Que vinho bebem?

Eu não percebo nada deste tema, portanto o que dizem do branco Virgo? ( o conceito do rótulo é muito engraçado) e da herdade torre do frade? Estou a falar nestes nomes porque estive na herdade deles e ainda aprendi qualquer coisa do assunto apesar de não ser apreciador de vinho.

O preço final tem muitas variáveis em jogo. Desde logo a "escala". Ha vinhos de castas menos produtivas, ou técnicas mais singulares que implicam menor produção. Isso não significa nada que venhas a gostar dele. Mas torna-o mais raro.

E sim, o Marketing...

Há dias vi perguntarem a um "enofilo" se aqueles vinhos americanos vendidos a mais de 100 euros valiam esse preço. A resposta foi simples: se o venderem é porque vale....

No fundo obedece às leis de mercado como tudo.

(já apanhei alguns barretes caros... mas eu gosto muito de experimentar... :sh))

Os que há mais é vinhos de qualidade a preços relativamente baixos..

O conceito de qualidade é muito subjectivo.

Eu acho aceitáveis alguns vinhos baratos, embora como só bebo vinho esporádicamente tente beber vinhos "bonzinhos".

Mas tenho dúvidas que algum vinho desses baratinhos estagie em madeira, por exemplo, podem-se alcançar alguns equilibrios interessantes, mas dificilmente a excelência e complexidade de um vinho envelhecido e resultante de uma combinação de castas estudada por alguém competente.

Como noutras áreas quem investe e faz uma coisa como deve ser, quer legitimamente ganhar dinheiro.

Eu já provei vinhos caseiros, que nas palavras dos seus produtores são autênticas maravilhas, mas .... quando se bebe algo realmente bom, nota-se a diferença

Depende da definição de qualidade de cada um...

Para mim, o que há mais é vinhos de qualidade a preços relativamente baixos..

Assim de repente, nos ultimos tempos o que tenho bebido e que considero bom e barato:

Monte Velho Tinto
Monte da Ravasqueira Tinto
Adega de Vila Real Tinto
Comenda Grande Tinto
Prova Régia Branco
...

Adega de Vila Real Reserva Tinto;
EA;
Esteva;
Castello D'Alva

São tudo vinhos (alguns só em promoção é que se arranja abaixo dos 3€) que se bebem bem. Não são garrafas para abrir "naquele jantar", mas para o dia-a-dia são bem boas.

O conceito de qualidade é muito subjectivo.

Eu acho aceitáveis alguns vinhos baratos, embora como só bebo vinho esporádicamente tente beber vinhos "bonzinhos".

Mas tenho dúvidas que algum vinho desses baratinhos estagie em madeira, por exemplo, podem-se alcançar alguns equilibrios interessantes, mas dificilmente a excelência e complexidade de um vinho envelhecido e resultante de uma combinação de castas estudada por alguém competente.

Como noutras áreas quem investe e faz uma coisa como deve ser, quer legitimamente ganhar dinheiro.

Eu já provei vinhos caseiros, que nas palavras dos seus produtores são autênticas maravilhas, mas .... quando se bebe algo realmente bom, nota-se a diferença

Descrição de um dos que coloquei, o Monte da Ravasqueira, que custa algo entre os 3€ e os 5€:

Esta gama premium do Monte da Ravasqueira, completa e consistente, reflecte toda a intensidade e elegância das castas em blend. Para este Monte da Ravasqueira tinto, são todos os anos escolhidos os talhões ou zonas específicas de cada talhão das quatro castas seleccionadas de forma a obter um vinho fresco, aromático, jovem, elegante e muito gastronómico.

Castas
Feito a partir das castas Touriga Nacional (30%), Syrah (30%), Aragonês (25%) e Alicante Bouschet (15%), que encontraram no Monte da Ravasqueira um terroir único e ideal para total expressão das suas características, este vinho estagiou nove meses em barricas de carvalho francês.

Nota de prova
Cor encarnada escura, opaca e com tons violáceos. Nariz muito aromático com total expressão varietal, sobretudo da Touriga e do Syrah. Muita fruta preta e vermelha, fresco, mineral e com barrica integrada, a fazer sobressair a intensidade das castas. Notas mentoladas, cassis e trufas. Na prova, revela um ataque cheio de volume, taninos elegantes e persistentes. Muito elegante, com final mineral. Ideal para beber já, ou para guardar nos próximos cinco anos.

Não em apetrece ir à procura dos outros :)

EA;
Esteva;
Castello D'Alva

São tudo vinhos (alguns só em promoção é que se arranja abaixo dos 3€) que se bebem bem. Não são garrafas para abrir "naquele jantar", mas para o dia-a-dia são bem boas.

Por acaso gosto mais do Adega de Vila Real 'normal' do que do Reserva :)

EA;
Esteva;
Castello D'Alva

Pegando aí no Eugénio de Almeida, basta beberes um Cartuxa normal para veres as grandes diferenças.

Ou pegando no Esteva, basta beberes um Vinha Grande ou um Callabriga

Não é expectável encontrar um vinho de baixo valor que tenha passado por madeira. É um bocado irreal.

Existirá uma boa diferença entre um vinho de 3 e um de 10 -15 euros.

Mas entre um vinho de 10-15 e um de 30 pareceu-me sempre diferenças relacionadas com outras questões (raridade, exclusividade, castas, etc).

( há vinhos jovens muito bons, atenção)

Pegando aí no Eugénio de Almeida, basta beberes um Cartuxa normal para veres as grandes diferenças.

Ou pegando no Esteva, basta beberes um Vinha Grande ou um Callabriga

Pois... Mal era se não se notasse uma grande diferença. Para justificar o dobro (ou mais) do preço, tem de se notar diferença.

É das coisas que eu tenho pena em ser "pobre". Mas garrafas de 10€ ou mais, só abro quando tenho visitas. Quando estou só (ou com a visita mais corrente) não fico mal por beber um Esteva (ou outro da lista). Menos que isso, também prefiro beber só água.

Não é expectável encontrar um vinho de baixo valor que tenha passado por madeira. É um bocado irreal.

Existirá uma boa diferença entre um vinho de 3 e um de 10 -15 euros.

Mas entre um vinho de 10-15 e um de 30 pareceu-me sempre diferenças relacionadas com outras questões (raridade, exclusividade, castas, etc).

( há vinhos jovens muito bons, atenção)

Concordo !

Devo dizer que tenho pouca experiência em vinhos acima dos 15 euros, já provei alguns, nomeadamente em "feiras de vinhos", mas nem em restaurantes, nem em casa costumo consumir vinhos acima desse patamar.

Gosto especalmente de "herdade da comporta" por exemplo, que é um vinho de 7 euros e acho que o "parus" que é o vinho mais premium deles, creio que sensivelmente o dobro do preço, apesar de melhor talvez não justifique a diferença.

Ando há meses para comprar um vinho de 30 euros de que gostei especialmente e não o compro por achar excessivamente caro, no entanto é um daqueles casos que acho que vale o que custa.

Pois... Mal era se não se notasse uma grande diferença. Para justificar o dobro (ou mais) do preço, tem de se notar diferença.

É das coisas que eu tenho pena em ser "pobre". Mas garrafas de 10€ ou mais, só abro quando tenho visitas. Quando estou só (ou com a visita mais corrente) não fico mal por beber um Esteva (ou outro da lista). Menos que isso, também prefiro beber só água.

Então estamos exactamente no mesmo comprimento de onda [;)] [:D]

Ontem comprei um Grainha Reserva, sem reservas. É daqueles vinhos que me enche as medidas. Gosto muito dos vinhos da Quinta Nova.

Somos provavelmente o único país do mundo onde se consegue beber um vinho de qualidade por menos de 3 euros.

Isto com alguma facilidade e escolha.

Isso acontece porque à excepção dos produtores mais profissionalizados neste país o pequeno produtor tem pouco poder no mercado, ao contrário do distribuidor que o tem todo. Basta pensar como é que é possível ter um vinho de qualidade aceitável nos escaparates de um hipermercado por 3 euros. Retira-se os custos da garrafa, da rolha, do rótulo, do transporte, da promoção, e o que sobra são tostões para o produtor.
Mas se virmos os preços em relação o poder de compra temos em Espanha, Brasil, Chile, Itália, até França, vinhos baratos (para o poder de compra deles) e bons. Até a Alemanha tem alguns vinhos bons e baratos.

Hoje abri este Marquês de Borba de 2004 e não gostei, não envelheceu nada bem, pouco cheiro e pouco sabor, sabia mais a álcool que outra coisa, só gostei da cor do vinho... :rolleyes:

...
Marques_de_borba_2004.jpg

Ontem abri um "Encostas de Pias" private selection de 2012 e também não me convenceu.

Parece vinho feito em casa, faz uma ligeira espuma no copo e parece ser ligeiramente gasoso, é a 3ª garrafa que abro e este para mim é para riscar.

Back