Que vinho bebem?

Eu tenho resistido o máximo possível a comprar mais garrafas enquanto não arranjo uma solução para as arrumar, mas vi à venda as monocastas da Ermelinda Freitas Reserva que volta e meia falam por aqui e comprei a de Syrah, sei que isto dos gostos é muito pessoal, mas supostamente esta será a "melhor", certo?
É que acho que nunca bebi um vinho com apenas este tipo de uva, pelo que não sei se vou gostar.
Também tenho previsto começar a explorar as monocastas para conhecer melhor individualmente cada uma e conseguir interpretar melhor os blend.

Tendo em conta o stock que tenho é projecto para daqui a uns dois anos...

Penso que mesmo os Tawny beneficiam do contacto com o ar, torna-os menos exuberantes e mais elegantes com o passar do tempo.

Mas ainda é uma teoria em construção.

Preciso de mais experiência.

Por exemplo, o Tawny 20 anos que eu comprei.

Ao início, depois de aberto só sentia o picante da canela.

Depois passou a deixar algum amargo na boca no final. Além, que no nariz sentia o álcool.

Agora, passado perto de um mês de aberto.

Parece um vinho mais elegante, equilibrado e ainda noto algumas notas de madeira que não as sentia. Possivelmente, degeneradas do toque de canela.

Sem os problemas que tinha identificado.

Mas claro, isto é um pouco subjectivo e varia de pessoa para pessoa.

Muita atenção à temperatura de serviços... ali pelos 12º...não mais.

Também ando a pensar nisso, preciso descansar um pouco, apesar de raramente beber durante a semana, mas ando um pouco saturado.
E não é só descansar de beber, é também descansar de comprar, já tenho demasiado vinho guardado, é descansar a mente e só usufruir, também faz bem ter este raciocínio.

Tocas numa questão interessante e de que já me dei conta: isto de vasculhar o mercado à procura de oportunidades, de ver o melhor preço, de pesquisar para comprar, a critica... mete-se debaixo da tua pele... e desassossega ... até para apreciar um vinho é preciso estar no "right frame of mind"...

Sem necessidade de mais considerações: entrada directa no top 3!

UXicpq9.jpg

A quem as vir, é deitar-lhes a mão...

A rondar os 50€ é bom preço?
É para beber já certo?

A rondar os 50€ é bom preço?
É para beber já certo?

Sim, o preço dela é mais ou menos esse...
Tens sítios, como o Makro, onde talvez arranjes o 2014, igualmente bom, a 46€... mas esse 2012 é o Taj Mahal... a Muralha Chinesa... a Basílica de S. Pedro... foi claro...? [:D][:D][;)][;)]

Tocas numa questão interessante e de que já me dei conta: isto de vasculhar o mercado à procura de oportunidades, de ver o melhor preço, de pesquisar para comprar, a critica... mete-se debaixo da tua pele... e desassossega ... até para apreciar um vinho é preciso estar no "right frame of mind"...

É exactamente isso, eu agora preciso/quero "paz" só para única e exclusivamente apreciar os vinhos, senão estamos a beber uns e a pensar nos outros.
E outros dois detalhes que quero (tentar) corrigir, esquecer o factor preço dos vinhos, porque se formos a ter em conta o factor preço de diversos vinhos (aquele intervalo entre os 50 e os 100€), não vamos conseguir usufruir tão bem deles, porque não existe aquela coisa de "sabe a vinho de 70€" por exemplo, o outro detalhe é a hipotética fase ideal de abertura do vinho, é a mania de estar sempre a imaginar como seria se o abríssemos mais tarde, desde que não se cometa o erro de abrir vinhos superiores só com 2 anos, em regra geral é tranquilo abrir vinhos a partir dos 4/5 anos, é abrir e usufruir do vinho naquele estado.

Eu tenho resistido o máximo possível a comprar mais garrafas enquanto não arranjo uma solução para as arrumar, mas vi à venda as monocastas da Ermelinda Freitas Reserva que volta e meia falam por aqui e comprei a de Syrah, sei que isto dos gostos é muito pessoal, mas supostamente esta será a "melhor", certo?
É que acho que nunca bebi um vinho com apenas este tipo de uva, pelo que não sei se vou gostar.

Eu ando fã dos monocasta e principalmente dos Syrah. Já experimentei várias "casas", vários anos, vários preços e acho sempre muito agradável.

Sim, o preço dela é mais ou menos esse...
Tens sítios, como o Makro, onde talvez arranjes o 2014, igualmente bom, a 46€... mas esse 2012 é o Taj Mahal... a Muralha Chinesa... a Basílica de S. Pedro... foi claro...? [:D][:D][;)][;)]
pois eu estava mesmo apontar para o de 2012 [;)]

É exactamente isso, eu agora preciso/quero "paz" só para única e exclusivamente apreciar os vinhos, senão estamos a beber uns e a pensar nos outros.
E outros dois detalhes que quero (tentar) corrigir, esquecer o factor preço dos vinhos, porque se formos a ter em conta o factor preço de diversos vinhos (aquele intervalo entre os 50 e os 100€), não vamos conseguir usufruir tão bem deles, porque não existe aquela coisa de "sabe a vinho de 70€" por exemplo, o outro detalhe é a hipotética fase ideal de abertura do vinho, é a mania de estar sempre a imaginar como seria se o abríssemos mais tarde, desde que não se cometa o erro de abrir vinhos superiores só com 2 anos, em regra geral é tranquilo abrir vinhos a partir dos 4/5 anos, é abrir e usufruir do vinho naquele estado.

outra coisa é que me habituei, desde Março, a beber sozinho! Esporadicamente com a minha mulher, que só gosta de tinto, e raríssimas as vezes com amigos.
Por isso é que me virei para a gastronomia.

Tenho muitas saudades de beber com amigos! Pelo prazer de apreciar, reviver estórias antigas, ou contar novas

Eu também prefiro deixar num sitio mais fresco do que no frigorifico ... especialmente se for tinto.

Se for tinto deixo à temperatura ambiente. No máximo dura até ao dia seguinte.

Se for um Porto meto no frigorífico, porque me sabe melhor fresco, e como é para degustar, vai aquecendo no copo. E como a garrafa pode durar vários dias, às vezes dura até um dia inteiro ou até mesmo uma refeição inteira, penso que no frigorífico também se conserva melhor.

Mas desconheço se será a melhor solução de guarda...

outra coisa é que me habituei, desde Março, a beber sozinho! Esporadicamente com a minha mulher, que só gosta de tinto, e raríssimas as vezes com amigos.
Por isso é que me virei para a gastronomia.

Tenho muitas saudades de beber com amigos! Pelo prazer de apreciar, reviver estórias antigas, ou contar novas

Podes crer, que saudades de partilhar momentos com amigos. [s)]

Dá-me o papel que eu assino por baixo... [;)]

É isso. Aliás já decidi abrir a Leda de 2016. Tenho 2, guardo a outra.

De qualquer forma, se for como nos restantes 2016 do Douro, será menos " concentrado " que outros anos.

Back