boca, acidez no ponto e muita frescura. Dá para perceber que foi um tinto bem pensado.

6010880-0.jpg

essa senhora faz muito bem vinhos

experimenta o Aventura que penso ser entrada de gama

É um belo vinho, bebi o de 2011 recentemente e deu uma grande prova, estava no ponto óptimo de consumo.

Bem, voltando à terra :sh)

Hoje ao almoço

IMG_20201105_131207.jpg

IMG_20201105_131222.jpg

Forte e equilibrado, com álcool qb como eu gosto mas não daquele que faz ko ao primeiro "trago"

Para sobremesa, esta coisinha boa que foi "encontrada" em casa do meu pai (ele tem o hábito de colocar o ano da compra [:D] )

IMG_20201102_092403.jpg

É a treta dos copos antigos de cristal, para já são todos abertos em V, este é dedicado mesmo para os Vinhos do Porto, são copos de tamanho muito reduzido, o de vinho branco ou tinto é um pouco maior.

Eu perguntei porque esse copo nem dá,como o copo "tipo Siza" p.ex.,para agitar e sentir os aromas do vinho.Penso eu de que...

Eu só bebo vinhos madeira, vinho do porto (tawny) e outros licorosos em copos de vinho tipo balão, fazem toda a diferença.

Back